Índice

    Índice

Do gás natural para a eletricidade, um salto que encaixa na transição energética, mas que no caso da renovação da frota da Transtejo encalhou por duas vezes.

Um primeiro concurso para a compra de navios a gás natural foi lançado e cancelado em 2019, por ausência de propostas. Previa as entregas em 2021.

O atual concurso para navios elétricos foi lançado em janeiro de 2020 e adjudicado em outubro desse ano, mas só produziu efeitos em 2021 devido à impugnação de um concorrente. Nessa altura a estimativa era de que as unidades começassem a chegar em abril de 2022, a mais recente apontava para o final deste ano. E agora nem sequer há certeza de que esse contrato possa ser executado depois de o Tribunal de Contas (TdC) ter recusado dar o visto prévio à compra de nove conjuntos de baterias. Sem este contrato, a operação, como notam os juízes que assinam o acórdão, é comparável a “comprar um carro sem motor, uma mota sem rodas ou uma bicicleta sem pedais”, feitas as “ditas adaptações”.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.