Uma publicação partilhada na rede social Facebook mostra Cristiano Ronaldo a distribuir pedaços de pão por crianças palestinianas num campo de refugiados. “Cristiano Ronaldo apoia a Palestina”, pode ler-se na publicação. Mas terá o internacional português ido ao terreno, demonstrando publicamente apoio ao povo palestiniano, numa altura em que o conflito entre Israel e o Hamas se arrasta?
Na foto em causa, o jogador português surge sorridente, envergando um cachecol com as cores da bandeira da Palestina (vermelho, verde e branco), enquanto distribui pão a um grupo de crianças palestinianas. Não é referida na publicação onde se localiza o campo de refugiados que Cristiano Ronaldo terá visitado. Segundo a BBC, há cerca de 1,5 milhões de palestinianos refugiados em mais de 50 campos criados não só na Faixa de Gaza e na Cisjordânia mas também na Jordânia, Líbano e Síria.
No entanto, não há qualquer registo — nem nas redes sociais de Cristiano Ronaldo nem na imprensa — que aponte para uma visita do internacional português a um campo de refugiados palestiniano. A imagem foi, por isso, manipulada.
Fact Check. Cristiano Ronaldo fez vídeo de apoio à Palestina?
Esta não é, de resto, a primeira vez que Ronaldo (vencedor do prémio de melhor jogador do mundo por cinco vezes) surge associado à causa palestiniana. No final de outubro do ano passado — quando já se começavam a sentir no terreno os efeitos da ofensiva armada israelita na Faixa de Gaza —, começou a circular nas redes sociais um vídeo adulterado de Cristiano Ronaldo, sugerindo apoio à Palestina. Na verdade, o vídeo fora gravado sete anos antes, em apoio às crianças afetadas pela guerra civil na Síria.
Fact Check. Cristiano Ronaldo tem a bandeira palestiniana tatuada nas costas?
Mais recentemente, começaram a circular posts com uma imagem em que Cristiano Ronaldo surge com a bandeira da Palestina tatuada nas costas — também ela uma imagem falsa, gerada digitalmente.
Conclusão
Não há qualquer notícia nem publicação oficial de Cristiano Ronaldo que refira que o internacional português visitou um campo de refugiados palestiniano. O jogador tem sido inúmeras vezes associado à ideia de que é um defensor da causa palestiniana, com a manipulação de imagens e criação de vídeos com o jogador do Al-Nassr.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.