Índice

    Índice

Já houve uma altura em que fazer uma chamada de Skype era sinónimo de fazer uma videochamada. Atualmente, não é assim. O Zoom está a tornar-se o líder inquestionável deste mercado. É fácil de usar e está presente na maioria dos sistemas operativos. Por causa disso, numa época de isolamento social, passou de 10 milhões de utilizadores para 200 milhões. Com isso, surgiram problemas relacionados com a privacidade dos utilizadores. Há processos em tribunal, investigações a decorrer e o criador, Eric S. Yuan, já afirmou: “Errei“. Prometeu colmatar as falhas (o que já está a ser feito). No entanto, fez olhar para outras opções disponíveis.

[Ouça aqui a rubrica de tecnologia sobre a polémica do Zoom]

Preocupado com o Zoom? Há outras apps de vídeo

Seja a Google, o Facebook, a Microsoft, a Apple ou a Amazon, o que não falta atualmente são serviços de videochamadas. Há gratuitos, que levantam mais questões de privacidade; os pagos, que levantam menos questões, mas o custo é mais visível; e os com funcionalidades pagas e gratuitas, que criam um cinzento de dúvidas sobre que dados é que são utilizados. Há serviços que são bons para ligar a uma só pessoa, aqueles que são bons para chamadas com amigos e os que são a prova de que o teletrabalho pode funcionar. Se procura alternativas ao Zoom, deixamos-lhe 17 opções que pode usar.

Messenger

O Messenger tem várias opções de filtros para vieochamadas.

O Messenger é o chat interno do Facebook. Ou seja, é a plataforma para um utilizador conversar com os amigos que tem na rede social. Permite fazer conversas de texto e, obviamente, videochamadas. Recentemente, e num ataque direto à concorrência, esta ferramenta da rede social criada por Mark Zuckerberg passou a estar disponível também para computadores como app própria (antes só dava para utilizar nestes aparelhos através de browsers). O serviço é gratuito. Contudo, é importante não esquecer que, por causa disso, o Facebook utiliza os dados para melhorar os anúncios que vende.

Para que tipo de videochamadas é útil?

O Messenger é a ferramenta mais adequadas para quem quer fazer videochamadas pessoais com amigos que já tem no Facebook. Tem um defeito, a app é, por vezes, lenta.

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de internet, Windows, macOS, iOS e Android

O que significa cada plataforma em que posso instalar?

Mostrar Esconder

Em cada um dos serviços que permitem fazer videochamadas dizemos em que sistemas operativos podem ser instalados. Deixamos esta legenda para descomplicar os significados caso tenha dúvidas:

“Navegadores de internet”: Os principais browser para aceder a sites nos computadores, como o Google Chrome, o Firefox, o Safari ou o Microsoft Edge.

“Windows”: O sistema operativo mais comum para computadores. A maioria dos portáteis e computadores de secretária têm este software, sejam Asus, Dell, HP, entre outras marcas.

“macOS”: Este é o sistema operativo dos computadores da Apple, também conhecidos como “Mac”, um dimininutivo para “Macintosh”.

“Linux”: Se utiliza o sistema operativo da Linux não precisa desta explicação

“iOS”: O sistema operativo para dispositivos móveis da Apple, os iPhone e os iPad (estes últimos tablets já utilizam um iPadOS, mas ainda é bastante semelhante ao iOS e tem as mesmas aplicações).

“Android”: O sistema operativo móvel da Google, utilizado na maioria dos smartphones e tablets.

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até oito pessoas.

WhatsApp

[Recentemente, o WhatsApp lançou um modo escuro para facilitar a uilização em ambientes com pouca luz]

O WhatsApp é uma plataforma de chat de mensagens online que utiliza como base o número de telemóvel do utilizador. A aplicação é detida pelo Facebook — sim, a empresa de Mark Zuckerberg tem até plataformas que concorrem entre si — e é o serviço de mensagens mais utilizado em todo o mundo. O sistema utiliza encriptação para proteger as mensagens. Ou seja, só dá para ver as mensagens no dispositivo. É totalmente gratuito.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Para qualquer pessoa que queira fazer uma videochamada através de um smartphone. Praticamente toda a gente tem esta app e as videochamadas, por norma, têm boa qualidade e são fáceis de fazer. Só há um defeito, não dá para usar a app para computador para fazer videochamadas.

Sabe fazer videochamadas em grupo no WhatsApp? Tire aqui a suas dúvidas

Está disponível para que plataformas?

iOS e Android

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até quatro pessoas.

Instagram Direct

O Direct é a aplicação interna de mensagens do Instagram

À semelhança do Facebook, o Instagram, outra rede social que é detida pela empresa de Mark Zuckerberg, tem também um serviço interno de mensagens. O público desta plataforma é cada vez menos jovem (culpe-se o concorrente Tik Tok). Contudo, o chat do Instagram, que em Portugal tem uma app dedicada, permite também fazer videochamadas. Há filtros como nas stories, mas acaba por ser um irmão do Messenger bastante semelhante.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Para videochamadas com seguidores e amigos que se tenha no Instagram. Atenção, este serviço é a pensar nos mais jovens: só para usar nos smartphones.

Está disponível para que plataformas?

iOS e Android

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até seis pessoas.

WorkPlace

[O Workplace é o software do Facebook para comunicação interna em organizações]

O WorkPlace é o serviço do Facebook que concorre com o Microsoft Teams e com o Slack. Não é preciso ter conta na rede social para o usar e o foco é trabalho. Na prática, é um Facebook só para a empresa que o contratar. Por causa disso, tem uma plataforma interna de videochamadas. Contudo, ao contrário do Facebook, este serviço é pago, apesar de ter uma versão de teste gratuita.

Para que tipo de videochamadas é útil?

A empresa em que trabalha utiliza o WorkPlace? Se a resposta é sim, é para essas videochamadas.

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de internet, Windows, macOS, iOS e Android

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 50 pessoas, mas não dá para ver todos em simultâneo.

Skype

[O Skype tem perdido tração para outras opções no mercado para videochamadas]

Longe vão os dias do monopólio do Skype para videochamadas, mas o serviço detido pela Microsoft (desde 2011) está aqui para as curvas. É o que está disponível para mais plataformas e continua a permitir fazer chamadas para a rede fixa de telefones. Apesar de a concorrência já ter o mesmo nível de qualidade, o Skype continua a ser das plataformas mais resilientes.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Qualquer tipo, desde que se utilize ferramentas Microsoft. O Skype continua a exigir que pelo menos uma pessoa tenha uma conta da empresa (Outlook, Hotmail, etc.).

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de internet, Windows, macOS, Linux, iOS, Android, Hololens e XboxOne

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 50 pessoas.

Microsoft Teams

[O Teams é o software da Microsoft para comunicação interna dentro de organizações]

Quando se fala em videochamadas o Zoom pode ter crescido devido à pandemia, mas há outras empresas que também ganharam valor. Referimo-nos à Microsoft e ao Teams, a ferramenta de teletrabalho da empresa criada por Bill Gates. À semelhança da concorrência, como o Slack ou o Workplace, este serviço tem uma plataforma interna para videochamadas que facilita quando é preciso fazer reuniões à distância. Durante a fase da pandemia, o serviço é gratuito.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Se utilizar o Microsoft Teams, esta é a opção mais simples para fazer videochamadas com pessoas que também o usem. Além disso, a Microsoft tem investido nesta ferramenta para ser utilizada também por alunos e professores para o ensino à distância.

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de internet, Windows, macOS, Linux, iOS e Android

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 250 pessoas (versão paga), 50 (versão gratuita). Contudo, não dá para ver todos os participantes ao mesmo tempo. Para já, dá para ver apenas quatro, mas o número vai subir para nove no final de abril.

