Política Económica

Eurogrupo

Eurogrupo chega a acordo sobre orçamento

Foram acordadas as principais linhas de um orçamento para a zona euro. Centeno fala na necessidade de "mais trabalho" mas Moscovici garante que é o "melhor compromisso possível" atualmente.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial prevê recessão de 3,1% este ano

O Governo da Guiné Equatorial garantiu que não há discrepâncias nos dados macroeconómicos enviados ao FMI. Valores do FMI dizem respeito ao crescimento nominal e não ao real, negativo desde 2015.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

3.390
Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
Brasil

Brasil. Reduzir défice congela educação e defesa

266
O Governo brasileiro bloqueou mais de 29 mil milhões de reais (6,6 mil milhões de euros) em áreas como a educação e defesa no Orçamento deste ano, de acordo com um decreto de programação orçamental.
Filosofia Política

Duelo de titãs. Vem aí um debate Peterson vs Žižek

1.833
Dois dos pensadores mais influentes de hoje, Jordan Peterson e Slavoj Žižek, vão em abril debater sobre se o melhor caminho para a "felicidade" é o capitalismo ou o marxismo. O debate prevê-se quente.
BCE

Arrivederci, Mario!

Os que creem que as taxas de juro na Europa não sobem não se iludam. Quem de perfeito juízo acredita que Draghi deixará em mãos alheias o anúncio do fim do ciclo monetário que tão arrojadamente abriu?
Economia

Remessas dos portugueses subiram 14,1% em setembro

Em sentido inverso, os trabalhadores estrangeiros em Portugal enviaram para os seus países 45,36 milhões de euros, o que representa uma subida de 15,1%.
Comércio Externo

Presidente chinês promete abrir mercado industrial

Apesar de prometer abrir a China ao mercado estrangeiro, o Presidente chinês não respondeu às queixas sobre transferência forçada de tecnologia e obstáculos ao investimento externo.
Política Económica

China dá 300 milhões a África para investimentos

Segundo comunicado anunciado esta quinta-feira, o investimento vai "abrir outras hipóteses de financiamento e relações com as entidades privadas e públicas chinesas" ao continente africano.
Política Económica

Macau lança projeto de aposta no mercado lusófono

A sua inclusão na lista de espaços nacionais de trabalho colaborativo nas regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong é uma medida "sem precedente" no governo da China.
Economia

Moçambique e Angola recebem quase 13 mil milhões

Moçambique e Angola são, atrás da Nigéria, os dois países da África subsariana que mais investimento em ativos fixos vão receber até 2025, num total de 12,8 mil milhões de dólares.
Mercados Financeiros

Comprou casa? É um especulador ou um investidor? /premium

121
Quem ouviu nos últimos dias as propostas dos partidos sobre especulação imobiliária até pode pensar que é um conceito fácil de definir. Não é. O Observador ouviu vários economistas sobre este tema.
Comércio Externo

Saldo comercial da UE cai 22%, mas é positivo

O saldo comercial positivo para a UE com os países africanos caiu 33% no ano passado, registando, ainda assim, um excedente de quase 20 mil milhões de euros, num total de 281 mil milhões.
BCE

BCE. O "homem mais perigoso da Europa" sai de cena /premium

Jens Weidmann era o maior opositor às medidas de emergência de Draghi, decisivas para tirar o euro da crise. Agora, decidiu sair da corrida à liderança do BCE. Portugal deve deitar foguetes?
França

França. Governo dispensa 4.500 na Função Pública

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, detalhou as principais linhas do Orçamento para 2019, que preveem um crescimento económico de 1,7%, abaixo dos 1,9% inicialmente esperados.
BCE

Nova recessão daria mais força ao populismo

Larry Summers, secretário do Tesouro de Bill Clinton e conselheiro económico de Obama, é contra o fim dos estímulos e diz que o mundo não se pode dar ao luxo de ter uma recessão no atual contexto.
PS

Até 2019 muita água correrá debaixo da ponte

150
O PS de Costa para além de ter inovado com a “geringonça”, está em processo de liquidação do socratismo financeiro despesista da segunda legislatura que foi, e bem, punido nas urnas em 2011.
Estado Social

"Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"

1.399
Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
China

Macau na lista de paraísos fiscais é inconsistente

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang, frisou a inconsistência da decisão da UE, apoiando o Governo de Macau, que nega ser verdade.
Bancos Centrais

Jackson Hole, onde os banqueiros se reúnem

Mario Draghi, Janet Yellen e todos os principais líderes de bancos centrais estão, por estes dias, em Jackson Hole, nos EUA, para o simpósio anual de política monetária. Draghi no centro das atenções.
PCP

PCP. Renegociação da dívida é "estratégia e atual"

142
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou que a proposta comunista de renegociação da dívida portuguesa, é "estratégica" e continua a ter "uma grande validade e atualidade".
Política Económica

Prioridade aos serviços públicos e ao investimento

134
Fico algo perplexo quando vejo discutir, à esquerda, a fiscalidade e não as prioridades de despesa. Se se quer requalificar os serviços públicos, não é bom reverter na totalidade a subida dos impostos
Economia

O que significa para Portugal sair do PDE?

A saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo vai deixar o país sujeito a regras mais apertadas, mas vai abrir também caminho a cláusulas de flexibilidade, vedadas até aqui.
Política Económica

A sorte e o optimismo como chave da alternativa

123
Sucessivos anúncios de medidas que nos prometem prosperidade e uma boa dose de sorte têm sido os ingredientes da política económica alternativa que nos prometeram. Uma receita que tem tido sucesso.
Mariana Mortágua

Mortágua: "Há muito no acordo com PS para cumprir"

320
A deputada do Bloco adianta, em entrevista à Antena 1, algumas ideias para o Orçamento de 2018, avisa o Governo que "não há apoios cegos" e comenta as eleições em França: "Quero que Le Pen perca".
Mundo

ASEAN não critica Pequim sobre mar do Sul da China

Pequim reclama direitos de soberania e tem transformado recifes de corais em portos e pistas de aterragem. Reunidos, os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático optaram pela "contenção".
Política Económica

Os riscos dos erros e incompetências na governação

375
A primeira década do século XXI foi para Portugal rica em ilusões que se traduziram numa pesada factura. Resta-nos esperar que estes últimos dois anos não estejam a agravar a conta já muito elevada.
Fundo Monetário Internacional

Baixar dívida é mais difícil em governos frágeis 

465
Governos minoritários ou apoiados em coligações tendem a aumentar mais a despesa pública e a acumular mais dívida, apurou a equipa de Vítor Gaspar no FMI, que analisou 90 países ao longo de 50 anos.
Política Económica

A falta de razão de Dijsselbloem

277
Como mostra o livro Poupança e Financiamento da Economia Portuguesa, a responsabilidade pelo endividamento externo é do Estado e das empresas; as famílias viveram dentro das suas possibilidades.
Défice Público

Porque não houve champanhe para o défice?

995
O défice de 2016 não é dos mais baixos da Europa, mas a taxa de crescimento é das mais baixas do mundo. A sua celebração revela a redução das expectativas num país conformado com a sua decadência.
Concertação Social

Concertação Social "só vale em termos políticos"

O presidente e administrador delegado da Jerónimo Martins afirmou que a Concertação Social em Portugal não representa o tecido empresarial português e que, na prática, "só vale em termos políticos".
Política Económica

Os perigos da ilusão do fim da crise

761
O país venceu uma batalha em 2016, mas está longe de ter ganho a guerra. Se queremos futuro com menos dor os tempos recomendam prudência financeira. Não nos deixemos cair na ilusão do fim da crise.
Política Económica

O regresso à realidade e algumas sugestões

324
O Verão está a chegar ao fim. Quem por cá ficou adorou o bom tempo de praia. Voltamos à realidade. Vamos continuar a viver no fio da navalha. Mas pode (ainda) ser diferente.
Expansão Monetária

BCE reúne, mas não deve alterar políticas

O BCE reúne-se hoje em Viena, Áustria, não sendo esperadas quaisquer alterações à política monetária depois de o presidente ter pedido tempo para que as medidas adotadas produzam resultados.
Política Económica

Não tenho vocação para Padeira de Aljubarrota

1.396
Alguém me explica porque temos de nos defender do capital espanhol e preferir namorar capital angolano de duvidosa origem? Será que já esquecemos o que sucede quando é o governo a mandar nos negócios?
Eurogrupo

Eurogrupo reúne-se com Grécia e Chipre na agenda

Os programas de assistência à Grécia e ao Chipre vão dominar a reunião dos ministros das Finanças da zona euro. Portugal estará representado na reunião pelo ministro Mário Centeno.
Economia

"Se não se puder despedir, não se irá contratar"

529
Gene Grossman, académico norte-americano, veio a Braga falar sobre a "Nova Globalização" e sobre a flexibilidade que ela exige. Ministro Caldeira Cabral prefere falar em inovação e adaptação.
IRS

Nova página do e-fatura. Contabilistas aplaudem

O bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados considerou que a nova página para reconfirmar deduções no IRS "é positiva" e vai ajudar os contribuintes a usar o "sistema de forma eficiente".
Futuro da Grécia

Grécia acusa 'troika' de divergências internas

O primeiro-ministro grego disse hoje que o processo de avaliação sobre os progressos de reformas na Grécia está atrasado devido a divergências entre as instituições credoras.
Grécia

Agricultores mantêm protestos contra Tsipras

Milhares de gregos voltaram a manifestar-se este sábado, frente ao Parlamento de Atenas, contra o novo projeto de reforma de pensões e aumento de impostos que atinge os agricultores.
Angola

Angola paga 15% de juros por Bilhetes de Tesouro

O Estado angolano está a pagar taxas de juro de 15% pela emissão de Bilhetes de Tesouro, operações que em 2016 só arrancaram na primeira semana de fevereiro, informou o Banco Nacional de Angola.
Dólar

Dólar com valor mais alto de sempre na Venezuela

A cotação do dólar no mercado negro da Venezuela atingiu o valor mais alto de sempre, ultrapassando a barreira psicológica de 1.000 bolívares (bs).
Banif

Governos regionais fizeram o que podiam no Banif

Presidente do Governo da Madeira, como o homólogo dos Açores, fez "todas as diligências" para assegurar os valores dos depositantes no Banif. Questão da dívida subordinada ainda está a ser trabalhada.
Energia

Petróleo. Resgate para países afetados? 

