Histórico de atualizações
  • Bom dia. Encerramos por aqui o liveblog de domingo. Pode continuar a acompanhar as notícias mais relevantes sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal e no mundo no Observador (aqui).

    Agendamento aberto para vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos em exclusivo nos dias 5 e 6 de fevereiro

  • Impedida de voltar a casa, devido à Covid, jornalista neozelandesa grávida pediu refúgio aos talibãs

    Impedida de voltar à Nova Zelândia, devido às restrições Covid, e sem visto para permanecer na Europa, Charlotte Bellis pediu refúgio aos talibãs e voltou para o Afeganistão, onde tinha trabalhado.

    Impedida de voltar a casa, devido à Covid, jornalista neozelandesa grávida pediu refúgio aos talibãs

  • Impedida de voltar para casa, por causa das restrições da Covid, jornalista neozelandesa grávida pediu refúgio aos talibãs

    Impedida de entrar na Nova Zelândia, graças às restrições Covid, e sem visto para permanecer na Europa, Charlotte Bellis pediu refúgio aos talibãs e voltou para o Afeganistão, onde tinha trabalhado.

    Impedida de voltar a casa, devido à Covid, jornalista neozelandesa grávida pediu refúgio aos talibãs

  • Abstenção foi mais baixa nos concelhos com mais casos de covid-19, revela portal EyeData

    A abstenção nas eleições de domingo foi mais baixa nos concelhos onde foram registados mais casos de covid-19 nas últimas semanas, segundo dados do portal EyeData.

    Abstenção foi mais baixa nos concelhos com mais casos de covid-19, revela portal EyeData

  • Trump elogia manifestantes antivacinas canadianos: "Queremos que aqueles grandes camionistas saibam que estamos com eles"

    Num comício este sábado no Texas, Donald Trump elogiou os camionistas canadianos que pararam Otava em protesto antivacinas. “Fazem mais para defender a liberdade da América do que os nossos líderes.”

    Trump elogia manifestantes antivacinas canadianos: “Queremos que aqueles grandes camionistas saibam que estamos com eles”

  • Spotify admite falta de transparência e cria regras para conteúdos sobre a Covid

    CEO da plataforma não quer fazer de censor, mas muda as regras face a críticas. Conteúdos do Spotify que falem do Covid vão ter aviso com links para informação factual e científica sobre a pandemia.

    Spotify admite falta de transparência e cria regras para conteúdos sobre a Covid

  • Madeira com 600 novas infeções

    A Madeira registou 600 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e 1.207 recuperados da covid-19, contabilizando agora 7.485 casos ativos, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

    O relatório epidemiológico divulgado diariamente pela DRS refere que, dos 600 novos casos, 11 são importados e 589 são de transmissão local.

    Com 1.207 recuperados, o arquipélago contabiliza agora 7.485 casos de covid-19 ativos, 190 importados e 7.295 de transmissão local.

    Estão também 81 doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, seis dos quais na unidade de cuidados intensivos. A DRS acrescenta que 17 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, estando os restantes doentes em alojamento próprio.

    “No total, há 291 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem”, dá conta a autoridade regional de saúde.

  • Antes de Neil Young e de Joni Mitchell, já Harry e Meghan se tinham queixado ao Spotify por causa da desinformação Covid

    Na semana em que cantor canadiano abandonou plataforma de streaming, em protesto contra podcast de Joe Rogan, porta-voz revelou que, em abril, Harry e Meghan já tinham expressado essa preocupação.

    Antes de Neil Young e de Joni Mitchell, já Harry e Meghan se tinham queixado ao Spotify por causa da desinformação Covid

  • Mais 84.013 doses de reforço administradas nas últimas 24 horas. Só 11 crianças entre os 5 e os 11 anos foram vacinadas no mesmo período

    Nas últimas 24 horas foram administradas mais 84.013 doses de reforço da vacina contra a Covid-19, acaba de revelar o relatório diário da Direção-Geral da Saúde.

    Neste momento, 4.865.254 pessoas já receberam a dose de reforço; 8.790.758 têm a vacinação inicial completa, mais 1.782 do que ontem.

    A vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos continua a avançar muito lentamente: nas últimas 24 horas foram vacinadas 11 no total, em todo o país, o que faz com que, desde que a vacinação para esta faixa etária foi disponibilizada, tenham sido inoculadas 301.056 pessoas.

