Este ano, a história não se repetiu. A primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior quebra a tendência dos últimos dois anos — em 2022, pelo segundo ano consecutivo, registou-se o segundo valor mais alto de sempre de novos estudantes colocados nesta fase (49.806 colocados) — e regista uma ligeira diminuição. Entraram nas universidades e politécnicos 49.438 novos estudantes, o que representa um decréscimo de 0,7%.
O número de candidaturas a esta fase também diminuiu em relação ao ano passado — este ano foram pouco mais de 59 mil alunos, enquanto em 2022 tinham sido mais de 61 mil. E esta diminuição de 4% também ajuda a explicar o aumento da taxa de colocação, que este ano se fixou nos 84%. Ou seja, menos candidatos, mais colocados em percentagem, já que o universo é menor.
Comparando com os dados do ano passado, este concurso teve mais alunos a conseguirem ficar na primeira opção — 56% entraram na primeira opção este ano e, no ano passado, a percentagem fixou-se nos 52%. Depois, 20% ficaram na segunda opção e 11% na terceira. Significa isto que, feitas as contas, 87% dos candidatos colocados ficaram nas três primeiras opções — no ano passado foram 84% e, em 2021, 82%.
Como tem sido habitual, os candidatos colocados na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior começaram a receber o respetivo email ou SMS ao início da tarde deste sábado. As informações sobre as colocações estão também disponíveis no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e pode também consultar a tabela que o Observador disponibiliza para saber qual foi a nota de entrada do último candidato no curso pretendido.
A partir da próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, e até ao dia 5 de setembro, os estudantes podem submeter a sua candidatura para a segunda fase. Das 54.363 vagas disponíveis na primeira fase, sobraram 5.212 lugares para a próxima fase.
Na tabela que o Observador disponibiliza pode pesquisar o curso pretendido e ver qual foi a nota de entrada do último candidato.
[O gráfico é interativo. Pode pesquisar no campo indicado ou escolher outra ordenação clicando nas setas do cabeçalho.]