Brian Thompson tinha 50 anos e era diretor-executivo da UnitedHealthcare, uma das maiores seguradoras de Saúde dos EUA. Foi baleado, na manhã desta quarta-feira, no centro de Nova Iorque, e acabou por morrer depois de ter sido atingido por dois tiros pelas costas de um atirador que empunhava uma arma com silenciador.
O CEO vivia atualmente nos subúrbios de Minneapolis, perto da sede da seguradora, e estava em Nova Iorque para uma conferência de investidores da empresa na qual não chegou a participar. Era casado e tinha dois filhos com a sua mulher, Paulette Thompson, que revelou à NBC News que o marido tinha recebido “algumas ameaças” nos últimos tempos. “Não sei pormenores. Só sei que ele disse que havia algumas pessoas que o estavam a ameaçar”, afirmou.
Revelou, tal como confirmado pela Polícia de Nova Iorque, que o homicídio terá sido “premeditado” e que o alvo concreto dos tiros era mesmo o diretor-executivo do grupo de seguros de saúde.
Thompson ingressou no UnitedHealth Group — uma das maiores seguradores de saúde dos EUA — em 2004. Ocupou cargos na direção dos programas governamentais da empresa, incluindo o Medicare — um seguro de saúde estatal para pessoas com 65 anos ou mais nos EUA –, bem como dos programas comunitários e estaduais que fornecem o Medicaid, o programa de saúde pública dirigido aos norte-americanos com menos rendimentos.
Na sua função mais recente como CEO da UnitedHealthcare, na qual ingressou em abril de 2021, foi responsável por liderar o crescimento dos negócios globais e dos benefícios governamentais da empresa.
Antes de se juntar à seguradora de saúde, Thompson trabalhou como contabilista público certificado na empresa de consultadoria PwC, informa a CBS News. Era licenciado em administração de empresas, terminou a formação académica na Universidade de Iowa, em 1997.
“Estamos profundamente tristes e chocados com o falecimento do nosso querido amigo e colega Brian Thompson, o CEO da UnitedHealthcare”, afirmou em comunicado o UnitedHealth Group. “Brian era um colega muito respeitado e amigo de todos os que trabalhavam com ele. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o Departamento de Polícia de Nova Iorque e pedimos a vossa paciência e compreensão durante este período difícil. Os nossos corações estão com a família do Brian e com todos os que lhe eram próximos”, afirma ainda a seguradora.
Alegações de fraude contra Thompson e outros membros do UnitedHealth Group
Em maio, Brian Thompson foi processado por alegada fraude e abuso de informação privilegiada. O Fundo de Pensões dos Bombeiros de Hollywood interpôs uma ação judicial contra o UnitedHealth Group, que incluía o CEO Andrew Witty, o presidente executivo, Stephen Hemsley, e Thompson, alegando que os administradores conspiraram para inflacionar as ações da empresa ao não divulgarem uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre a empresa, recorda a CNN Internacional.
Na ação judicial, alega-se que Thompson tinha conhecimento da investigação já em outubro de 2023 e vendeu 31% das ações da sua empresa, obtendo um lucro de 15 milhões de dólares, 11 dias antes de o Wall Street Journal noticiar a investigação judicial que culminou na queda das ações da UnitedHealth em 5%.
As reações à morte “sem sentido” do CEO de uma das maiores seguradoras de saúde dos EUA
A mulher do diretor-executivo da UnitedHealthcare diz que a morte do marido foi “sem sentido”. “Estamos destroçados”, afirmou Paulette Thompson numa declaração obtida pela CNN. “O Brian era um homem incrivelmente amoroso, generoso e talentoso que viveu a vida ao máximo e tocou tantas vidas. Mais importante ainda, o Brian era um pai incrivelmente amoroso para os nossos dois filhos e fará muita falta”, recordou.
“Esta é uma notícia horrível e uma perda terrível para a comunidade empresarial e de cuidados de saúde do Minnesota. O Minnesota envia as suas orações à família de Brian e à equipa da UnitedHealthcare”, escreveu no X Tim Walz, governador do Minnesota e ex-candidato à vice-presidência dos EUA. “Eu conhecia o Brian”, admitiu pouco depois a jornalistas após uma apresentação das previsões orçamentais do Estado.
This is horrifying news and a terrible loss for the business and health care community in Minnesota.
Minnesota is sending our prayers to Brian’s family and the UnitedHealthcare team. https://t.co/6lAL2lJXzn
— Governor Tim Walz (@GovTimWalz) December 4, 2024
O diretor-executivo do UnitedHealth Group, Andrew Witty, enviou um vídeo com cerca de um minuto aos empregados onde falou sobre o tiroteio. “Não há palavras para descrever o que muitos de nós estamos a sentir neste momento”, disse na gravação, referindo-se a Thompson como uma “pessoa verdadeiramente extraordinária que tocou a vida de inúmeras pessoas em toda a nossa organização e muito para além dela”. “É uma tragédia terrível e sei que estamos em choque e incrédulos”, notou ainda.