O escândalo sexual que envolve o cantor e produtor P. Diddy — acusado de crimes de assédio sexual e violação — continua a dar que falar e a envolver inúmeras celebridades. Desta vez, o alvo foi Oprah Winfrey. Nas redes sociais, circula uma publicação com milhares de reações, que sugere que a apresentadora de televisão “fugiu dos Estados Unidos” depois de terem sido divulgadas evidências, pelo FBI, de um possível envolvimento no caso.

No vídeo, com mais de 20 minutos, é alegado que Oprah Winfrey, rainha dos talk shows norte-americanos, é agora uma fugitiva e não há quem a encontre: “Os boatos começaram quando se descobriu que o cantor guardava vídeos secretos onde apareciam celebridades em situações comprometedoras. Quem aparecia nesses vídeos? Aparentemente, Oprah ofereceu 75 milhões de dólares pelos registos.”

Os sucessos, as polémicas, as acusações e a prisão: ascensão e queda de um magnata chamado Sean “Diddy” Combs

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A apresentadora é então apontada por andar “a gastar milhões de euros” para esconder a verdade — ou seja, um alegado envolvimento no escândalo —, depois de também terem sido lançadas suspeitas — nas mesmas redes sociais — em relação a artistas como Jay-Z e Beyoncé, mas que nunca se comprovaram.

Nesta publicação, é mesmo dito que Oprah “tem sido bastante procurada [pelo FBI] e é acusada de coisas sérias”. Também os amigos da apresentadora terão desaparecido ou mantiveram-se em silêncio depois da “fuga”. O vídeo em causa já foi visualizado mais de um milhão de vezes. No entanto, não foi citada qualquer fonte para fundamentar as alegações produzidas.

É percetível que as acusações proferidas neste vídeo são falsas, começando logo pela descrição do próprio canal que o divulgou, em que é referido que os conteúdos produzidos consistem em expressões ou opiniões não verificadas por fontes independentes e que estão em causa meras especulações, havendo mesmo lugar para alguns “exageros”. Além disso, não é demonstrada qualquer evidência que sugira sequer que Oprah terá fugido. No mesmo sentido, na imprensa norte-americana, não foi encontrado qualquer artigo nos jornais reconhecidos que contenha qualquer tipo de informação do género — o que seria expectável caso a apresentadora mais conhecida dos Estados Unidos estivesse envolvida num caso judicial com as repercussões mediáticos como o que visa Sean “Diddy” Combs.

Conclusão

É falso que o FBI tenha divulgado que Oprah Winfrey fugiu dos Estados Unidos na sequência do escândalo que envolveu P. Diddy. Não há qualquer informação oficial que indique que essa informação possa ser verdadeira e a página de internet que publicou o conteúdo assume que os registos que publica são baseados em meras opiniões sem qualquer confirmação da respetiva veracidade.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge