Passavam apenas quinze minutos desde o início da conversa entre o magnata Elon Musk e a candidata a chanceler pela Alternativa para a Alemanha (AfD), Alice Weidel, quando dois dos principais líderes da União Europeia (UE) — Ursula von der Leyen e António Costa — publicaram esta quinta-feira na sua conta do X o que pode ser interpretado como um recado ao Presidente eleito, Donald Trump, e ao dono da Tesla e do SpaceX.

As duas publicações feitas nas contas do X do presidente do Conselho Europeu e da presidente da Comissão Europeia, exatamente iguais e publicadas à mesma hora, começam por lembrar que os Estados Unidos são um “dos parceiros mais próximos” da UE, sendo que os 27 estão “comprometidos em fortalecer o laço transatlântico”.

“Para a UE, é essencial proteger e fortalecer os nossos valores democráticos fundamentais, tornar a nossa economia mais competitiva e sustentável, expandir a nossa rede global de parceiras e investir mais na nossa segurança”, escreveram Ursula von der Leyen e António Costa no X.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa altura em que Donald Trump já anunciou a sua intenção de comprar a Gronelândia (pertencente à Dinamarca, um Estado-membro da União Europeia), os dois líderes garantiram que vão “sempre proteger os cidadãos” da UE, bem como prometem salvaguardar a “integridade das democracias e liberdades” no bloco comunitário.

Sobre a próxima administração Trump, Ursula von der Leyen e António Costa esperam um “envolvimento positivo” com a mesma, baseado em “valores comuns e interesses partilhados”. “Num mundo mais duro, a Europa e os EUA são mais fortes juntos”, remataram os dois líderes comunitários.

Hitler era “comunista”, a educação “woke” e o antissemitismo. Líder da AfD tenta mostrar-se a Musk como “conservadora e libertária”