Política Económica
Política Económica

Os salários não aumentam por decreto /premium

112
O facto de o aumento de 20% do salário mínimo, nos últimos anos, ter coincidido com o aumento de 300 mil empregos não nos pode levar a concluir que aumentos futuros não possam ter o efeito contrário.
Política Económica

Não será possível governar como habitualmente /premium

149
Governar como habitualmente será mais difícil num regime de baixo crescimento ou recessão. Se o próximo primeiro-ministro tiver essa ‘arte’, Portugal continuará a aproximar-se mais da cauda da Europa.
Política Económica

“A embriaguez da vitória…”

307
Se continuarmos embriagados com a política social de “panem et circenses”, na próxima crise vamos acabar por ficar sem passes, sem transportes e sem dinheiro para saúde, para justiça e para educação.
Eurogrupo

Eurogrupo chega a acordo sobre orçamento

Foram acordadas as principais linhas de um orçamento para a zona euro. Centeno fala na necessidade de "mais trabalho" mas Moscovici garante que é o "melhor compromisso possível" atualmente.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial prevê recessão de 3,1% este ano

O Governo da Guiné Equatorial garantiu que não há discrepâncias nos dados macroeconómicos enviados ao FMI. Valores do FMI dizem respeito ao crescimento nominal e não ao real, negativo desde 2015.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

3390
Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
Brasil

Brasil. Reduzir défice congela educação e defesa

266
O Governo brasileiro bloqueou mais de 29 mil milhões de reais (6,6 mil milhões de euros) em áreas como a educação e defesa no Orçamento deste ano, de acordo com um decreto de programação orçamental.
Filosofia Política

Duelo de titãs. Vem aí um debate Peterson vs Žižek

1833
Dois dos pensadores mais influentes de hoje, Jordan Peterson e Slavoj Žižek, vão em abril debater sobre se o melhor caminho para a "felicidade" é o capitalismo ou o marxismo. O debate prevê-se quente.
BCE

Arrivederci, Mario!

Os que creem que as taxas de juro na Europa não sobem não se iludam. Quem de perfeito juízo acredita que Draghi deixará em mãos alheias o anúncio do fim do ciclo monetário que tão arrojadamente abriu?
Economia

Remessas dos portugueses subiram 14,1% em setembro

Em sentido inverso, os trabalhadores estrangeiros em Portugal enviaram para os seus países 45,36 milhões de euros, o que representa uma subida de 15,1%.
Comércio Externo

Presidente chinês promete abrir mercado industrial

Apesar de prometer abrir a China ao mercado estrangeiro, o Presidente chinês não respondeu às queixas sobre transferência forçada de tecnologia e obstáculos ao investimento externo.
Política Económica

China dá 300 milhões a África para investimentos

Segundo comunicado anunciado esta quinta-feira, o investimento vai "abrir outras hipóteses de financiamento e relações com as entidades privadas e públicas chinesas" ao continente africano.
Política Económica

Macau lança projeto de aposta no mercado lusófono

A sua inclusão na lista de espaços nacionais de trabalho colaborativo nas regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong é uma medida "sem precedente" no governo da China.
Economia

Moçambique e Angola recebem quase 13 mil milhões

Moçambique e Angola são, atrás da Nigéria, os dois países da África subsariana que mais investimento em ativos fixos vão receber até 2025, num total de 12,8 mil milhões de dólares.
Mercados Financeiros

Comprou casa? É um especulador ou um investidor? /premium

121
Quem ouviu nos últimos dias as propostas dos partidos sobre especulação imobiliária até pode pensar que é um conceito fácil de definir. Não é. O Observador ouviu vários economistas sobre este tema.
Comércio Externo

Saldo comercial da UE cai 22%, mas é positivo

O saldo comercial positivo para a UE com os países africanos caiu 33% no ano passado, registando, ainda assim, um excedente de quase 20 mil milhões de euros, num total de 281 mil milhões.
BCE

BCE. O "homem mais perigoso da Europa" sai de cena /premium

Jens Weidmann era o maior opositor às medidas de emergência de Draghi, decisivas para tirar o euro da crise. Agora, decidiu sair da corrida à liderança do BCE. Portugal deve deitar foguetes?
França

França. Governo dispensa 4.500 na Função Pública

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, detalhou as principais linhas do Orçamento para 2019, que preveem um crescimento económico de 1,7%, abaixo dos 1,9% inicialmente esperados.
BCE

Nova recessão daria mais força ao populismo

Larry Summers, secretário do Tesouro de Bill Clinton e conselheiro económico de Obama, é contra o fim dos estímulos e diz que o mundo não se pode dar ao luxo de ter uma recessão no atual contexto.
PS

Até 2019 muita água correrá debaixo da ponte

150
O PS de Costa para além de ter inovado com a “geringonça”, está em processo de liquidação do socratismo financeiro despesista da segunda legislatura que foi, e bem, punido nas urnas em 2011.
Estado Social

"Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"

1399
Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
China

Macau na lista de paraísos fiscais é inconsistente

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang, frisou a inconsistência da decisão da UE, apoiando o Governo de Macau, que nega ser verdade.
Bancos Centrais

Jackson Hole, onde os banqueiros se reúnem

Mario Draghi, Janet Yellen e todos os principais líderes de bancos centrais estão, por estes dias, em Jackson Hole, nos EUA, para o simpósio anual de política monetária. Draghi no centro das atenções.
PCP

PCP. Renegociação da dívida é "estratégia e atual"

142
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou que a proposta comunista de renegociação da dívida portuguesa, é "estratégica" e continua a ter "uma grande validade e atualidade".
Política Económica

Prioridade aos serviços públicos e ao investimento

132
Fico algo perplexo quando vejo discutir, à esquerda, a fiscalidade e não as prioridades de despesa. Se se quer requalificar os serviços públicos, não é bom reverter na totalidade a subida dos impostos
Economia

O que significa para Portugal sair do PDE?

A saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo vai deixar o país sujeito a regras mais apertadas, mas vai abrir também caminho a cláusulas de flexibilidade, vedadas até aqui.
Política Económica

A sorte e o optimismo como chave da alternativa

122
Sucessivos anúncios de medidas que nos prometem prosperidade e uma boa dose de sorte têm sido os ingredientes da política económica alternativa que nos prometeram. Uma receita que tem tido sucesso.
Mariana Mortágua

Mortágua: "Há muito no acordo com PS para cumprir"

320
A deputada do Bloco adianta, em entrevista à Antena 1, algumas ideias para o Orçamento de 2018, avisa o Governo que "não há apoios cegos" e comenta as eleições em França: "Quero que Le Pen perca".
Mundo

ASEAN não critica Pequim sobre mar do Sul da China

Pequim reclama direitos de soberania e tem transformado recifes de corais em portos e pistas de aterragem. Reunidos, os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático optaram pela "contenção".
Política Económica

Os riscos dos erros e incompetências na governação

371
A primeira década do século XXI foi para Portugal rica em ilusões que se traduziram numa pesada factura. Resta-nos esperar que estes últimos dois anos não estejam a agravar a conta já muito elevada.
Fundo Monetário Internacional

Baixar dívida é mais difícil em governos frágeis 

462
Governos minoritários ou apoiados em coligações tendem a aumentar mais a despesa pública e a acumular mais dívida, apurou a equipa de Vítor Gaspar no FMI, que analisou 90 países ao longo de 50 anos.
Política Económica

A falta de razão de Dijsselbloem

276
Como mostra o livro Poupança e Financiamento da Economia Portuguesa, a responsabilidade pelo endividamento externo é do Estado e das empresas; as famílias viveram dentro das suas possibilidades.
Défice Público

Porque não houve champanhe para o défice?

992
O défice de 2016 não é dos mais baixos da Europa, mas a taxa de crescimento é das mais baixas do mundo. A sua celebração revela a redução das expectativas num país conformado com a sua decadência.
Concertação Social

Concertação Social "só vale em termos políticos"

O presidente e administrador delegado da Jerónimo Martins afirmou que a Concertação Social em Portugal não representa o tecido empresarial português e que, na prática, "só vale em termos políticos".
Política Económica

Os perigos da ilusão do fim da crise

759
O país venceu uma batalha em 2016, mas está longe de ter ganho a guerra. Se queremos futuro com menos dor os tempos recomendam prudência financeira. Não nos deixemos cair na ilusão do fim da crise.
Política Económica

O regresso à realidade e algumas sugestões

322
O Verão está a chegar ao fim. Quem por cá ficou adorou o bom tempo de praia. Voltamos à realidade. Vamos continuar a viver no fio da navalha. Mas pode (ainda) ser diferente.
Expansão Monetária

BCE reúne, mas não deve alterar políticas

O BCE reúne-se hoje em Viena, Áustria, não sendo esperadas quaisquer alterações à política monetária depois de o presidente ter pedido tempo para que as medidas adotadas produzam resultados.
Política Económica

Não tenho vocação para Padeira de Aljubarrota

1396
Alguém me explica porque temos de nos defender do capital espanhol e preferir namorar capital angolano de duvidosa origem? Será que já esquecemos o que sucede quando é o governo a mandar nos negócios?
Eurogrupo

Eurogrupo reúne-se com Grécia e Chipre na agenda

Os programas de assistência à Grécia e ao Chipre vão dominar a reunião dos ministros das Finanças da zona euro. Portugal estará representado na reunião pelo ministro Mário Centeno.
Economia

"Se não se puder despedir, não se irá contratar"

529
Gene Grossman, académico norte-americano, veio a Braga falar sobre a "Nova Globalização" e sobre a flexibilidade que ela exige. Ministro Caldeira Cabral prefere falar em inovação e adaptação.
IRS

Nova página do e-fatura. Contabilistas aplaudem

O bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados considerou que a nova página para reconfirmar deduções no IRS "é positiva" e vai ajudar os contribuintes a usar o "sistema de forma eficiente".
Futuro da Grécia

Grécia acusa 'troika' de divergências internas

O primeiro-ministro grego disse hoje que o processo de avaliação sobre os progressos de reformas na Grécia está atrasado devido a divergências entre as instituições credoras.
Grécia

Agricultores mantêm protestos contra Tsipras

Milhares de gregos voltaram a manifestar-se este sábado, frente ao Parlamento de Atenas, contra o novo projeto de reforma de pensões e aumento de impostos que atinge os agricultores.
Angola

Angola paga 15% de juros por Bilhetes de Tesouro

O Estado angolano está a pagar taxas de juro de 15% pela emissão de Bilhetes de Tesouro, operações que em 2016 só arrancaram na primeira semana de fevereiro, informou o Banco Nacional de Angola.
Dólar

Dólar com valor mais alto de sempre na Venezuela

A cotação do dólar no mercado negro da Venezuela atingiu o valor mais alto de sempre, ultrapassando a barreira psicológica de 1.000 bolívares (bs).
Banif

Governos regionais fizeram o que podiam no Banif

Presidente do Governo da Madeira, como o homólogo dos Açores, fez "todas as diligências" para assegurar os valores dos depositantes no Banif. Questão da dívida subordinada ainda está a ser trabalhada.
Energia

Petróleo. Resgate para países afetados? 

O FMI e o Banco Mundial preparam um empréstimo de 4 mil milhões de dólares que pode ser o primeiro de uma série de resgates financeiros a países afetados pelo petróleo barato.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Brasil integra lista de maiores contribuintes

Reforma das quotas do FMI começou a ser discutida em 2008 e foi aprovada em 2010, tendo o Brasil participado ativamente, defendendo que os países emergentes deveriam ter maior representatividade.
Juros

Países lusófonos: duplicaram juros da dívida

Os juros exigidos pelos investidores para transacionarem dívida pública dos países lusófonos estão mais caros. Baixo preço do petróleo, abrandamento chinês e dólar mais caro explicam.
Banco Central

Fed mantém taxas de juro inalteradas

A Reserva Federal norte-americana decidiu hoje manter inalteradas as taxas de juro de referência, entre os 0,25% e os 0,50%.
Política Económica

Petróleo? Ministra do Mar tranquiliza Algarve

Questionada sobre a eventual exploração petrolífera no Algarve, ministra garantiu que nenhuma razão económica pode vir a obrigar o Estado a comprometer os seus recursos naturais.
Emigração

Remessas de emigrantes aumentam 18%

As remessas dos emigrantes portugueses subiram 18,02% em novembro de 2015 em relação a idêntico mês de 2014. São mais 40 milhões de euros.
China

PM chinês: economia enfrenta novas incertezas

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, considera que a economia mundial enfrenta "novas incertezas" devido à queda dos preços e índices díspares de crescimento.
Davos

Os 3 grandes temas em discussão no Fórum de Davos

Um crescimento mundial que ameaça descarrilar, um contexto geopolítico marcado por atentados quase diários e a crise migratória vão dominar hoje o primeiro dia de trabalhos do Fórum Económico Mundial.
Brasil

Recessão no Brasil será "profunda" e "prolongada"

A recessão no Brasil pode ser mais "profunda e prolongada" do que se esperava, considerou hoje em relatório a agência de 'rating' Fitch.
Zona Euro

Poupança das famílias na zona euro estabiliza

A taxa de poupança das famílias na zona euro fixou-se nos 12,8% no terceiro trimestre de 2015, mantendo-se estável face ao período homólogo de 2014, segundo a primeira estimativa do Eurostat.
Brasil

The Economist defende destituição de Dilma

229
A Economist Intelligence Unit considera que a substituição de Dilma por Michel Temer traria mais progressos no combate à crise económica, mas o cenário mais provável é a Presidente terminar o mandato.
Economia

Investimento. Governo prepara plano de 300 milhões

António Costa defende a reconstituição de um Conselho Superior de Obras Públicas. Governo vai lançar plano com 300 milhões em fundos para apoiar sobretudo investimentos de proximidade.
Brasil

Dilma aposta no reequilíbrio fiscal

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que o seu governo vai esforçar-se este ano para alcançar o reequilíbrio fiscal e o controlo da inflação, para retomar o crescimento de uma economia atualmente em recessão.
Mercado Imobiliário

'Vistos Gold' já valeram mais de 1,6 mil milhões

Os 'vistos gold' trouxeram para Portugal, desde outubro de 2012, mais de 1,6 mil milhões de euros, com a compra de bens imóveis a ultrapassar os 1,5 mil milhões de euros, divulgou a APEMIP.
Ministério da Economia

Ministro quer "relançar economia" em 2016

291
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, traçou os objetivos para 2016: "inverter o abrandamento" sentido em dezembro de 2015 e "relançar a economia" durante o ano.
Rating

Moody's vai ser a primeira a avaliar Portugal

A agência de 'rating' Moody's vai ser a primeira a pronunciar-se sobre Portugal este ano. Prevê-se ainda que a nota seja reavaliada ainda este mês, no dia 15.
Fundo Monetário Internacional

Christine Lagarde prevê crescimento "dececionante"

A diretora-geral do FMI previu para 2016 um crescimento económico "dececionante e desigual" e manifestou preocupação com os efeitos destabilizadores do aumento das taxas de juro nos Estados Unidos.
Agricultura

Açores. Apoios para produtores já em vigor

A Secretaria Regional da Agricultura dos Açores publicou a portaria que estabelece a aplicação das medidas a favor das produções animais e vegetais na região ao abrigo da nova legislação do programa POSEI.
Angola

Moody's: banca de Angola é a mais vulnerável

O sistema financeiro angolano é o mais vulnerável em África, de acordo com um estudo da agência de notação financeira Moody's, numa análise à banca africana, prevendo uma Evolução Estável nos 32 países que avalia.
Angola

Remessas de angolanos em Portugal caíram 30% 

As remessas dos angolanos a trabalhar em Portugal caíram mais de 30% em outubro, ao passo que o dinheiro enviado pelos portugueses em Angola para Portugal teve uma quebra de 5,7% face ao homólogo.
Actividade Bolsista

Angola transaciona 577 milhões de dólares

O Mercado de Registo de Títulos do Tesouro angolano registou entre maio e novembro deste ano negociação de cerca de 500 mil obrigações do tesouro, que totalizou um volume de transações de 577 milhões de dólares.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo. Governo promete ouvir todos

Ministro da Economia garantiu que "todos" irão ser ouvidos para uma solução "o mais consensual" possível sobre o salário mínimo nacional. Caldeira Cabral reafirma objetivo de melhorar rendimentos.
Brasil

Inflação no Brasil passa dos 10%. Antes só em 2003

A inflação no Brasil passou dos 10% no acumulado de 12 meses pela primeira vez desde 2003 e chegou a 10,48% no período terminado em novembro.
Economia

Centeno reafirma "contas públicas sustentáveis"

O ministro das Finanças disse que o Governo vai "garantir um sistema financeiro estável" sem, no entanto, se referir diretamente à polémica da meta do défice.
Brasil

Brasil com recessão de 4,5% no terceiro trimestre

A economia do Brasil regrediu 4,5 por cento no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, registando a maior queda desde os anos 90.
Haitong

Ricciardi tranquilo sobre investigação chinesa 

Ricciardi está tranquilo relativamente às investigações que o regulador chinês lançou ao grupo chinês Haitong Securities, que adquiriu o banco de investimento português ex-BESI.
Orçamento do Estado

Função Pública perde 10% mesmo com menos cortes

200
O salário líquido dos funcionários públicos em 2016 vai continuar a ser inferior até 10% ao de 2010, mesmo que se concretizem as propostas do PS para repor os cortes e a redução da sobretaxa do IRS.
Política Económica

China investirá quase 1 milhão de milhões até 2020

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, disse que o país deverá investir mais de 900 milhões de euros além-fronteiras, até 2020, que segundo ele pode "proporcionar mais oportunidades para o mundo".
Dinheiro

Ei-la. Nova nota de 20 euros chega esta quarta

As notas de 20 euros da nova série Europa vão entrar em circulação na quarta-feira, mas com novos elementos que dificultam a sua contrafação, depois do lançamento das notas de cinco e dez euros.
Dinheiro

Nova nota de 20 "mais sofisticada" e antifraude

A nova nota de 20 euros que começa a circular na quarta-feira é "mais sofisticada" e com "maior resistência à contrafação", mas as antigas vão permanecer, não havendo necessidade de serem trocadas, alertou o Banco de Portugal.
Angola

Inflação em Angola pode chegar aos 14% este ano

A inflação em Angola pode chegar aos 14% ainda este ano, considerou o gabinete de estudos económicos do BPI, numa nota enviada aos investidores no seguimento de uma visita ao país, realizada este mês.
Crise no GES

Bes. Lesados queixam-se aos provedores de justiça

Os emigrantes lesados do BES vão avançar na próxima semana com queixas ao Provedor de Justiça português e ao europeu. E apresentam uma ação judicial para impedir a venda do Novo Banco.
Banca

Banco Popular: "Taxas muito baixas cegam todos"

O presidente executivo do Banco Popular, Carlos Álvares, afirmou que "um período de taxas muito baixas cega todos, quem dá (crédito) e quem recebe" para alertar para o perigo atual de juros baixos.
Tabaco

Receita do imposto do tabaco cai para 970 milhões

O Estado encaixou 970,3 milhões de euros com o imposto sobre o tabaco até setembro deste ano, menos 5% face ao mesmo período de 2014.
Poupança

Poupança das famílias sobe para máximos do ano

A poupança das famílias voltou a subir em outubro, pelo terceiro mês consecutivo, fixando-se nos 79,1 pontos, o novo máximo do ano, segundo o indicador da APFIPP/Universidade Católica.
Economia

FMI diz que Angola só volta a recuperar em 2017

O FMI considera que Angola só vai recuperar dos efeitos da queda do petróleo daqui a dois anos, e mesmo assim aponta riscos a esta previsão, nomeadamente uma nova descida nos preços.
Angola

Angola. Défice orçamental dispara

As contas públicas angolanas deverão apresentar um novo buraco em 2016, na previsão do Governo, elevando o défice acumulado em três anos para 16,3 mil milhões de euros.
Política Económica

Quatro bancos gregos precisam de 14,4 mil milhões 

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que os quatro maiores bancos gregos precisarão de 14,4 mil milhões de euros se a economia enfrentar os piores cenários.
Banca

Banco de Portugal deteta 4.096 notas contrafeitas

Foram retiradas de circulação 4.096 notas contrafeitas de euro em Portugal durante o primeiro semestre deste ano, o que representou menos de 1% das notas contrafeitas detetadas na zona euro.
Consumo

Rendimento das famílias sobe 0,1% 

O rendimento real 'per capita' do agregado familiar na zona euro aumentou 0,1% no segundo trimestre de 2015, face ao período homólogo de 2014, e depois de ter crescido 0,9% entre janeiro e março.
Economia

Economist revê em baixa crescimento de Angola

O continuado ambiente de preços do petróleo baixos é o principal fator. Governo angolano é mais otimista e prevê uma taxa de crescimento de 4,4% estes ano.
Brasil

Brasil. Défice de 12 mil milhões nas contas

O Governo brasileiro desistiu de terminar 2015 com a meta anteriormente prevista de excedente fiscal e prevê agora um défice de 51,8 mil milhões de reais (12 mil milhões de euros), segundo a imprensa local.
Austeridade

Crise no Brasil exige medidas como as dos anos 90

As medidas do governo brasileiro para sanar a crise económica assemelham-se às aplicadas nos anos de 1990 pelo PSDB, hoje na oposição, pelo que não são inovadoras e conduzem à austeridade.
China

China: meta de crescimento reduzida a 6,5%, 7%

O próximo plano quinquenal da China (2016-2020), que será definido esta semana, deverá situar a meta de crescimento económico anual para o país "entre 6,5% e 7%", refere hoje a imprensa estatal.
Futuro da Grécia

Controlo de capitais pode acabar em junho de 2016

Georges Chouliarakis, ministro-adjunto das Finanças, afirmou que o controlo de capitais poderá acabar a partir do segundo semestre do próximo ano.
Divisas

Eliminar moedas de 1 e 2 cêntimos? Indiferente

Seguir o exemplo da Irlanda e acabar progressivamente com o uso das moedas de um e dois cêntimos teria pouco impacto em Portugal onde os arredondamentos já são prática habitual, considera o presidente da Confederação do Comércio.
Turquia

NATO pondera reforço das fronteiras da Turquia

A NATO irá analisar nas próximas semanas a eventual adoção de medidas de precaução para assegurar a integridade das fronteiras da Turquia.
Caso José Sócrates

Defesa de Sócrates recebe cópia dos autos

A defesa de José Sócrates recebeu, ao início da tarde, os autos da investigação da "Operação Marquês", queixando-se da falta de 80 páginas, disse aos jornalistas Pedro Delille.
Crise dos Refugiados

Angela Merkel viaja domingo para a Turquia

Chanceler alemã desloca-se à Turquia para se encontrar com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, uma peça-chave aos olhos de Berlim na procura de soluções para a crise dos refugiados.
Inflação

Preços em Portugal sobem 0,9% em setembro

A taxa de inflação em setembro, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), registou uma variação de 0,9% face ao mesmo mês do ano passado, segundo o INE.
Rating

Brasil, Rússia e China limitam crescimento mundial

O Brasil, a Rússia e a China estão a abrandar o crescimento económico mundial, que este ano deverá ficar-se pelos 2,3%, a expansão económica mais baixa desde a crise financeira mundial de 2009.
BCE

Draghi não vê ainda riscos para a estabilidade

O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou no comité económico do Parlamento Europeu (PE) não vislumbrar riscos para a estabilidade financeira.
Brasil

Governo brasileiro piora previsões de crescimento

O Governo do Brasil prevê uma queda de 2,44% do PIB do país e uma inflação de 9,29% em 2015, segundo um documento oficial divulgado na terça-feira e que será apresentado ao Congresso.
BCE

Apoio à banca agravou a dívida de Portugal em 11%

214
Apoios ao setor financeiro, no valor de 19,5 mil milhões de euros, agravaram a dívida pública portuguesa em 11% do PIB entre 2008 e 2014, revela estudo do Banco Central Europeu.
Economia