Slack

[O Slack é uma das ferramentas mais conhecidas para comunicação interna dentro das empresas]

O Slack foi uma das primeira ferramentas de comunicação digital interna para empresas a ganhar bastante sucesso. Quando foi lançado, em 2013, foi dos primeiros a criar mecanismos de equipas e salas de chat para os funcionários poderem falar mais facilmente. Atualmente, também oferece videochamadas. Contudo, este serviço é pago, à semelhança de outros softwares profissionais.

Para que tipo de videochamadas é útil?

O Slack é bom para conversas de trabalho entre colegas e é uma boa ferramenta profissional. Contudo, para videochamadas, mesmo se tiver o Slack, não é a melhor solução.

Está disponível para que plataformas?

As videochamadas estão disponíveis apenas para computadores de secretária. Esta plataforma oferece, por isso, integração com outros serviços, como o Zoom ou Skype.

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 15 pessoas.

Google Hangouts (ou Google Meet)

O Gmail é o serviço de correio eletrónico para quem tem contas da Google. Já o Hangouts Meet é o serviço de videochamadas da mesma empresa quando um email pode ser demasiado formal. Para haver maior distinção entre apps, a Google mudou na passada quarta-feira o nome desta plataforma: antes, chamava-se Google Hangout Meet, agora vai ser só Google Meet (sim, a sério). Na prática, é mais uma das plataformas em que fica automaticamente registado quando cria o Gmail, além do YouTube, do Google Play, entre outros serviços. Se a sua empresa utilizar o G Suite, o serviço da Google para organizações, há mais opções para este serviço. A aplicação permite falar facilmente por videochamadas com os contactos Google que tem na sua lista. Com a pandemia, a Google diz que tem tido dois milhões de utilizadores novos por dia.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Para quem gosta mesmo de utilizar as ferramentas da Google com pessoas que também gostam mesmo de utilizar ferramentas da mesma empresa. Se costuma ter o Gmail sempre aberto, é uma solução prática.

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de internet, iOS e Android

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 25 pessoas na versão gratuita e até 150 ou 250 participantes para utilizadores do G Suites (depende do pacote).

Google Duo

[O Google Duo é a aplicação nativa de videochamadas para dispositivos Android]

Esperem, mas não falámos já do Hangouts? A Google, como o Facebook, tem mais do que um serviço? Se as perguntas que fez foram estas, as respostas são sim e sim. A Google chama ao duo “a app simples para videochamadas” e está para esta empresa da mesma maneira que o Messenger está para o Facebook. Na prática, é mais uma app que deve ter no smartphone (se for Android) que permite falar com contactos de telemóvel que tenham a mesma aplicação.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Para chamadas em que a qualidade num dispositivo móvel é a resposta e a outra pessoa também tem o Google Duo.

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de internet (menos o Microsoft Edge), iOS e Android.

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 12 pessoas.

Facetime

[O Facetime foi a principal estrela de um episódio inteiro da série Modern Family na sexta temporada]

Este é o serviço de eleição de videochamadas para quem utiliza software da Apple. É, teoricamente, dos mais seguros. Contudo, já teve problemas. Se tem um computador MacBook ou utiliza um iPad ou um iPhone, e quer falar com pessoas que também tenham, o Facetime é dos serviços que há mais anos tem dado prova de funcionar sem problemas.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Para videochamadas com pessoas que utilizem aparelhos da Apple, e se for uma dessas pessoas também.

Está disponível para que plataformas?

iOS e macOS

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 32 pessoas.

Amazon Chime

[O Amazon Chime é direcionado para empresas]

O Amazon Chime é o serviço de comunicações da Amazon para empresas. É pago, mas tem como base os servidores da Amazon Web Services, também parte da organização liderada por Jeff Bezos.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Este é mais um daqueles casos: a empresa na qual trabalha utiliza o Chime? Então utilize-o para videochamadas de trabalho.

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de internet (com app para Google Chrome), Windows, macOS, iOS e Android

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 16 pessoas num desktop ou até 8 pessoas num dispositivo móvel.

