A coordenadora do BE, Catarina Martins, alertou hoje para o “amadorismo atroz” e a “irresponsabilidade” da eventual saída da equipa de Vítor Bento do Novo Banco, defendendo que a instituição, que recebeu dinheiro público, deve ser controlada pelo Estado.

“Não deixa de espantar [a eventual da equipa de Vítor Bento], porque parece de um amadorismo atroz. Não se compreende a irresponsabilidade de quem pôs em causa mais de 4 mil milhões de euros do erário publico e não se tenha acertado sequer sobre a venda ou o timing da venda [do banco]”, criticou a líder do BE, no Porto, à margem de uma conferência de imprensa sobre o Bairro do Aleixo.

Para Catarina Martins, “não saem bem da fotografia nem o Banco de Portugal, nem o Presidente da República, nem Vítor Bento, nem o Governo”, que na sua perspetiva pretende “limpar” o banco com dinheiro público para o “vender a preço de saldo a privados”.

“A história do BPN é precisamente essa. Limpou-se o banco com dinheiro público e depois vendeu-se a preço de saldo a privados. O que o Governo quer fazer [com o Novo Banco] é exatamente o mesmo. Isso não é aceitável”, frisou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vítor Bento, José Honório e João Moreira Rato, a equipa que dirige o Novo Banco, confirmou ao meio-dia deste sábado ter renunciado esta semana aos cargos que exerce no Novo Banco, pedindo a cargos Costa que passe “o testemunho”.

No dia 3 de agosto, o BdP tomou o controlo do BES, depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.

No chamado banco mau (‘bad bank’), um veículo que mantém o nome BES mas que está em liquidação, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas. No ‘banco bom’, o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.