Um homem a andar de moto naquilo que parece ser uma prisão e uma alegação que faz eco nas redes sociais: P. Diddy prova que se pode comprar tudo, mesmo para quem está atrás das grades. Outra publicação do mesmo género vai no mesmo sentido: o rapper norte-americano a mostrar que dá para viver uma boa vida quando se está detido.

No curto vídeo vê-se um homem a dar voltas naquele espaço, livremente e sem ser interrompido por qualquer autoridade, mas a imagem não permite perceber com certeza se se trata ou não de Sean “Diddy” Combs. Fica a dúvida, que é dissipada rapidamente através de uma pesquisa pela publicação original do vídeo no Instagram.

Esse vídeo foi partilhado inicialmente na página do utilizador “Mr.gotdamnit_”, no dia 25 de fevereiro de 2024, com a descrição “Can you do this in your prison?” (“Podes fazer isto na tua prisão?, em português”) e conta com mais de 17 mil gostos. Não acrescenta qualquer informação, nem o local nem a pessoa que está em cima da moto, pelo que não se sugere sequer que é o artista norte-americano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dúvidas à parte, a data da publicação é esclarecedora, já que o vídeo foi partilhado a 25 de fevereiro e Sean “Diddy” Combs foi detido, nos EUA, no dia 16 de setembro deste ano, acusado pelo Ministério Público de tráfico sexual, extorsão e outros crimes. Desta forma, era impossível o rapper norte-americano estar na prisão a andar de moto no segundo mês do ano quando só foi detido em setembro — pelo que a publicação em causa é falsa e foi descontextualizada para dar a entender que se tratava de P. Diddy quando o protagonista do vídeo era outra pessoa.

O rapper norte-americano continua detido porque o juiz já recusou por várias vezes que saia da prisão com uma fiança por considerar que é uma pessoa violenta e que a “comunidade” não estará segura com Sean Combs à solta.

Os sucessos, as polémicas, as acusações e a prisão: ascensão e queda de um magnata chamado Sean “Diddy” Combs

Conclusão

A data da publicação original é a prova clara de que o rapper norte-americano conhecido como P. Diddy não é o condutor da moto no interior de uma prisão. O vídeo foi partilhado originalmente em fevereiro de 2024, enquanto o artista foi detido em setembro. É, por isso, impossível que se trate de Sean Combs, o que significa que a mensagem foi manipulada para parecer algo que não é verdadeiro.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge