A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou este sábado para os riscos de inundações em zonas afetadas recentemente por incêndios e pediu a desobstrução dos canais de escoamento.
Tendo em conta a previsão para os próximos dias do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de chuvas fortes no norte e centro do país e ventos com rajadas até 70 quilómetros por hora, a ANEPC recomendou uma “atenção especial às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações, em particular nas zonas afetadas pelos incêndios e em bacias hidrográficas não regularizadas e de rápido escoamento”.
When #Kirk reaches Europe it will no longer be a hurricane, but the storm could still bring strong winds to parts of Spain, Portugal, France, Belgium, and the UK next week.
This map shows the latest ICON wind gusts forecast plus the latest forecast path from the NHC: pic.twitter.com/G5fuAVBtfZ
— Zoom Earth (@zoom_earth) October 5, 2024
Em comunicado, a ANEPC pediu aos portugueses “comportamentos adequados”, dando especial destaque às “áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, que funciona como uma matéria impermeável, mais expostas e vulneráveis à precipitação”.
Nesse sentido, recomendou aos proprietários que garantam “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.
ℹ️????️☔️????️????
A @ProteccaoCivil emitiu hoje (5/10) um Aviso à População devido à previsão do #IPMA de chuva, especial nas regiões Norte e Centro, por vezes forte, e a alertar para o risco de cheias/inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis.ℹ️ https://t.co/1mEmRPSA6y pic.twitter.com/zFo3EEunwH
— Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (@ProteccaoCivil) October 5, 2024
Perante a previsão de vento forte, a ANEPC alerta para a necessidade de uma “adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas” e um “especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas”, devido ao risco de queda de ramos e árvores.
Aos condutores, a ANEPC recomenda uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias” e que não atravessem “zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.
A ANEPC espera ocorrência de “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento” e algumas “cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, bem como a “contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais”.
Este sábado, o IPMA avisou que os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra vão estar no domingo sob aviso laranja, devido à previsão de chuva forte e persistente. O aviso nestes três distritos vai vigorar entre as 6h e as 15h de domingo, sendo antecedido por um aviso amarelo para as mesmas condições climatéricas, entre as 3h e as 6h.
Viseu, Aveiro e Coimbra sob aviso laranja no domingo devido a chuva forte
Para os distritos de Bragança, Guarda, Santarém, Leiria e Castelo Branco, o IPMA emitiu um aviso amarelo, igualmente devido à possibilidade de chuva forte e persistente nessas regiões, a vigorar entre as 15h e as 21h de domingo. No caso de Guarda e Bragança, os períodos mais preocupantes vão situar-se entre as 12h e as 18h e entre as 6h e as 15h, respetivamente.
Os restantes distritos condicionados estão sob aviso amarelo a partir já deste sábado, como é o caso do Porto e de Vila Real (entre as 21h e as 15h de domingo), e de Viana do Castelo e Braga (das 18h às 12h).
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
ara este sábado, a previsão do IPMA aponta para períodos de chuva, em especial nas regiões norte e centro, por vezes forte no Minho e Douro Litoral a partir do final da tarde, com vento forte e neblina ou nevoeiro.
No continente, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11ºC em Bragança e os 13ºC na Guarda, enquanto as máximas deverão andar entre os 19ºC em Viana do Castelo e os 28ºC em Santarém, Évora e Faro.