Acompanhe o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
Com a Finlândia a registar um número recorde de ataques de lobos a renas, vários criadores de renas e cientistas têm atribuído a culpa à alegada diminuição dos caçadores de lobos russos e estabelecido uma relação com a guerra na Ucrânia, revela uma reportagem da CNN publicada esta segunda-feira.
Segundo os dados oficiais do Ministério da Agricultura e Florestas da Finlândia, este ano registou-se um número recorde de ataques de lobos a renas. Até agora, em 2025, foram registados cerca de dois mil ataques, o número mais alto desde o início dos registos, em 2013. Também a Associação de Criadores de Renas da Finlândia, que mantém registos sobre o tema, confirma que cerca de 1.950 renas foram mortas por lobos só este ano, o que configura um aumento de quase 70% em relação ao ano passado.
Em paralelo, a população de lobos da Finlândia aumentou drasticamente nos últimos anos. Dados do Instituto de Recursos Naturais da Finlândia, uma organização de investigação que opera sob a tutela do Ministério da Agricultura e Florestas, confirmam que em 2018 a população total estimada de lobos na Finlândia era inferior a 200. E a estimativa mais recente aponta para 430.
Não há dados objetivos sobre o que explica este aumento de lobos — as populações têm aumentado em toda a Europa — e consequentes ataques a renas, mas a justificação mais popular na Finlândia está na guerra da Ucrânia. Como? Criadores de renas e cientistas finlandeses alegam que há menos lobos a serem caçados na Rússia agora devido ao recrutamento em massa e à mobilização parcial de homens fisicamente aptos (nos quais se incluem caçadores) para o esforço de guerra russo na Ucrânia.
Ainda que tal não seja confirmado oficialmente por qualquer entidade, o certo é que a população acredita que a realidade na Rússia pode estar a levar a uma explosão de predadores como ursos, linces e lobos, que caçam intensamente renas, refere a reportagem da CNN.
“Está a piorar depois da guerra na Ucrânia… Os lobos estão a vir do lado russo”, diz um criador de renas à CNN, apontando para a fronteira russa a apenas 40 km. “Agora que eles estão a caçar pessoas na Ucrânia, não há mais ninguém para caçar os lobos”, afirma.
Mas há mais argumentos para dar força à teoria. O Instituto de Recursos Naturais da Finlândia analisou milhares de amostras de lobos, muitas vezes recolhidas de fezes ou urina, em todo o país ao longo da última década e recentemente notou um aumento acentuado de lobos com marcadores de ADN nunca antes observados na Finlândia. Os cientistas concluíram que esses animais provavelmente vieram da fronteira russa, escreve a CNN.
A ameaça às renas na Finlândia é um problema real e embora os lobos da Finlândia ainda sejam classificados como uma espécie em perigo crítico de extinção, no mês passado o governo apresentou uma legislação que permite a caça aos lobos, com o Ministério da Agricultura e Florestas a reconhecer a necessidade de controlar a população.