Leite. Portugal vai receber 4,8 milhões

Portugal vai receber 4,8 milhões de euros de ajudas para apoiar o setor do leite e produtos lácteos, de um total de 420 milhões distribuídos por todos os Estados-membros.
Economia

BCE. É preciso mudar governação da zona euro

O sistema de governação económica e monetária dos 19 países da zona euro não vai gerar o crescimento necessário para atingir o pleno emprego nem reduzir a dívida.
Agricultura

Governo aprova Plano para Apoio ao Setor Leiteiro

O Governo aprovou um plano de ação para apoio ao setor leiteiro que inclui a isenção contributiva para a Segurança Social, durante três meses, a criação de uma linha de crédito, o incentivo às exportações e ao consumo.
Banca

Moçambique, um "gigante adormecido", diz Barclays

A unidade de análise económica do Barclays identificou Moçambique como um dos cinco "gigantes adormecidos" em África, juntando também Angola a outro grupo de quinze países com maiores oportunidades e mais abertura a novos negócios.
Banco de Portugal

Banca nacional tem mais de 9% do crédito em risco

O crédito malparado das famílias e das empresas aumentou em julho face ao mês anterior para os 18.867 milhões de euros, representando mais de 9% do total do crédito concedido.
Juros

BCE mantém taxa de juro diretora em 0,05%

Os números não se alteraram e o Banco Central Europeu deixou a taxa de juro diretora nos 0,05%. Este é um mínimo histórico que se mantém nestes valores há um ano.
Política Económica

FMI alerta: Resgate grego não pode falhar

Fundo Monetário Internacional alertou que, se o programa grego falhar, "pode ressurgir o stress financeiro na zona euro". Já a crise na China pode ter um impacto pior do que o esperado.
Economia

Moody's desce previsão de crescimento de Angola

A agência de notação financeira Moody's reviu hoje em baixa a previsão de crescimento de Angola para 4,1 por cento este ano e 4,7% em 2016, antecipando um défice de 3% e um aumento do peso da dívida.
Política Económica

FMI: Angola deve conter inflação

O Fundo Monetário Internacional diz que as políticas monetárias e cambiais de Angola devem ser concentradas na contenção da inflação, atualmente em 10,4% e com perspetivas de aumentar.
Comércio Externo

Remessas de angolanos em Portugal duplicam

As remessas dos angolanos a trabalhar em Portugal mais do que duplicaram no primeiro semestre deste ano, subindo para 9,5 milhões de euros, ao passo que os portugueses em Angola reduziram as transferências em 20%.
Crise no GES

BES. Lesados cortam estrada em Vilar Formoso

O grupo de lesados do BES, que se manifestou em Vilar Formoso, concelho de Almeida, distrito da Guarda, cortou momentaneamente o acesso automóvel a Espanha.
Pós-troika

FMI sai de Portugal a dias das legislativas

A delegação permanente do Fundo Monetário Internacional vai fechar no final de setembro e, ao fim de quatro anos, o representante do Fundo em Lisboa, Albert Jaeger, vai voltar a Washington.
Economia

Economia francesa estagna no segundo trimestre

A esconomia francesa estagnou no segundo trimestre, depois de um crescimento encorajador de 0,7% do Produto Interno Bruto registado entre janeiro e março.
China

Yuan subiu face ao dólar. Desvalorização acabou

A moeda chinesa subiu hoje ligeiramente face ao dólar norte-americano, invertendo a queda de 4,5% registada ao longo dos últimos três dias, a maior desvalorização do género em mais de duas décadas.
Futuro da Grécia

Dívida pública superior a 200% do PIB em 2016

A dívida grega deverá disparar para os 201% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, com o terceiro resgate financeiro que está em discussão e que vai impor mais medidas de austeridade.
Futuro da Grécia

Menos financiamento da banca portuguesa no BCE

A exposição dos bancos portugueses ao financiamento do Banco Central Europeu voltou a cair em julho, para os 25.745,88 milhões de euros, o valor mais baixo desde abril de 2010.
BCE

BCE "desapontado" com fundadores do euro

Os países fundadores da zona euro não têm assistido a uma convergência real desde o lançamento da moeda única, ao contrário daquilo que se esperava inicialmente, segundo um artigo publicado pelo Banco Central Europeu.
Futuro da Grécia

Negociações com credores foram "guerra financeira"

Yanis Varoufakis qualificou hoje as negociações da Grécia com o Eurogrupo como uma "guerra financeira" em que o seu país foi derrotado, não com veículos blindados, mas sim com bancos.
Sata

Sindicato quer reestruturação "profunda" da SATA

O responsável nos Açores pelo Sindicato da Aviação Civil defendeu que o grupo SATA precisa de uma "profunda e urgente" reestruturação, criticando a "falta de visão" e de "vontade política".
Municípios

Receitas municipais em 2014 idênticas a 2002

Em 2014 o valor das receitas municipais foi idêntico ao de 2002, tendo diminuído em 1,6 mil milhões desde 2009. Já a despesa com investimentos teve um corte de 280% entre 2001 e o ano passado.
Espanha

Manipulação de contas. UE multa Espanha em 18,93 milhões 

A União Europeia multou a Espanha em 18,93 milhões de euros por ter manipulado as estatísticas, os números do défice e da dívida pública da Comunidade Valenciana.
Energia

Preço do petróleo ainda pode descer mais

267
O mercado, diz, tem uma "enorme sobre-oferta", ou seja, há mais petróleo do que aquele que os compradores querem comprar, e também por isso os preços têm vindo a descer desde junho dde 2014.
Comércio Externo

Trocas comerciais com os PALOP caíram 25%

A descida do preço do petróleo nos mercados internacionais, que representa a grande maioria das compras portugueses a Angola, explica a acentuada quebra no valor das compras.
Fundos Comunitários

Mais dinheiro para os municípios

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional garantiu que o montante do quadro comunitário Portugal 2020 destinado à contratualização com os municípios é o maior de sempre.
Energia

Angola: Observatório mais "simbólico que prático"?

Segundo a revista britânica The Economist, a criação do Observatório de Investimentos entre Portugal e Angola é "mais provavelmente uma medida simbólica do que uma iniciativa prática".
Grécia

Bruxelas: protesto solidário com povo grego

Cerca de 3.500 pessoas desfilaram em Bruxelas e 350 em Amesterdão, em duas manifestações organizadas em solidariedade com o povo grego, e na véspera de uma cimeira europeia crucial para a Grécia.
Estados Unidos da América

EUA vão pôr imagem de mulher numa nota

Até hoje, todas as pessoas representadas em notas de dólares norte-americanas são homens que tiveram um papel relevante na história do país. A primeira mulher vem a caminho.
Pensões

Pensões. Reforma e cortes, ministra não esclarece

Maria Luís Albuquerque, escusou-se a especificar se a reforma das pensões a adotar em 2016, e que deverá representar uma poupança de 600 milhões de euros, vai implicar cortes nas pensões ou não.
Pensões

Pensões: Ou reformas ou ações mais dramáticas

O vice-presidente da Comissão Europeia diz que Portugal deve garantir a sustentabilidade do sistema de pensões e que, "se esse ajustamento for adiado", vão ser precisas "ações muito mais dramáticas".
Dívida Pública

Portugal antecipa pagamento ao FMI

249
A ministra das Finanças garante que vai pagar até ao final do mês dois mil milhões de euros ao FMI. Já quanto ao alívio de impostos, Maria Luís Albuquerque diz que tem de ser feito de "forma gradual"
Economia

Recessão em 3 grandes economias da América Latina

O FMI previu que o Brasil, juntamente com Argentina e Venezuela, enfrentem uma recessão este ano, fazendo a América Latina crescer apenas 0,9 por cento, o nível mais baixo dos últimos 14 anos.
Economia

"Investimento público deve ser prioridade"

Portugal deve impulsionar o investimento estatal que é mais benéfico que as reformas estruturais, "porque é nessa parte que estão os maiores multiplicadores", afirma o economista belga Paul de Grauwe.
Zona Euro

Edição especial de moeda de 2 euros... é grega

A União Europeia escolheu a proposta grega para a edição de uma moeda de dois euros comemorativa dos 30 anos da bandeira europeia das 12 estrelas, numa altura em que se debate o futuro da Grécia na zona euro.
Economia

BCE não será suficiente para retoma da zona euro

O economista alemão Christoph M. Schmidt alertou que, "se não houver reformas estruturais", a política monetária do Banco Central Europeu" não será suficiente" para a recuperação da zona euro.
BCE

Divergências "tendem a ser explosivas", diz Draghi

Presidente do BCE disse este sábado que a zona euro "não se pode dar ao luxo de ter divergências estruturais grandes e crescentes", porque "tendem a ser explosivas".
África

Queda do petróleo não é tão má como se pensa

Os impactos da queda do preço do petróleo na economia de Angola não são tão negativos como as pessoas pensam, diz um responsável da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).
CGTP

CGTP: Descida da TSU do PS é um embuste

183
O secretário-geral da CGTP considera um "embuste" a proposta do PS de descer a taxa social única em quatro pontos percentuais, defendendo que vai prejudicar, e não beneficiar, os trabalhadores.
Economia

Sintra: Desemprego e inflação na agenda do BCE

O Banco Central Europeu realiza entre hoje e sábado o seu segundo fórum mundial, juntando novamente em Sintra algumas das mais influentes personalidades do mundo da política monetária.
Emprego

Dois milhões para apoiar autoemprego

107
O Governo vai lançar este mês um programa, no valor global de cerca de dois milhões de euros, para apoiar a criação do autoemprego por parte dos desempregados.
Reino Unido

Com Cameron, salário mínimo não paga impostos

Referendo à permanência na UE, menos burocracia e isenção de impostos para quem ganha o salário mínimo. Estas são algumas das promessas eleitorais de David Cameron.
Caso BES

150 lesados do BES manifestam-se em Pombal

Manifestação em frente às instalações de uma agência do Novo Banco, numa iniciativa marcada pelo luto em memória de um dos lesados, que morreu recentemente.
China

China "precisa de mais multimilionários"

294
Um jornal do Partido Comunista Chinês defendeu que "a China precisa de ter mais multimilionários", argumentando que "a acumulação privada de riqueza não é incompatível com a justiça social".
Banco de Portugal

Remessas de emigrantes subiram 11% 

As verbas enviadas pelos imigrantes em Portugal para os seus países aumentaram 4,4%, para 39,2 milhões.
Brasil

Economia do Brasil vai regredir 0,5%

Os economistas e analistas regularmente consultados pela Business Monitor Internacional reviram em baixa a previsão de crescimento para o Brasil este ano, passando agora a prever uma recessão de 0,5%.
Economia

Portugal é fundador do novo "concorrente" do FMI

A candidatura de Portugal foi aprovada. O país será um dos 57 membros fundador no Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas proposto pela China.
Fundo Monetário Internacional

Angola vai crescer 4,5% em 2015

Economia de Angola vai acelerar para os 4,5% este ano e abrandar para 3,9% em 2016, prevê o Fundo Monetário Internacional.
Fundo Monetário Internacional

Brasil estará em recessão com inflação alta

Brasil vai sofrer uma recessão de 1% este ano, mas em 2016 já deverá inverter a tendência e crescer 1%, segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional.
Transportes

Governo aprova fusão da EP e da Refer 

O Governo aprovou hoje a fusão da Estradas de Portugal com a Refer na Infraestruturas de Portugal, com vista à gestão integrada das redes ferroviária e rodoviária, potenciando a redução de encargos de funcionamento ao nível operacional.
Diplomacia

Portugal e Arábia Saudita sem dupla tributação

Portugal e a Arábia Saudita assinaram um protocolo para o fim da dupla tributação de impostos entre os dois países no âmbito de um encontro entre Paulo Portas e o ministro do Comércio saudita.
OCDE

Portugal desce na ajuda ao desenvolvimento

Portugal está entre os sete países que mais diminuíram o volume de Ajuda Pública ao Desenvolvimento aos países em desenvolvimento no ano passado, segundo um relatório divulgado pela OCDE.
Zona Euro

BCE compra quase 61 mil milhões de euros

Banco Central Europeu anunciou que em março cumpriu o objetivo do programa de compra de ativos lançado para apoiar a zona euro e adquiriu perto de 61 mil milhões de euros em títulos.
Energia

Produtores africanos de petróleo querem acordo

A Associação de Produtores Africanos de Petróleo defende que a produção de petróleo deve ser reduzida à escala global, apoiando uma concertação entre a OPEP e os outros países para estabilizar preços.
Energia

Galp entre as afetadas pela crise na Petrobras

A petrolífera portuguesa Galp é uma das pelo menos seis empresas europeias que manifestou nas últimas semanas ter já sentido o impacto da crise financeira que atravessa a Petrobras.
Aviação

Vasco Cordeiro crítico sobre TAP nos Açores

Presidente do Governo dos Açores manifestou "incompreensão" pela TAP ter deixado de assumir as suas responsabilidades de serviço público na região como determinou o seu acionista, que é o Estado.
Açores

Liberalização das linhas aéreas gera oportunidades

Secretário de Estado das Infraestruturas considerou que mais importante do que discutir a paternidade do novo modelo de transporte aéreo para os Açores são as oportunidades que vão ser geradas.
Aviação

Governo dos Açores "empenhado" em ajudar a SATA

Com a entrada das companhias low cost nos Açores, a companhia enfrenta novos desafios. O Governo dos Açores é acionista da SATA.
Economia

Portugal teve maior recessão em 40 anos em 2012

A evolução da economia afinal terá sido ainda pior que o esperado, que já era um cenário mais negativo que as previsões iniciais. Destruição de riqueza terá ficado perto dos 6,6%.
Economia

Criado modelo para apoiar desenvolvimento rural

A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento apresentaram um modelo de instrumento financeiro que facilita o acesso dos agricultores a crédito e que pode ser adaptado pelos Estados-membros.
Banca

Depósitos com taxas zero é "péssimo"

Associação Portuguesa de Consumidores considerou "péssimo para os depositantes particulares" o facto de vários bancos não remunerarem os depósitos a prazo.
Rating

Moody's receia "agitação social" no Brasil

Agência Moody's considera que a crescente agitação política e social no Brasil é negativa para a avaliação da qualidade de crédito do país porque dificulta a realização de reformas políticas.
A página está a demorar muito tempo.