Viber

[O Viber é o principal concorrente do WhatsApp]

Que não se diga que o WhatsApp não tem rivais: há o Viber. Inicialmente lançado em 2010, este serviço detido pela empresa japonesa Rakuten já teve uma maior presença no mercado. Contudo, nalguns países ultrapassa a plataforma detida pelo Facebook, como na Rússia e na Ucrania.

Para que tipo de videochamadas é útil?

A pergunta devia ser: tem amigos russos ou ucranianos e quer fazer videochamadas com eles? Utilize o Viber.

Está disponível para que plataformas?

Windows, macOS, Linux, iOS e Android

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 20 pessoas.

GoToMeeting

[O GoToMeeting funciona de maneira muito semelhante ao Zoom]

O GoToMeeting é um concorrente direto do Zoom. Tem uma versão paga e uma gratuita e as funcionalidades são muito semelhantes. Pode não ter tantas opções, mas é um dos serviços para webinars (videoconferências com muitos utilizadores) mais utilizados.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Qualquer uma que fosse fazer pelo Zoom e não queira fazer por esse software. Se a empresa em que está pagar por este serviço, use-o.

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de internet Google Chrome e Microsoft Edge, Windows, macOS, iOS e Android

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 25 participantes em câmara. Contudo, depende do plano contratado. Mas até dois mil podem estar a assistir (sem câmara).

WebEx

[O WebEx é, de certa forma, o pai do Zoom. Foi a trabalhar nesta plataforma que o criador, Eric S. Yuan, teve a ideia para criar o Zoom]

O Webex, da Cisco, é outro serviço bastante semelhante ao Zoom. Se calhar até demasiado semelhante. Porquê? É a plataforma na qual Eric S. Yuan, criador do Zoom, trabalhava. Depois de não ter conseguido melhorar o serviço por, segundo conta, a Cisco não lhe ter dado espaço para isso, lançou o Zoom. Contudo, o Webex continua a existir e é um dos softwares de videoconferência que está há mais anos no mercado. Para aceder a todas as opções é necessário pagar.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Se tem acesso ao WebEx, é uma boa ferramenta para videoconferências.

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de internet (browsers), macOS, Windows, Android, iOS

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

A resposta não é fácil segundo o site da plataforma. Depende de plano para plano, há opção gratuita permite até 100, há opções até três mil, mas é para eventos.

Discord

O Discord está a tornar-se cada vez mais popular entre jogadores.

Esta ferramenta é a mais populares entre pessoas que jogam jogos online. Imagine que quer jogar um jogo de corridas enquanto fala com amigos com todos a ver o mesmo jogo à distância? O Discord é pensado para estas situações. É gratuito e pensado principalmente para conversas em grupo por escrito. Contudo, a opção de videoconferência é cada vez mais utilizada.

Para que tipo de videochamadas é útil?

Para quem quer jogar jogos no computador e quer partilhar a experiência com outras pessoas.

Está disponível para que plataformas?

Navegadores de Internet, macOS, Windows, Linux, iOS e Android

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 50 (durante a pandemia, normalmente é 10).

Houseparty

[Em 2019, o Houseparty ganhou visibilidade devido a uma parceria com a comediante Ellen Degeneres. Neste vídeo, as artistas mostram como se joga Heads Up através da app]

Antes de falamos todos no Zoom, a pandemia pôs o mundo a falar do Houseparty. É uma rede social para videochamadas com a possibilidade de se poder jogar jogos dentro da plataforma com amigos. É fácil de usar e de entrar nas conversas, mas tem um problema: desde que foi partilhada em massa uma mensagem falsa a afirmar que esta rede tinha problemas de privacidade, foi desinstalada tão rapidamente quanto foi instalada.

Passámos um fim de semana a testar o Houseparty. Percebemos a ideia, mas preferimos o Skype

Para que tipo de videochamadas é útil?

Para conversas mais informais com amigos quando o objetivo é só passar o tempo.

Está disponível para que plataformas?

Google Chrome, macOS, iOS e Android.

Houseparty dá um milhão de dólares a quem souber como começou “campanha de difamação”

Dá para quantas pessoas ao mesmo tempo em cada chamada?

Até 8 pessoas.