Há mais uma polémica a envolver o nome de Olena Zelenska. Depois terem surgido informações falsas nas redes que davam conta de que a primeira-dama ucraniana teria gastado 40 mil euros em “compras de Natal” numa visita a Paris, desta vez a mulher de Volodymyr Zelensky é acusada de ter comprado um automóvel de luxo — um Bugatti Tourbillon — por 4 milhões de euros.

“A mulher de Zelensky comprou recentemente um Bugatti de 4 milhões de euros com o nosso dinheiro”, lê-se numa publicação das redes sociais, que alude à ajuda financeira que o Ocidente tem enviado para a Ucrânia e que seria gasto em bens de luxos por Olena Zelenska.

Como alegada prova da compra da primeira-dama ucraniana, a publicação mostra um recibo com todos os detalhes da compra (sendo que os valores estão descriminados), tal como a cor, os tapetes ou como o carro está decorado no interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste recibo, que inclui o logotipo da marca de automóveis de luxo, está realmente o nome de Olena Zelenska, tendo a suposta compra sido efetuada a 7 de junho de 2024. Mas há um pormenor que surpreende: a entrega do carro seria feita em Paris e não na Ucrânia, ou na Polónia.

O Centro de Combate à Desinformação ucraniano sinalizou, nas redes sociais, que “fontes” que divulgam “propaganda russa” estão a relatar uma “história falsa sobre a alegada compra de Zelenska de um Bugatti Tourbillon” de 4 milhões de euros.

Esta informação surgiu inicialmente no site francês veritecachee.fr. Este alegado jornal está identificado como sendo um portal que a Rússia utiliza em França para divulgar desinformação sobre a guerra na Ucrânia

A empresa de segurança cibernética Recorded Future divulgou um relatório que explica os mecanismos usados por Moscovo, identificando o site veritecachee.fr como uma maneira de divulgar notícias falsas pelo Kremlin em território francês.

Para além disso, a concessionária Bugatti em Paris, designado grupo Car Lovers, reagiu oficialmente à polémica nas redes sociais. E desmentiu todas as informações que davam conta de que Olena Zelenska teria comprado o carro. “O grupo Car Lovers nega veementemente tanto a existência da transação como, por conseguinte, a existência deste recibo.”

Mais: a empresa realça que faltam algumas “informações legais obrigatórias” no recibo e o “preço do carro está incorreto, o preço dos detalhes e descrições são imprecisos e inconscientes”.

“O Grupo Car Lovers já levou a tribunal os factos acima referidos, apresentando queixa-crime por falsificação, uso de falsificação, roubo de identidade e difamação”, informa ainda a marca, que denuncia “veementemente esta campanha de desinformação”.

Conclusão

Olena Zelenska não comprou qualquer Bugatti Tourbillon e não gastou dinheiro enviado pelo Ocidente para adquirir o automóvel de luxo. Esta informação partiu de um portal que difunde propaganda russa, tendo sido desmentida não só pela Ucrânia, como também pela marca de carros.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge