O CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, tranquilizou os fãs da marca italiana em relação à situação do seu SUV topo de gama, o Stelvio. Não só o modelo que está no mercado desde 2016 vai ter direito a um substituto, como este será 100% eléctrico e vai elevar consideravelmente os 520 cv que a actual versão extrai do 2.9 V6 biturbo instalado no Quadrifoglio. De recordar que este modelo foi durante algum tempo o SUV mais rápido no traçado de alemão de Nürburgring, batendo os seus rivais germânicos.
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Referindo-se ao futuro Stelvio, Imparato garantiu que o modelo será construído sobre a nova plataforma da Stellantis STLA Large. Apesar desta arquitectura permitir dar origem a veículos eléctricos ou electrificados com motores de combustão (híbridos ou híbridos plug-in), no caso da próxima geração do SUV italiano apenas está prevista a versão a bateria. Simultaneamente, o CEO avançou com uma informação sobre a potência, garantindo que os actuais protótipos em fase de testes já dispõem de 954 cv.
Para a versão definitiva do próximo Stelvio, que contará com um sistema eléctrico a 800V, Imparato admite que o objectivo passa por conseguir “atingir 1000 cv”, embora reconheça que essa meta não constitui necessariamente “uma prioridade para os clientes ou para o construtor”. Ainda assim, em termos de imagem, a fasquia dos 1000 cv será certamente uma arma que os homens do Marketing da Alfa Romeo esgrimirão a toda a força, uma vez que isto fará com que o Stelvio eléctrico passe a assumir-se como o segundo SUV eléctrico mais potente do mercado, logo atrás dos 1200 cv do Model X Plaid.
Numa entrevista à Auto Express, Imparato assegurou que o Stelvio será capaz de recarregar a 270 kW, para reduzir o tempo perdido junto ao ponto de carregamento, tanto mais que a bateria deverá ter uma capacidade generosa, uma vez que o CEO refere-se a uma autonomia superior a 700 km mesmo nas versões mais simples, o que implica uma capacidade bem acima dos 100 kWh.
Curiosamente, se o próximo Stelvio, destinado a chegar ao mercado no Verão de 2025, será proposto apenas em versão eléctrica, o Giulia, concebido sobre o mesmo chassi, deverá oferecer uma versão eléctrica, mas também alternativas com motores de combustão. O Giulia a bateria está agendado para 2027, para as versões com motores de combustão começarem a surgir em 2026.