O líder da bancada parlamentar social-democrata, Hugo Soares, enviou uma mensagem aos deputados do partido a pedir “recato” até ao encontro entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, que está marcado para esta sexta-feira. Com o ambiente cada vez mais crispado de parte a parte, Hugo Soares quer evitar “criar ruído” até à primeira reunião ao mais alto nível no âmbito das negociações do Orçamento do Estado para 2025.

A mensagem foi enviada aos deputados durante esta quarta-feira, depois de um arranque de semana marcado pela troca de acusações entre Montenegro e Pedro Nuno. No conselho nacional dos sociais-democratas, o primeiro-ministro e líder do partido chegou a acusar, sem concretizar, “muitos dirigentes políticos” de terem “posições imaturas e até infantis” no que toca à negociação do Orçamento do Estado.

Agora que o encontro está marcado para as 15h30 de sexta-feira, o núcleo duro do PSD quer controlar a mensagem e evitar ruído que possa complicar as conversas. Na mensagem enviada aos parlamentares, e a que o Observador teve acesso, Hugo Soares pediu aos deputados para não participarem em debates na televisão ou na rádio até ao fim da reunião e adianta que o próprio “dará o exemplo” ao manter-se afastado de espaços de debate.

De resto, os sociais-democratas estão a aumentar a pressão sobre Pedro Nuno Santos. Ainda na semana passada, em entrevista ao Observador, Hugo Soares defendeu que “o país não perdoará a Pedro Nuno Santos caso não viabilize o Orçamento”. No mesmo Conselho Nacional do PSD, Luís Montenegro disse pela primeira vez publicamente que não governaria em duodécimos — depreende-se daqui que, em caso de chumbo orçamental, o primeiro-ministro está disposto a ir novamente a votos.

Hugo Soares. “Não sei se o país perdoaria a Pedro Nuno Santos se não viabilizasse o Orçamento”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR