Uma publicação de Facebook num grupo de ofertas de trabalho alega que os CTT abriram várias vagas, de carteiro a auxiliar de carga, com salários acima dos 2.000 euros. O autor submete também um link, onde é preciso fazer um registo, em que cada utilizador pode submeter a sua candidatura, caso esteja interessado. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que CTT estão a oferecer vários empregos com um salário acima dos dois mil euros. É falso.

Além deste link e da imagem com as várias ofertas de emprego — são, no total, doze — o autor ainda partilha uma frase inspiradora: “De nada adianta ter sonhos, se você não se empenhar em correr atrás.” Por outro lado, quando abrimos o link em questão, percebe-se que se trata de um site brasileiro (é possível identificar a referência “.br”, característica de sites da internet daquele país, da mesma forma que o “.pt” se refere a sites com origem em Portugal).

É verdade que, percorrendo o texto desse link, é proposto que sigamos para o site oficial dos CTT — mas para a secção de “Candidatura Espontânea”, que nada tem a ver com possíveis vagas de emprego que aquela empresa portuguesa de correios tenha disponíveis. Ou seja, à primeira vista, percebe-se que poderemos estar perante uma publicação falsa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre outros exemplos, a imagem partilhada no post faz referência a 10 vagas disponíveis para a função de carteiro, com um salário correspondente de 2.122 euros mensais; também é possível ver que existem, de acordo com a mesma imagem, 18 vagas disponíveis para o lugar de “Motorista CE”, caso em que os candidatos podem auferir um salário de 3.051 euros mensais (o mais elevado da lista); e, ainda, 13 vagas disponíveis para as funções de “Auxiliar de limpeza”, com um salário de 2.028 euros mensais.

A publicação não explicita se os valores apresentados são referentes a valores brutos ou líquidos. Também não refere em que zona do país poderiam ser ocupadas as supostas vagas disponíveis, considerando que os CTT são uma empresa com presença em todo o território nacional.

O Observador contactou a empresa de distribuição de correio, com o intuito de apurar se existem, de facto, disponíveis vagas de emprego com as características descritas na publicação. “Os CTT informam que a imagem em causa não é verdadeira e que todas as opções de oportunidades de carreira na empresa estão disponíveis no site oficial, através do link https://www.ctt.pt/grupo-ctt/carreiras/. Mais se acrescenta que os ditos ‘cargos’ e salários na tabela apresentada não correspondem aos CTT, tratando-se, possivelmente, de mais um caso de phishing para a obtenção de dados pessoais, utilizando de forma abusiva o nome da empresa”. A resposta confirma as suspeitas iniciais: trata-se de uma publicação fraudulenta que engana os utilizadores.

Segundo os CTT, como estes “esquemas fraudulentos” podem ser habituais, existe já, no site da empresa, uma secção para alertas de phishing que qualquer pessoa pode consultar para que possa detetar estes casos e agir em conformidade.

Conclusão

Não é verdade que os CTT, empresa portuguesa de correios, tenha disponibilizado várias vagas de emprego, de carteiro, motorista, auxiliar de entrega a motorista (B, C e CE), através do Facebook, com salários que ultrapassam os 2.000 euros. Trata-se de uma publicação fraudulenta e que foi desmentida ao Observador pelos CTT. Se qualquer pessoa quiser tentar a sua sorte nesta empresa, terá de recorrer, por exemplo, ao site oficial dos CTT e não a uma qualquer publicação de Facebook.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge