Mariana Fonseca, a ex-enfermeira condenada a 23 anos de prisão em coautoria pelo homicídio, em 2020, de um engenheiro informático, terá sido avistada em Marrocos, avançou o Correio da Manhã. A portuguesa, de 29 anos, está em fuga à justiça há cerca de seis meses.

Segundo o CM, a Polícia Judiciária está a par de que Mariana Fonseca foi avistada nesse país no norte de África e admite a possibilidade de já ter uma identidade falsa e uma aparência diferente daquela que tinha quando fugiu de Portugal.

A jovem e a namorada, Maria Malveiro, foram acusadas de matar e desmembrar Diogo Gonçalves, de 21 anos, no Algarve, para ficar com os 70 mil euros que este ia receber de indemnização pela morte da mãe, que foi atropelada. Em 2021, o Tribunal de Portimão condenou a 25 anos de prisão Maria Malveiro, que acabou por ser encontrada sem vida na cela da prisão de Tires onde cumpria pena. No mesmo ano o tribunal absolveu do homicídio Mariana Fonseca, que ficou em liberdade. A decisão foi revista pela Relação de Évora, que a condenou a 25 anos de prisão tendo Mariana recorrido para o Supremo, que reduziu a pena para 23 anos de prisão.

Só queria os 70 mil euros de Diogo, mas acabou por matá-lo. A história do crime que começou num ato de sedução

A decisão do Tribunal transitou em julgado no dia 13 de maio deste ano. Nessa altura, diz o CM, a ex-enfermeira (expulsa pela Ordem dos Enfermeiros depois da condenação pela Relação) já tinha planeado a fuga. No dia 3 de julho o Tribunal de Portimão deu indicações para que a GNR de Lagos executasse um mandado de detenção.

Nessa altura, o advogado de Mariana Fonseca adiantava ao Observador que a sua constituinte tinha conhecimento dos desenvolvimentos judiciais, mas não garantia que esta se ia entregar às autoridades. A jovem não estava na morada indicada pelo tribunal e acabou por nunca se entregar às autoridades.

Tribunal emite mandado de detenção para enfermeira que desmembrou informático no Algarve. Está em parte incerta, mas “sabe de tudo”

Atualizado às 15h30 c0m a correção da designação enfermeira