Foi com óbvia surpresa que o Model Y se tornou o modelo que mais unidades transaccionou durante os 12 meses de 2023, independentemente do tipo de motorização (gasolina, gasóleo, híbridos ou eléctricos). O crossover da Tesla conseguiu bater até os carros mais pequenos e baratos do mercado no ano transacto mas, a apenas um dia do final do ano, tudo indica que será outro modelo a liderar as vendas no mercado europeu em 2024.
Após 11 meses, o líder já era o Dacia Sandero, ainda que por uma pequena margem, assumindo-se como o 1.º do ranking das vendas, à frente do Volkswagen Tiguan, com o Model Y a surgir na 6.ª posição com 181.781 unidades, a cerca de 65 mil do Sandero, de acordo com a Automotive News. Para que este posicionamento se inverta, e são conhecidos os esforços da Tesla no final de cada trimestre, seria necessário que Dezembro corresse particularmente bem para o construtor norte-americano e mal para o romeno.
Esta troca de liderança das vendas na Europa de um veículo eléctrico, com preços acima dos 45.000€, por um modelo que oferece motores a gasolina ou a bi-fuel a GPL, por preços a partir de 13.200€ (valores em Portugal), tem a ver com a realidade do mercado. Por um lado, a situação financeira europeia aconselha muitos a adiar a compra de veículos novos ou a optar por modelos mais acessíveis. Por outro lado, o facto de o maior mercado europeu de veículos eléctricos (em volume), a Alemanha, ter retirado os incentivos a automóveis a bateria explica a desaceleração da procura.
[Já saiu o terceiro episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio.]