O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, revelou esta quinta-feira que foi impedido um ataque violento durante a passagem em Bordéus da tocha olímpica dos Jogos Olímpicos Paris2024.
“Um indivíduo que planeava uma ação violenta durante a passagem da tocha olímpica em Bordéus foi detido. Obrigado aos agentes policiais e a todos os agentes do Ministério do Interior, que asseguram esta festa popular com um notável profissionalismo e empenho”, escreveu o governante, na rede social X.
Un individu planifiant une action violente lors du passage du relais de la flamme olympique à Bordeaux a été interpellé. Merci aux policiers et plus largement à l’ensemble des agents du ministère @Interieur_Gouv qui sécurisent cette fête populaire avec un professionnalisme et un… https://t.co/GPncdNBhUm
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) May 23, 2024
De acordo com a imprensa francesa, um homem, de 26 anos, planeava um ataque durante a passagem da tocha olímpica por Bordéus e foi detido na terça-feira.
Alegadamente, o suspeito queria efetuar o ataque esta quinta-feira, numa homenagem a um norte-americano que, em 23 de maio de 2014, matou seis pessoas e feriu outras 14 num ataque nos Estados Unidos.
A tocha olímpica entrou em território francês em 8 de maio, em Marselha, e está a percorrer o país até 26 de julho, quando se iniciam os Jogos Olímpicos Paris2024, que decorrem até 11 de agosto.
Chama Olímpica iniciou em Marselha estafeta em direção a Paris