Umar Kremlev, empresário russo próximo de Vladimir Putin, pagou centenas de milhares de dólares das despesas do casamento de Donald Trump Jr., filho mais velho do Presidente dos Estados Unidos, e da mulher, Bettina. O casal confirmou os pagamentos esta segunda-feira, depois de uma investigação da ProPublica ter revelado que o empresário financiou parte das celebrações realizadas em maio nas Bahamas.
Segundo a ProPublica, que cita os documentos e três fontes familiarizadas com o evento, Kremlev pagou o aluguer de uma das duas ilhas privadas onde decorreram as celebrações, incluindo o alojamento de convidados, além de outras despesas, como um espetáculo de fogo de artifício.
Bettina confirmou a contribuição numa mensagem publicada no Instagram, descrevendo o dinheiro como “um presente de casamento extraordinariamente generoso de um amigo”, acrescentando que continuam “extremamente gratos” pelo gesto.
“Uma amizade não exige uma motivação política. A generosidade não implica automaticamente uma agenda. E, por vezes, um presente de casamento é simplesmente um presente de casamento”, escreveu.
Um porta-voz de Trump Jr. confirmou que Kremlev é amigo pessoal do filho do Presidente, mas garantiu que não existe uma relação empresarial entre os dois. Segundo o porta-voz, conheceram-se através de um amigo comum ligado ao mundo da caça.
O casamento realizou-se a 22 de maio e contou com cerca de 50 convidados. A cerimónia foi mais restrita, com apenas 18 pessoas. Kremlev não terá estado presente na cerimónia, mas participou nas celebrações posteriores acompanhado por um grupo de russos.
A revelação levantou questões no Congresso norte-americano. Robert Garcia, principal democrata na comissão de supervisão da Câmara dos Representantes, questionou a relação entre o empresário russo e a família do Presidente.
“Porque é que um oligarca russo próximo de Putin financiou o casamento de Trump Jr. nas Bahamas?”, escreveu nas redes sociais, acrescentando: “Umar Kremlev gastou centenas de milhares de dólares com o filho do Presidente. O que recebeu em troca? Precisamos de respostas“.
Why did a Russian oligarch close to Putin fund Trump Jr.’s wedding in the Bahamas?
Umar Kremlev spent hundreds of thousands of dollars on the President’s son. What did he get in return? We need answers. https://t.co/xrNBhEpZ8L
— Congressman Robert Garcia (@RepRobertGarcia) September 14, 2026
Kremlev lidera a Associação Internacional de Boxe (IBA), organismo apoiado pela empresa estatal russa Gazprom. De acordo com a ProPublica, os pagamentos do casamento terão sido feitos através de uma entidade ligada à IBA, sediada no Dubai.
O empresário mantém uma relação próxima com Putin. Em abril, recebeu do Presidente russo a Ordem da Amizade e, poucos dias antes do casamento, integrou uma delegação que acompanhou Putin numa visita à China. A Ucrânia impôs-lhe sanções devido à sua proximidade ao Presidente russo e aos serviços de segurança russos.
[Duarte Lima admite ter estado com Rosalina Ribeiro na noite em que a herdeira milionária desapareceu mas nega ter sido a última pessoa a vê-la com vida. Conta que, depois da reunião que tiveram, no Rio de Janeiro, levou a cliente até Maricá, para um encontro com uma mulher chamada Gisele. É uma versão que não bate certo com as primeiras provas recolhidas pelas autoridades brasileiras. Enquanto Duarte Lima se torna, para a polícia, o principal suspeito do homicídio, perde força a outra linha de investigação. Olímpia Feteira era inimiga assumida da antiga companheira do pai mas garante que nunca desejou a morte dela. E, ao contrário de Duarte Lima, disponibiliza-se para prestar todas as informações necessárias à polícia brasileira. Já pode ouvir o segundo episódio de “As Sombras de Duarte Lima”, o novo Podcast Plus do Observador. Está disponível no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube.]