1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Entre Trump, Bolsonaro e Pinto da Costa, Américo Aguiar avisou AD sobre populismos: "Sem esperança qualquer um pode pegar no leme"

Bispo de Setúbal entrou na política por uma tarde, deixando recados à AD sobre a forma de lidar com populismos e parecendo alinhar com a AD sobre imigração. Defendeu a ministra da Saúde.

Era a carta fora do baralho no elenco convidado para as jornadas parlamentares da Aliança Democrática e trouxe mesmo um (longo) discurso, em muitos momentos, surpreendente. Entre referências e citações de Donald Trump, Jair Bolsonaro, Jorge Nuno Pinto da Costa ou Felipe Scolari, o cardeal Américo Aguiar fez uma intervenção no seu estilo descontraído em que deixou avisos sobre populismos e deu algum respaldo às políticas de imigração da AD — assim como à ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Antes do início da intervenção, o bispo de Setúbal distribuiu até pela plateia um livro com documentos sobre o processo sinodal de 2021 a 2023, e arrancou a intervenção lembrando lições de compaixão pelo “próximo” tiradas do Evangelho. Mas depressa se meteu na política, sem pudores em falar de temas da atualidade e em deixar avisos e conselhos à governação da AD.

Desde logo, num dos temas mais divisivos da atualidade — o da imigração –, Américo Aguiar sugeriu que concorda com a filosofia de “imigração regulada” descrita pela AD, considerando que neste dossiê Portugal está “no fio da navalha”. “Criámos a expectativa, não temos capacidade de corresponder e estamos a desrespeitar a dignidade dessas pessoas”, argumentou, fazendo o paralelo com um caso em que alguém quer receber mil pessoas em casa, apesar de só ter capacidade para vinte.

Pediu que os imigrantes que o país recebe efetivamente sejam bem acolhidos — “gostava de que a situação fosse acolhida com amor, e algum interesse”, tendo em conta as necessidades da economia — e deixou uma crítica implícita ao Chega, por ter usado nomes de crianças estrangeiras no Parlamento: o cardeal, que até fica “divertidíssimo”, durante os crismas, a reparar na diversidade de nomes que encontra, disse que “pontualmente” pode ser verdade que haja algum aluno sem escola por causa de vagas para imigrantes, mas não é assim que se resolve o problema — e aconselhou a AD a assegurar uma formação eficaz de língua portuguesa, argumentando que a barreira linguística cria desconfiança.

O discurso foi sempre na linha de olhar para os outros, neste caso os cidadãos comuns, e tentar compreendê-los e resolver-lhes os problemas, evitando que se virem para soluções populistas (ou não fosse o tema do discurso, que Hugo Soares explicou que daria latitude ao cardeal para “dizer o que bem entendesse”, “não deixar ninguém para trás”).

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

“Estou convencido de que andamos todos a trabalhar para o mesmo quando falamos do bem comum, independentemente do partido e das ideologias”, começou por dizer, lembrando o “amigo” Jorge Nuno Pinto da Costa para dizer que “opinião pública e publicada” não são a mesma coisa (uma referência que Hugo Soares e o Governo, que tanto protestam contra a “bolha mediática”, terão apreciado), e transmitiu uma ideia: quando o cidadão tem a perceção de que o dia a dia no Parlamento “não tem nada a ver com a sua vida e que a malta ainda lhe estraga a vida”, isso leva-o a “desertar” e procurar quem faça eco dos seus problemas, acreditando que outros podem merecer a sua confiança.

“Dizem que o Presidente Trump, na sua primeira eleição, sempre que fazia um comício falava dos problemas daquele estado e as pessoas ficavam maravilhadas, porque sabia que naquela terra havia um semáforo avariado”, recordou. “Às vezes falta-nos isso. Falta que as prioridades sejam menos discussão ideológica”. Mais uma referência: “Como diz Bolsonaro, sobra mês no fim do salário”. (A menção a outro brasileiro, Felipe Scolari, foi para dizer que enquanto selecionador nacional devolveu o orgulho dos portugueses em cantar o hino).

Aqui, Américo Aguiar sugeriu que a solução passa por encontrar consensos políticos para que as reformas existam e os problemas tenham resposta. Desde logo quando o tema é pobreza: “Quantas vezes já ouvi os pactos da Justiça, da Educação… Tenho a sensação de que mudam os ciclos e mudam as coisas. Os povos não podem esperar”, apelou. “Temos de fazer tudo ao alcance para que a máquina do Estado possa corresponder e que nenhum português se deite sem uma refeição, sem os mínimos dos mínimos”.

Dentro das muitas preocupações que enumerou incluiu ainda o estado das prisões portuguesas, digno do que vê nos “filmes” sobre “prisões de África ou da América Latina”, ou a “estabilidade” dada às IPSS e misericórdias. E chegou a lançar uma farpa sobre a troika, brevemente, dizendo que esses tempos ainda ocupam a memória de muitos portugueses.

Mostrando-se alinhado com a AD em vários temas, como a intervenção dos privados na Saúde, Américo Aguiar pareceu ainda defender a ministra da Saúde. “Andar a pedir todos os dias demissões é uma coisa que chateia”. Disse acreditar que nenhum dos ministros fez asneiras “de propósito”, mas que o cidadão comum “fica chateado”, citando agora um sketch muito popular dos Gato Fedorento. O resumo: “O cidadão não tem esperança de que alguma coisa possa mudar, e quando não temos esperança qualquer um pode tomar conta da barca”.

Admitindo que não percebe muito de Saúde, o cardeal defendeu ainda assim que com os recursos que existem não é possível ter todas as urgências abertas e é preciso consensos para resolver o problema do cidadão. “Isto tudo junto é um molotov, uma receita que alguns até podem ajudar a fazer, para que estoure”, acrescentou, em mais um aviso dirigido a quem legisla e governa.

O cardeal quis ainda lamentar a “globalização da indiferença”, comparando a indiferença que sente que existe pela situação da Ucrânia como a que chegou a existir durante o Holocausto, e falou da situação no Médio Oriente, “Terra Santa”: “é “inaceitável o que se passa para os povos que lá vivem, seja de A ou B”.  “O 7 de outubro não devia ter acontecido, ponto final. Mas depois tudo o que aconteceu já nos passou da mão e do coração. Dá a sensação de que o mundo não tem regulador”. E o “polícia” EUA tem a esquadra “desamparada”, ironizou.

Ao longo da hora e meia em que falou e respondeu aos deputados, Américo Aguiar ainda conseguiu revelar um pouco sobre o conclave em que foi escolhido o Papa Leão XIV (adiantou que não é nada parecido com o filme “Conclave”, que estreou no final do ano passado), admitir o nervosismo que sentiu durante a Jornada Mundial da Juventude e lamentar a “falta de pedagogia” na política (“toma-se uma decisão, mas ninguém explica ao tuga”). Uma tarde cheia.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.