O chanceler alemão, Friedrich Merz, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, concordaram abandonar o programa de criação do “caça europeu do futuro” devido a divergências entre as empresas que deveriam produzir a aeronave, anunciou o Governo alemão esta segunda-feira.
Os dois líderes “chegaram à conclusão de que as empresas não conseguirão chegar a um acordo sobre a construção de um avião de combate conjunto”, disse um membro do Executivo de Berlim, citado pelo Le Monde. O projeto franco-alemão para desenvolver o “caça europeu do futuro”, conhecido como Sistema Aéreo de Combate do Futuro (FCAS, na sigla em inglês), enfrentou um impasse. As divergências diziam respeito às empresas de Defesa envolvidas.
A Dassault, responsável pela produção dos caças franceses, e a Airbus, responsável pelos caças alemães e espanhóis, não chegaram a acordo sobre os fornecedores, a conceção e a divisão de tarefas. Os dois líderes empenharam-se pessoalmente para que ambos os lados alcançassem um entendimento, segundo a Reuters. Depois do falhanço das negociações, Merz e Macron concordaram, porém, que as duas empresas devem continuar a cooperar no desenvolvimento sistemas de redes de informação e drones.
O projeto FCAS foi lançado em 2017 por Emmanuel Macron e Angela Merkel, aos quais se juntaria depois o Governo espanhol. Foi anunciado como o maior projeto de cooperação industrial europeu de sempre com um orçamento estimado de 100 mil milhões de euros. Acreditava-se que a criação do “caça europeu do futuro” seria um passo determinante e para reforçar a autonomia estratégica da Europa, ao substituir o caça Rafale, em França, e o Eurofighter, em Espanha e na Alemanha.