O FMI e o Banco Mundial preparam um empréstimo de 4 mil milhões de dólares que pode ser o primeiro de uma série de resgates financeiros a países afetados pelo petróleo barato.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Brasil integra lista de maiores contribuintes

Reforma das quotas do FMI começou a ser discutida em 2008 e foi aprovada em 2010, tendo o Brasil participado ativamente, defendendo que os países emergentes deveriam ter maior representatividade.
Juros

Países lusófonos: duplicaram juros da dívida

Os juros exigidos pelos investidores para transacionarem dívida pública dos países lusófonos estão mais caros. Baixo preço do petróleo, abrandamento chinês e dólar mais caro explicam.
Banco Central

Fed mantém taxas de juro inalteradas

A Reserva Federal norte-americana decidiu hoje manter inalteradas as taxas de juro de referência, entre os 0,25% e os 0,50%.
Política Económica

Petróleo? Ministra do Mar tranquiliza Algarve

Questionada sobre a eventual exploração petrolífera no Algarve, ministra garantiu que nenhuma razão económica pode vir a obrigar o Estado a comprometer os seus recursos naturais.
Emigração

Remessas de emigrantes aumentam 18%

As remessas dos emigrantes portugueses subiram 18,02% em novembro de 2015 em relação a idêntico mês de 2014. São mais 40 milhões de euros.
China

PM chinês: economia enfrenta novas incertezas

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, considera que a economia mundial enfrenta "novas incertezas" devido à queda dos preços e índices díspares de crescimento.
Davos

Os 3 grandes temas em discussão no Fórum de Davos

Um crescimento mundial que ameaça descarrilar, um contexto geopolítico marcado por atentados quase diários e a crise migratória vão dominar hoje o primeiro dia de trabalhos do Fórum Económico Mundial.
Brasil

Recessão no Brasil será "profunda" e "prolongada"

A recessão no Brasil pode ser mais "profunda e prolongada" do que se esperava, considerou hoje em relatório a agência de 'rating' Fitch.
Zona Euro

Poupança das famílias na zona euro estabiliza

A taxa de poupança das famílias na zona euro fixou-se nos 12,8% no terceiro trimestre de 2015, mantendo-se estável face ao período homólogo de 2014, segundo a primeira estimativa do Eurostat.
Brasil

The Economist defende destituição de Dilma

230
A Economist Intelligence Unit considera que a substituição de Dilma por Michel Temer traria mais progressos no combate à crise económica, mas o cenário mais provável é a Presidente terminar o mandato.
Economia

Investimento. Governo prepara plano de 300 milhões

António Costa defende a reconstituição de um Conselho Superior de Obras Públicas. Governo vai lançar plano com 300 milhões em fundos para apoiar sobretudo investimentos de proximidade.
Brasil

Dilma aposta no reequilíbrio fiscal

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que o seu governo vai esforçar-se este ano para alcançar o reequilíbrio fiscal e o controlo da inflação, para retomar o crescimento de uma economia atualmente em recessão.
Mercado Imobiliário

'Vistos Gold' já valeram mais de 1,6 mil milhões

Os 'vistos gold' trouxeram para Portugal, desde outubro de 2012, mais de 1,6 mil milhões de euros, com a compra de bens imóveis a ultrapassar os 1,5 mil milhões de euros, divulgou a APEMIP.
Ministério da Economia

Ministro quer "relançar economia" em 2016

291
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, traçou os objetivos para 2016: "inverter o abrandamento" sentido em dezembro de 2015 e "relançar a economia" durante o ano.
Rating

Moody's vai ser a primeira a avaliar Portugal

A agência de 'rating' Moody's vai ser a primeira a pronunciar-se sobre Portugal este ano. Prevê-se ainda que a nota seja reavaliada ainda este mês, no dia 15.
Fundo Monetário Internacional

Christine Lagarde prevê crescimento "dececionante"

A diretora-geral do FMI previu para 2016 um crescimento económico "dececionante e desigual" e manifestou preocupação com os efeitos destabilizadores do aumento das taxas de juro nos Estados Unidos.
Agricultura

Açores. Apoios para produtores já em vigor

A Secretaria Regional da Agricultura dos Açores publicou a portaria que estabelece a aplicação das medidas a favor das produções animais e vegetais na região ao abrigo da nova legislação do programa POSEI.
Angola

Moody's: banca de Angola é a mais vulnerável

O sistema financeiro angolano é o mais vulnerável em África, de acordo com um estudo da agência de notação financeira Moody's, numa análise à banca africana, prevendo uma Evolução Estável nos 32 países que avalia.
Angola

Remessas de angolanos em Portugal caíram 30% 

As remessas dos angolanos a trabalhar em Portugal caíram mais de 30% em outubro, ao passo que o dinheiro enviado pelos portugueses em Angola para Portugal teve uma quebra de 5,7% face ao homólogo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)