Kamala Harris não disse que pretendia acabar com a rede social X se fosse eleita Presidente dos Estados Unidos numa entrevista em 2019, como afirmam publicações de redes sociais que se tornaram virais nos últimos dias. “Kamala diz que quer acabar com o X se ganhar”, lê-se em posts no Facebook, Instagram e Twitter.

A questão foi lançada nas redes sociais depois de o Supremo Tribunal Federal do Brasil ter determinado a suspensão da rede social X no país. Isto porque Elon Musk, dono da empresa, não cumpriu uma ordem para nomear, no prazo de 24 horas, um representante legal da plataforma no Brasil.

Starlink vai cumprir ordem judicial e bloquear acesso à rede social X no Brasil

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sequência da polémica, utilizadores de redes sociais recuperaram, então, declarações de Kamala Harris em 2019.

Na altura senadora e candidata a Presidente, nas eleições de 2020, Kamala sugeriu durante um debate a suspensão da conta de Twitter de Donald Trump, que ocupava à data o cargo de Presidente dos Estados Unidos.

Na entrevista pós-debate, na CNN Internacional, Kamala reiterou essa ideia. “Ele perdeu os privilégios e a conta dele devia ser removida”, disse. A posição teve muito eco na campanha presidencial da altura.

Em momento algum Kamala Harris prometeu eliminar o Twitter, hoje chamado X, se fosse eleita Presidente dos Estados Unidos. A democrata estava apenas a referir-se à conta de Donald Trump, no contexto de críticas à presidência do republicano.

Em 2019, foram várias as vezes que Kamala Harris criticou publicamente a forma como Donald Trump recorria ao Twitter para fazer publicações sobre a presidência norte-americana. “Não podemos levar a cabo a nossa diplomacia através de tweets“, dizia.

Conclui-se, assim, que as publicações de redes sociais que se tornaram virais nos últimos dias fazem assim uma extrapolação exagerada de uma entrevista antiga.

O Twitter acabaria, depois, por banir Donald Trump, que criou depois a própria rede social: a Truth Social.

Conclusão

Kamala Harris não prometeu acabar com a rede social X se fosse eleita Presidente dos Estados Unidos. Publicações virais recuperam uma entrevista de 2019 de quando a democrata era senadora e candidata a líder da Casa Branca. Nas declarações em questão, Kamala Harris apenas se refere à conta de Donald Trump, e não à rede social em geral.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge