Siga aqui o nosso liveblog sobre os Jogos Olímpicos
Durante a abertura dos Jogos Olímpicos em Paris 2024, foram muitos os espetáculos, alguns dos quais não estavam nos planos da organização e geraram polémica. Entre esses momentos, um beijo entre a ministra do desporto francesa, Amélie Oudéa-Castéra e o Presidente francês, Emmanuel Macron, que foi captado pelos jornalistas e rapidamente tornou-se viral nas redes sociais.
Macron e Oudéa-Castéra trocaram um beijo no rosto — um “estranho” beijo, como foi classificado pela revista francesa Madame Figaro. Mas as imagens são consideradas comprometedoras, na ótica de muitos utilizadores nas redes sociais que se pronunciaram sobre o momento. A ministra do Desporto, eventualmente contagiada pela felicidade do sucesso dos espetáculos de abertura, colocou uma mão na nuca do Presidente francês e com a outra agarrou o braço de Macron, de olhos fechados, enquanto lhe dava um beijo na face junto à linha do maxilar.
O beijo foi alvo de críticas. Há quem o considere “um beijo curioso”, mas também quem o critique, já que ambos os políticos são casados. Por outro lado, alguns defendem que Amélie Oudéa-Castéra apenas estava a demonstrar o seu entusiasmo por a abertura dos Jogos ter corrido como planeado.
???? INFO – #Politique : Le président francais Emmanuel #Macron et la Ministre des Sports et des Jeux Olympiques et Paralympiques Amélie Oudéa-Castéra (@AOC1978) heureux du résultat de la #ceremoniedouverture des #JO2024 (????Odd Andersen/AFP) #Paris2024 pic.twitter.com/PkWQaalaOk
— FranceNews24 (@FranceNews24) July 27, 2024
Também a primeira-dama, Brigitte Macron, estava ao lado do marido quando isto aconteceu. Até ao momento, nenhum dos intervenientes se pronunciou.
Mas as imagens deram azo a publicações nas redes sociais que congeminam consequências do momento — nomeadamente, quando referem que a primeira-dama estaria chateada com o marido quando, num vídeo, são vistos a caminhar juntos mas Brigitte anda com um passo apressado acompanhada de seguranças.
Brigitte Macron quand elle a vu Amélie Oudéa-Castéra, faire la bise à Macron… ???????? pic.twitter.com/qh4ER0mlsM
— Nigalee_AS ☄️???? /???? (@Nigalee_AS) July 30, 2024
As alegações continuam a aumentar e os vários utilizadores do X (antigo Twitter) especulam agora sobre as razões que terão levado Emanuel Macron a não demitir Amélie Oudéa-Castéra em janeiro.
Mais il n'y a plus de tenue dans ce gouvernement !
Le show biz fait des émules en matière de décadence
On comprend mieux, le fait qu'il n'a jamais voulu la limoger en janvier. On ne se fait pas de soucis pour elle, après nouveau Gouv elle sera recasée, déjà planifié????♀️— Anna-Ysabella (@BelhaV) July 27, 2024