454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Política Económica

Banco Central

Taxas de juro em Inglaterra atingem níveis de 2009

O Banco de Inglaterra subiu em mais 25 pontos as taxas de referência do país, que ficam agora em 1%, o nível mais alto desde 2009.
Boa moeda, má moeda

Juros do BCE podem subir mais cedo

O calendário para a mudança de política monetária na zona euro está cada vez mais próximo. Os juros podem começar a subir já no Verão.
Política Económica

Inflação na OCDE atinge máximo em 30 anos

No ano 2021 a inflação média anual na OCDE subiu para 4,0%, contra 1,4% em 2020, a taxa média anual mais alta desde 2000. O aumento do preço da energia é o mais significativo.
Economia

Fed sinaliza subida de juros já em março

A Reserva Federal norte-americana pode começar o início da rota ascendente das taxas de juro mais cedo do que se esperava, para conter a inflação. E mantém retirada de estímulos à economia.
FED

EUA. Juros sobem 3 vezes em 2022 pela mão da Fed

Os juros nos Estados Unidos podem subir por três vezes em 2022, mais do que se antecipava antes da reunião da Fed desta semana. A Reserva Federal vai acelerar a retirada de estímulos à economia.
Inflação

O imposto dos pobres vem aí?

Caso se convençam que há mesmo inflação deverá haver resistência em adequar a política monetária, pelas dificuldades que uma subida das taxas directoras infligiria a Espanha ou Itália. Ou Portugal.
BCE

Banco Central Europeu mantém política monetária

A reunião do Banco Central Europeu não deve alterar a política monetária, que deverá continuar a focar-se no controlo dos níveis da inflação e na prudência.
Política Económica

Estamos num impasse político e económico

Vamos tornar-nos, em poucos anos, o mais pobre dos 27 países da UE. Esta evolução resulta de uma política económica errada de ataque ao investimento privado e não do menor mérito dos portugueses.
Política Económica

Investimento empresarial deverá subir 4,9% em 2021

O principal fator limitativo do investimento empresarial identificado pelas empresas em 2020 e 2021 foi a deterioração das perspetivas de venda devido à pandemia da Covid-19.
Impostos

Os paraísos fiscais perdidos

Começam a desenhar-se regras globais para os impostos das empresas. Países como Portugal têm de ser mais corajosos nas políticas económicas. Deixará de ser possível “roubar” receita fiscal ao vizinho.
Fundos Comunitários

Um forte abraço… ao futuro!

Digam-me qual é o critério diferenciador, positivamente, para o interior neste PRR? Existe? Onde? É óbvio que devíamos aplicar as medidas do PRR com discriminação positiva em relação ao interior.
BCE

Ecologização da política monetária

As considerações climáticas constituem uma parte essencial do atual reexame da nossa estratégia de política monetária.
Coronavírus

Pacote de estímulo? Não há garantias, diz Merkel

Angela Merkel, a Chanceler da Alemanha, afirmou esta segunda-feira: "Não sei se chegaremos a um acordo". Conversas europeias sobre a abordagem ao impacto da pandemia continuam.
Política Económica

Moeda digital privada vs. moeda digital pública

A oferta monetária deixará de estar agregada: as moedas digitais permitirão programar a alocação de ativos financeiros com "precisão balística" dando um novo significado à expressão política monetária
Política Económica

Contenção orçamental e certificados Covid-19

Sugiro uma medida que me parece fazer sentido: o pagamento de metade dos subsídios de férias e de Natal de todos os trabalhadores em funções públicas em “Certificados de Aforro Solidários Covid-19”.
Coronavírus

Fed corta juros para mitigar riscos do coronavírus

Foi a primeira vez desde a crise financeira de 2008 que o banco central norte-americano anunciou um corte dos juros de forma imprevista, isto é, fora do contexto da habitual reunião mensal.
Política Económica

Os salários não aumentam por decreto

O facto de o aumento de 20% do salário mínimo, nos últimos anos, ter coincidido com o aumento de 300 mil empregos não nos pode levar a concluir que aumentos futuros não possam ter o efeito contrário.
Política Económica

Não será possível governar como habitualmente

Governar como habitualmente será mais difícil num regime de baixo crescimento ou recessão. Se o próximo primeiro-ministro tiver essa ‘arte’, Portugal continuará a aproximar-se mais da cauda da Europa.
Política Económica

“A embriaguez da vitória…”

Se continuarmos embriagados com a política social de “panem et circenses”, na próxima crise vamos acabar por ficar sem passes, sem transportes e sem dinheiro para saúde, para justiça e para educação.
Eurogrupo

Eurogrupo chega a acordo sobre orçamento

Foram acordadas as principais linhas de um orçamento para a zona euro. Centeno fala na necessidade de "mais trabalho" mas Moscovici garante que é o "melhor compromisso possível" atualmente.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial prevê recessão de 3,1% este ano

O Governo da Guiné Equatorial garantiu que não há discrepâncias nos dados macroeconómicos enviados ao FMI. Valores do FMI dizem respeito ao crescimento nominal e não ao real, negativo desde 2015.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
Brasil

Brasil. Reduzir défice congela educação e defesa

O Governo brasileiro bloqueou mais de 29 mil milhões de reais (6,6 mil milhões de euros) em áreas como a educação e defesa no Orçamento deste ano, de acordo com um decreto de programação orçamental.
Filosofia Política

Duelo de titãs. Vem aí um debate Peterson vs Žižek

Dois dos pensadores mais influentes de hoje, Jordan Peterson e Slavoj Žižek, vão em abril debater sobre se o melhor caminho para a "felicidade" é o capitalismo ou o marxismo. O debate prevê-se quente.
BCE

Arrivederci, Mario!

Os que creem que as taxas de juro na Europa não sobem não se iludam. Quem de perfeito juízo acredita que Draghi deixará em mãos alheias o anúncio do fim do ciclo monetário que tão arrojadamente abriu?
Economia

Remessas dos portugueses subiram 14,1% em setembro

Em sentido inverso, os trabalhadores estrangeiros em Portugal enviaram para os seus países 45,36 milhões de euros, o que representa uma subida de 15,1%.
Comércio Externo

Presidente chinês promete abrir mercado industrial

Apesar de prometer abrir a China ao mercado estrangeiro, o Presidente chinês não respondeu às queixas sobre transferência forçada de tecnologia e obstáculos ao investimento externo.
Política Económica

China dá 300 milhões a África para investimentos

Segundo comunicado anunciado esta quinta-feira, o investimento vai "abrir outras hipóteses de financiamento e relações com as entidades privadas e públicas chinesas" ao continente africano.
Política Económica

Macau lança projeto de aposta no mercado lusófono

A sua inclusão na lista de espaços nacionais de trabalho colaborativo nas regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong é uma medida "sem precedente" no governo da China.
Economia

Moçambique e Angola recebem quase 13 mil milhões

Moçambique e Angola são, atrás da Nigéria, os dois países da África subsariana que mais investimento em ativos fixos vão receber até 2025, num total de 12,8 mil milhões de dólares.
Mercados Financeiros

Comprou casa? É um especulador ou um investidor?

Quem ouviu nos últimos dias as propostas dos partidos sobre especulação imobiliária até pode pensar que é um conceito fácil de definir. Não é. O Observador ouviu vários economistas sobre este tema.
Comércio Externo

Saldo comercial da UE cai 22%, mas é positivo

O saldo comercial positivo para a UE com os países africanos caiu 33% no ano passado, registando, ainda assim, um excedente de quase 20 mil milhões de euros, num total de 281 mil milhões.
BCE

BCE. O "homem mais perigoso da Europa" sai de cena

Jens Weidmann era o maior opositor às medidas de emergência de Draghi, decisivas para tirar o euro da crise. Agora, decidiu sair da corrida à liderança do BCE. Portugal deve deitar foguetes?
França

França. Governo dispensa 4.500 na Função Pública

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, detalhou as principais linhas do Orçamento para 2019, que preveem um crescimento económico de 1,7%, abaixo dos 1,9% inicialmente esperados.
BCE

Nova recessão daria mais força ao populismo

Larry Summers, secretário do Tesouro de Bill Clinton e conselheiro económico de Obama, é contra o fim dos estímulos e diz que o mundo não se pode dar ao luxo de ter uma recessão no atual contexto.
PS

Até 2019 muita água correrá debaixo da ponte

O PS de Costa para além de ter inovado com a “geringonça”, está em processo de liquidação do socratismo financeiro despesista da segunda legislatura que foi, e bem, punido nas urnas em 2011.
Estado Social

"Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"

Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
China

Macau na lista de paraísos fiscais é inconsistente

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang, frisou a inconsistência da decisão da UE, apoiando o Governo de Macau, que nega ser verdade.
Bancos Centrais

Jackson Hole, onde os banqueiros se reúnem

Mario Draghi, Janet Yellen e todos os principais líderes de bancos centrais estão, por estes dias, em Jackson Hole, nos EUA, para o simpósio anual de política monetária. Draghi no centro das atenções.
PCP

PCP. Renegociação da dívida é "estratégia e atual"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou que a proposta comunista de renegociação da dívida portuguesa, é "estratégica" e continua a ter "uma grande validade e atualidade".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.