O Papa Francisco vai ligar para o espaço e falar com os seis elementos que vigiam o planeta Terra diariamente – os seis astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional.
A ligação acontece esta quinta-feira, às 14 horas (hora de Lisboa), mas o Vaticano não deu pormenores sobre como decorrerá a sessão, segundo noticia a Reuters.
Pode acompanhar a sessão na televisão da NASA (agência espacial norte-americana) aqui. Ou no canal Youtube do Vaticano.
A Expedição 53 é composta por seis astronautas: o comandante Randy Bresnik, e os astronautas Joe Acaba e Mark Vande Hei, da NASA, o engenheiro de voo Alexander Misurkin e Sergey Ryazanskiy, da Roscosmos (agência espacial russa), e engenheiro de voo Paolo Nespoli, da Agência Espacial Europeia (ESA).
O astronauta italiano de 60 anos está em órbita pela terceira vez. A primeira aconteceu entre 23 de outubro e 7 de novembro de 2007, quando voo a bordo do Space Shuttle Discovery no voo STS-120. Depois, a 15 de dezembro de 2010, partiu para a primeira missão a bordo da Estação Espacial Internacional com a Expedição 27. E agora, está em órbita desde julho para uma missão de cinco meses.
Paolo Nespoli é repetente também na conversa com o chefe da Igreja Católica: em 2011, quando estava na Estação Espacial Internacional, falou com o Papa Bento XVI. Os 20 minutos da chamada do Papa Bento XVI estão disponíveis aqui.
Do you know what is worse than collecting body fluids for science? Doing it in microgravity????! #VITAmission pic.twitter.com/eRZzdYUUPC
— Paolo Nespoli (@astro_paolo) October 24, 2017