Circula no Facebook uma publicação que alega que o Papa Francisco “sofreu uma doença” e que já caiu duas vezes vezes este mês. “O Papa Francisco tem apenas um pulmão porque o outro foi removido devido a infeções. Ele precisa de mais de nossas orações do que nunca”, explica o post, que apela aos fiéis para que rezem pelo Santo Padre.

A ilustrar as afirmações estão duas imagens que mostram o Papa a cair durante a Eucaristia. As fotografias são verdadeiras, mas uma pesquisa no Google permite concluir que foram tiradas em julho de 2016, durante uma missa de celebração dos 1.050 anos do batismo da Polónia, e não em 2020 como o post alega.

Uma das publicações que refere que “o Papa Francisco precisa das nossas orações” porque está doente

De acordo com a Euronews, o Papa tropeçou num degrau enquanto abençoava o altar no início de uma missa celebrada ao ar livre no mosteiro de Jasna Góra, um local de peregrinação na localidade de Częstochowa, no sul a Polónia. Francisco estava então a realizar uma visita de cinco dias ao país para assinalar o Dia Mundial da Juventude, no dia 28 de julho. A queda foi noticiada no mundo inteiro.

O Santo Padre explicou dias depois, na viagem de regresso a Roma, que “estava a olhar para [uma imagem] da Virgem” e que não viu “o degrau” que estava à sua frente. O porta-voz do Vaticano garantiu que o Papa estava “bem”. Também o arcebispo de Częstochowa, Waclaw Depo, defendeu que o Pontífice estava “bem de saúde. Ele nem sequer se queixou. Nunca disse uma palavra”, afirmou, acrescentando que a “homilia mostrou que o Papa tem força e que essa força vem das pessoas”, citou a agência de notícias Associated Press.

Não existem notícias recentes de que o Papa esteja doente. É, no entanto, verdade que Francisco só tem um pulmão. Um dos seus pulmões teve de ser removido devido a uma infeção quando era adolescente.

Conclusão

O Papa Francisco não está doente nem caiu duas vezes durante este mês. As imagens que ilustram o post que está a ser atualmente partilhado no Facebook, e que é igual a um que circulava em inglês no final do ano passado, são de julho de 2016, quando o Papa celebra uma missa ao ar livre no mosteiro de Jasna Góra, um local de peregrinação em Częstochowa, no sul da Polónia. Francisco ter-se-á distraído a olhar para a imagem da Virgem e não terá reparado no degrau que estava à sua frente. O porta-voz do Vaticano garantiu na altura que o Santo Padre estava “bem”.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

De acordo com o sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota 1: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook.

Nota 2: O Observador faz parte da Aliança CoronaVirusFacts / DatosCoronaVirus, um grupo que junta mais de 100 fact-checkers que combatem a desinformação relacionada com a pandemia da COVID-19. Leia mais sobre esta aliança aqui.

IFCN Badge