O grupo do PSD no Parlamento Europeu sofreu uma remodelação para adequar às características dos novos deputados, que inclui a criação de uma comissão executiva. Sebastião Bugalho vai ser o porta-voz, uma nova figura que é criada, enquanto Paulo Cunha é o chefe de delegação e Hélder Sousa Silva o tesoureiro. Lídia Pereira já tinha sido eleita vice-presidente do grupo PPE, além de ser presidente do YEEP, a estrutuar de juventude do PPE
Depois de anos em que a delegação do PPE foi rangelocêntrica e tudo girava em torno de Paulo Rangel — que chegou a acumular o cargo de vice-presidente do PPE, vice-presidente do grupo parlamentar do PPE e chefe de delegação, precisamente para potenciar a visibilidade que tinha — agora os cargos são divididos por vários eurodeputados.
A opção de criar uma comissão executiva com três elementos teve “em conta o interesse nacional, os objetivos para o mandato, as circunstâncias políticas, europeias e nacionais, e os perfis e as competências específicas de cada deputado”, explica Paulo Cunha numa nota da delegação.
Na mesma nota, a delegação escreve que “pelo facto de ser simultaneamente vice-presidente do PSD, o chefe de delegação, além das funções próprias de representação institucional e de coordenação política da delegação, terá a responsabilidade da articulação com a direção nacional do PSD, a direção do grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República e com o Governo.”