789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Marcelo superstar, o "candidato" imparável

Este artigo tem mais de 5 anos

Feiras, festas e programas de televisão. Marcelo Rebelo de Sousa ainda não se pronunciou sobre as presidenciais, mas a sua agenda social assemelha-se à de um candidato. E com grande audiência.

14 fotos

Feira Nacional da Agricultura, Festas do Mar, em Cascais, Festas do Povo, em Campo Maior, Festa do Avante, capas de revistas cor-de-rosa ou até uma ida à ‘Tarde é Sua” de Fátima Lopes. A vida social de Marcelo Rebelo de Sousa anda agitada – ou será a vida política?

É o candidato presidencial que ainda não o é, mas já anda em campanha. A sua agenda, pelo menos, anda recheada de convívios populares, especialmente nestas últimas semanas de verão. Marcelo tem adiado qualquer decisão sobre a corrida a Belém para depois das legislativas, mas, a um mês de o prazo acabar, vai ganhando terreno. Pelo sim pelo não, é melhor ir distribuindo beijinhos.

“Estou tão contente de estar aqui a comer e a beber produtos da nossa agricultura, que não tenho cabeça para pensar nesses problemas menores”, foi a resposta que deu a um popular na Feira Nacional de Agricultura 2015 – onde esteve em junho – que não resistiu a fazer-lhe a pergunta à qual Marcelo ainda não responde.

Tudo começou em março, quando foi o protagonista da primeira edição da revista ‘Cristina’ – revista da apresentadora Cristina Ferreira, de grande tiragem e na sequência da qual gravou uma entrevista que foi transmitida no dia 17 de setembro no novo programa de entrevista de Cristina Ferreira, que passa ao fim da tarde na TVI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A decisão de ser candidato presidencial não é uma decisão que se tome de ânimo leve, no meu caso”, justificou-se Marcelo Rebelo de Sousa para evitar responder à pergunta de  Cristina Ferreira sobre uma eventual candidatura a Belém.

Porque se ganhar, isso “obviamente, é uma mudança radical de vida”, e se perder, “a vida na televisão [vai] deixar de ser o que é. Não faz muito sentido um candidato presidencial, depois como se nada fosse, voltar para a televisão.”

Mas o show de Marcelo continua. A sua popularidade é tanta que ninguém resiste  – sejam ilustres desconhecidos ou atrizes/modelos, conhecidas por direito próprio – a registar um momento na companhia do comentador.

Foi o que fez a atriz Vanessa Martins, que encontrou Marcelo Rebelo de Sousa no festival Super Bock Super Rock, durante o concerto de Sting, no dia 16 de julho, e postou a foto do encontro na sua conta no Instagram:

Ou a atriz Ana Sofia Martins que mostrou, na sua conta no Facebook, o professor a dar uns passos de dança no concerto do grupo HMB, nas Festas do Mar, em Cascais, no dia 28 de agosto:

http://www.tvi.iol.pt/programa/cristina/55f310140cf244f583cbabbf/videos/--/cristina--videos/video/55fb0dbf0cf2acddf053ffa3/1

Marcelo vai a (quase) todas as festas, incluindo a do Avante, onde esteve no sábado, dia 5 de setembro.

“Acho que não foi inocente, a sua ida à ‘Festa do Avante!’”, comentou Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, em entrevista à agência Lusa a 11 de setembro, onde afirmou que não será o candidato comunista à Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, por sua vez, frisou que em tempo de legislativas, esta foi mais uma das suas inúmeras visitas à festa comunista:

[jwplatform vvfYP6IK]

Na semana passada, o comentador esteve na TVI durante a tarde, como convidado da apresentadora Fátima Lopes. ‘A Tarde é Sua’ é um dos talk shows mais vistos em Portugal (a par do Querida Júlia, de Júlia Pinheiro).

Antes, também já tinha estado na estação de Carnaxide, em junho, no programa ‘Alta Definição’ a responder à fatídica pergunta: “O que dizem os seus olhos?”. O apresentador, Daniel Oliveira, tem fama de pôr os entrevistados a chorar – e Marcelo lá chorou.

Além de aparecer todos os domingos no horário nobre da TVI, a fazer o comentário político de maior audiência televisiva, Marcelo continua estrada fora a distribuir abraços, selfies e dois dedos de conversa com quem o quiser ouvir. Espreite na nossa fotogaleria (em cima) para ver o roteiro completo dos eventos de Marcelo.

Ao Observador, o professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e ex-presidente do PSD explica que tem ido a festas onde sempre costuma ir, tirando a Feira da Agricultura, que não visitava “há uns sete anos”. “O que há de novo é que as pessoas estão mais atentas ao que faço e fala-se mais do meu nome para outras aventuras”, explicou, dizendo que o convite de Fátima Lopes e Cristina Ferreira para ir aos seus programas era já muito antigo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora