O Presidente da República considera que a detenção do ex-primeiro-minsitro, José Sócrates, não vai abalar a imagem de Portugal no exterior, nomeadamente nos mercados. Cavaco Silva está em viagem aos Emirados Árabes Unidos.

“Estou convencido que essa imagem não se vai alterar significativamente, espero até que não se altere nada”, disse o Presidente.

De acordo com Cavaco Silva, não será afetada porque quem observa o país, diz, “verifica que as instituições democráticas estão a funcionar com toda a normalidade no nosso país, não me parece que vá ocorrer uma alteração da imagem de Portugal no estrangeiro”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente recusou comentar o caso argumentando com a separação de poderes e dizendo que por isso não deve “acrescentar uma única palavra sobre esse assunto”. Mas depois disto acabou por referir o impacto no exterior do caso.

“Até há duas semanas, e por dados objetivos que tinha, não tinha a mínima dúvida que Portugal estava com uma muito boa imagem nos mercados externos, na União Europeia e fora da União Europeia, até pelos contactos que tinha tido com os chefes de Estado que estiveram em Braga na reunião do Grupo de Arraiolos”, referiu. Para depois acrescentar que essa mesma imagem não deve sofrer alterações.

O Presidente da República desvalorizou ainda o facto da notícia da prisão preventiva de José Sócrates estar a ser falada em todo o mundo, sublinhando que é natural isso acontecer “quando ocorrer qualquer coisa que atrai muito a atenção da comunicação social”, escreve a Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR