Siga aqui o liveblog sobre a situação no Médio Oriente

Pelo menos seis pessoas morreram e outras nove ficaram feridas num tiroteio registado esta terça-feira num bairro de Jaffa, localizado no sul da cidade israelita de Telavive, segundo a polícia local citada pelo diário Haaretz.

Segundo as agências internacionais, um homem abriu fogo com uma arma semiautomática, esta noite (hora local) em Jaffa, e outro surgiu com uma faca numa das maiores estações de transportes de Telavive. Ambos atacaram vários civis, seguindo depois a pé pela rua de Jerusalém, uma artéria movimentada de Jaffa.

As informações foram avançadas pela polícia local, que admitiu tratar-se de um “ataque terrorista”. O uso da terminologia “ataque terrorista” é habitualmente utilizado pelas autoridades israelitas para caracterizar ataques atribuídos a palestinianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um segurança municipal e alguns civis armados dispararam sobre os dois atacantes, “neutralizando-os”, acrescentou a polícia, citada por um jornalista da publicação israelita Times of Israel.

[Já saiu o primeiro episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube]

Várias equipas médicas do serviço de emergência israelita, Magen David Adom (MDA), deslocaram-se ao local, onde relataram vários feridos e mortos. O MDA chegou a avançar que tinham sido mortas oito pessoas. Contudo, esta informação foi corrigida mais tarde: quatro civis foram mortos, assim como os dois atacantes, num total de seis vítimas mortais. Foram registados ainda nove feridos, entre os quais, pelo menos dois ficaram gravemente feridos.