As pensões a pagamento não vão ser cortadas, mas o plafonamento é para avançar entre os mais novos. Mais: as mulheres que tenham filhos até podem ter uma majoração da pensão, como prémio pela ajuda à natalidade.

Este é um dos pontos centrais do programa eleitoral do PSD e CDS, publicado esta quarta-feira. Um programa sem austeridade, com um programa de desenvolvimento social, e em muitos pontos decalcado do Programa de Estabilidade, entregue em Bruxelas – mas sem contas atualizadas face a abril. E mais: recuperando várias medidas do guião para a reforma do Estado que Paulo Portas coordenou há dois anos; e até medidas já aprovadas ou sinalizadas pela maioria nos últimos meses.

Há mesmo assim novidades: nas cerca de 150 páginas, a coligação Portugal à Frente (PàF) compromete-se a aumentar o quociente familiar em sede de IRS (diminuindo um pouco os impostos para famílias numerosas), pequenos apoios em matéria de TSU (para desempregados e empresas no interior, p.e.); avançam as escolas públicas entregues a professores ou instituições, assim como a universalização do pré-escolar até aos 4 anos; também maior liberdade de escolha dos utentes, quer na educação, quer nos serviços do SNS. A coligação propõe ainda rever com a Santa Sé, a partir de 2016 e “com espírito de gradualismo”, a Concordata para reverter o fim dos feriados religiosos em correspondência com os feriados civis.

Para conhecer as promessas principais da coligação, basta clicar nos botões abaixo, consoante os temas que forem do seu interesse.

bt_contas_publicas bt_impostos bt_seguranca_social
bt_economia bt_familia bt_educacao
bt_saude bt_justica bt_estado

Anexo ao programa propriamente dito, PSD e CDS divulgaram também um “Programa de Desenvolvimento Social”, onde a coligação se propõe a “combater a pobreza e as desigualdades sociais”. A ideia é que a pobreza, a exclusão social e as desigualdades estão de tal forma “enraizadas” na sociedade portuguesa que obrigam a um programa independente e a uma estratégia delineada apenas em torno do combate a estes problemas sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesta lógica, o documento que a coligação designa de “ambicioso” divide-se em cinco eixos: família e natalidade, educação, segurança social e solidariedade, saúde e emprego, repetindo e pormenorizando as medidas já descritas nos botões acima, na sua vertente mais social.

Segundo se lê no Programa de Desenvolvimento Social, o objetivo é dar lugar a “uma nova geração de políticas públicas, mais focada nas famílias e nas pessoas, promovendo uma maior coesão social”. Ou seja, mostrar que agora, quatro anos depois da austeridade, a preocupação do Governo é o lado “social” – tradicionalmente mais afeto à esquerda política.

Documentos