900kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O polémico beijo entre a ministra do desporto francesa e Emmanuel Macron

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris ficou marcada por um polémico beijo entre o Macron e a ministra do desporto francesa, que deu origem a muitas especulações.

GettyImages-2162960596
i

Há quem o considere “um beijo curioso”, mas também quem o critique já que ambos os políticos são casados

AFP via Getty Images

Há quem o considere “um beijo curioso”, mas também quem o critique já que ambos os políticos são casados

AFP via Getty Images

Siga aqui o nosso liveblog sobre os Jogos Olímpicos 

Durante a abertura dos Jogos Olímpicos em Paris 2024, foram muitos os espetáculos, alguns dos quais não estavam nos planos da organização e geraram polémica. Entre esses momentos, um beijo entre a ministra do desporto francesa, Amélie Oudéa-Castéra e o Presidente francês, Emmanuel Macron, que foi captado pelos jornalistas e rapidamente tornou-se viral nas redes sociais.

Do desfile de barcos ao espectáculo que promoveu Paris: as melhores imagens da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos

Macron e Oudéa-Castéra trocaram um beijo no rosto — um “estranho” beijo, como foi classificado pela revista francesa Madame Figaro. Mas as imagens são consideradas comprometedoras, na ótica de muitos utilizadores nas redes sociais que se pronunciaram sobre o momento. A ministra do Desporto, eventualmente contagiada pela felicidade do sucesso dos espetáculos de abertura, colocou uma mão na nuca do Presidente francês e com a outra agarrou o braço de Macron, de olhos fechados, enquanto lhe dava um beijo na face junto à linha do maxilar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O beijo foi alvo de críticas. Há quem o considere “um beijo curioso”, mas também quem o critique, já que ambos os políticos são casados. Por outro lado, alguns defendem que Amélie Oudéa-Castéra apenas estava a demonstrar o seu entusiasmo por a abertura dos Jogos ter corrido como planeado.

Também a primeira-dama, Brigitte Macron, estava ao lado do marido quando isto aconteceu. Até ao momento, nenhum dos intervenientes se pronunciou. 

Mas as imagens deram azo a publicações nas redes sociais que congeminam consequências do momento — nomeadamente, quando referem que a primeira-dama estaria chateada com o marido quando, num vídeo, são vistos a caminhar juntos mas Brigitte anda com um passo apressado acompanhada de seguranças.

As alegações continuam a aumentar e os vários utilizadores do X (antigo Twitter) especulam agora sobre as razões que terão levado Emanuel Macron a não demitir Amélie Oudéa-Castéra em janeiro.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.