Não é a primeira vez que as imagens que alegadamente mostram o Presidente da Ucrânia a dançar a dança do ventre circulam nas redes sociais. Porém, o vídeo voltou a ser amplamente partilhado na última semana, após a viagem de Volodymyr Zelensky a Nova Iorque para discursar na Assembleia Geral da ONU.

“Zelensky percorreu realmente um longo caminho, de artista e bailarino a celebridade global, agora promovido pelo complexo militar-industrial, à medida que milhares de milhões de dólares são libertados em nome do povo americano”, lê-se numa das muitas publicações que têm sido partilhadas no Facebook e que acusam o líder ucraniano de ser “charlatão” e “vendedor de banha da cobra”.

Em 2006, quando ainda era ator e comediante, Zelensky venceu a versão ucraniana do programa Dança com as Estrelas. Se imagens das coreografias que dançou nessa altura estão disponíveis online e são verdadeiras, o mesmo não acontece com as que têm sido partilhadas este mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vídeo que aparenta mostrar Zelensky a dançar a dança do ventre foi manipulado para colocar o rosto do líder ucraniano num corpo que não é o seu. Na prática, pode ser considerado um deepfake, tecnologia que utiliza aprendizagem automática para, por exemplo, conseguir assumir a identidade de outra pessoa ou substituir rostos em imagens.

O vídeo original foi partilhado no dia 1 de junho deste ano no Instagram por Pablo Acosta, dançarino, professor e coreógrafo argentino. Ao Observador, em mensagens trocadas através do Instagram, Acosta confirma que é ele quem está a dançar nas imagens originais, que se tornaram virais depois de terem sido manipuladas: “O vídeo é meu. Tenho o vídeo completo. É da minha autoria”, garante o dançarino, atestando que o conteúdo original foi manipulado, transformando-o numa suposta atuação do Presidente ucraniano.

Conclusão

Vídeo mostra Volodymyr Zelensky a dançar dança do ventre? Não é verdade. As imagens, que foram originalmente partilhadas pelo coreógrafo argentino Pablo Acosta, foram manipuladas para colocar o rosto do Presidente ucraniano num corpo que não é o seu.

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge