A Terceira Travessia sobre o Tejo (TTT), em Lisboa, vai ter valências rodoviária e ferroviária, mas ainda está em análise o modelo de gestão ou concessão, anunciou esta quinta-feira o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, após o Conselho de Ministros que tomou conhecimento do estudo preliminar que apontou nesse sentido.

Nesse Conselho de Ministros foi aprovada a privatização de 49,9% da TAP, tendo o ministro Miguel Pinto Luz aproveitado para fazer o ponto de situação sobre a renovação das estruturas aeroportuárias em Lisboa, em que se vai construir um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete — cuja proposta da Vinci, dona da ANA, será conhecida a 17 de julho.

As acessibilidades ao novo aeroporto foram, por isso, também discutidas neste Conselho de Ministros, assumindo-se que no primeiro trimestre de 2026 avançarão os estudos prévios da ligação ao eixo Norte-Sul, assim como a atualização do estudo prévio para as ligações à alta velocidade e convencional da TTT e ligação ao IC 21 no Barreiro. Além do necessário estudo de impacte ambiental.

Segundo foi revelado na conferência de imprensa, o traçado do projeto TTT vai implicar a inclusão de uma ponte entre o Barreiro e o Seixal que pode vir a ter componente ferroviária para acolher a expansão do Metro Sul do Tejo.

[A polícia é chamada a uma casa após uma queixa por ruído. Quando chegam, os agentes encontram uma festa de aniversário de arromba. Mas o aniversariante, José Valbom, desapareceu. “O Zé faz 25” é o primeiro podcast de ficção do Observador, co-produzido pela Coyote Vadio e com as vozes de Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, Madalena Almeida, Cristovão Campos, Vicente Wallenstein, Beatriz Godinho, José Raposo e Carla Maciel. Pode ouvir o 8.º e último episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E o primeiro episódio aqui, o segundo aqui, o terceiro aqui, o quarto aqui, o quinto aqui, o sexto aqui e o sétimo aqui]