    Nesta altura, 93% da população acima dos 80 anos já foi inoculada com as três doses (vacinação primária mais reforço). Na faixa etária abaixo, a percentagem é ligeiramente maior: 95%. Entre os 60 e 0s 69 anos, 88% já receberam dose de reforço, entre os 50 e os 59, 73% estão nas mesmas circunstâncias.

  • Boletim DGS. 18 das 29 vítimas tinham mais de 80 anos

    A maioria doas vítimas mortais comunicadas este domingo pelo boletim da DGS tinham 80 ou mais anos. Sete eram mulheres e 11 eram homens.

    Nove pertenciam à faixa etária dos 70 aos 79 anos (oito homens e uma mulher) e duas às dos 60 a 69 anos (um homem e uma mulher).

  • Boletim DGS. Norte volta a ser a região com mais casos

    A região Norte permanece a mais afetada pela pandemia, com o maior número de novos casos registados nas últimas 24 horas.

    De acordo com o boletim da DGS, foram comunicados mais 19.524 casos, o que corresponde a 43% do total nacional. Em Lisboa e Vale do Tejo, foram confirmados 12.928 (29%).

    Centro, Algarve e Alentejo têm mais 7.158, 2.039 e 1.779 novos casos de infeção confirmada, respetivamente.

    À semelhança de ontem, Lisboa e Vale do Tejo foi a região com maior número de mortes atribuídas à Covid-19, 11 das 29 deste domingo. Norte e Centro confirmaram mais seis óbitos; Alentejo 4; e Algarve 2.

    Madeira e Açores comunicaram 764 e 11.43 casos, respetivamente. Não houve mortes a lamentar.

  • Boletim DGS. São quase 625 mil os contactos em vigilância. Os casos ativos aproximam-se dos 600 mil

    Os casos ativos aproximaram-se da barreira dos 600 mil com a adição de mais 5.910 às contas da DGS.

    Este domingo, há mais 13.557 contactos em vigilância, num total de 624.599.

    Ao todo, estão em isolamento 1.222.478 pessoas em Portugal. Ontem eram 1.203.602.

  • Boletim DGS. Portugal com 45.335 novos casos de Covid-19 e 29 mortes atribuídas à doença. Internamentos disparam

    Foram confirmados 45.335 novos casos de Covid-19 em Portugal e 29 mortes atribuídas à doença.

    Trata-se de uma diminuição em relação ao dia anterior, quando foram comunicados 59.194 casos e 39 mortes.

    Os internamentos de casos positivos nas alas Covid-19 voltaram a subir, com a entrada de mais 105 doentes nas últimas 24 horas. É o número mais alto desde 24 de janeiro.

    Nas unidades de cuidados intensivos (UCI) também aumentaram (mais sete doentes). O número de casos positivos nestas unidades estão a aumentar há três dias consecutivos.

    De ontem para hoje, foram dados como recuperados 39.396 doentes com Covid-19, num total de 1.994.151 desde o início da pandemia.

    Nota editorial — Os números do boletim diário da DGS devem ser lidos tendo em conta duas limitações, que o Observador explica aqui: os valores de internamentos Covid incluem um número substancial de doentes hospitalizados por outras doenças; e há hospitais a seguirem critérios diferentes de contabilização de mortos Covid.

  • Covid-19. Açores com 1.153 novos casos e 12.185 infeções ativas

    Os Açores registam 1.153 novos casos de Covid-19 e 12.185 infeções ativas, têm mais três doentes hospitalizados mas menos um paciente em cuidados intensivos, indica a Autoridade Regional de Saúde.

    Covid-19. Açores com 1.153 novos casos e 12.185 infeções ativas

  • Comerciantes de Macau com baixas expectativas para Ano Novo Lunar

    As celebrações do Ano Novo Lunar, um ponto alto para o turismo de Macau, estão de volta após dois anos de interregno, mas os surtos de Covid-19 na China baixaram as expectativas dos comerciantes.

    Comerciantes de Macau com baixas expectativas para Ano Novo Lunar

  • Covid-19. Timor-Leste regista maior aumento diário de casos desde novembro

    Timor-Leste registou o maior número diário de novos casos de infeções com o SARS-CoV-2 desde novembro, com as autoridades a anunciarem 29 novos casos na capital, informou o Ministério da Saúde.

    Covid-19. Timor-Leste regista maior aumento diário de casos desde novembro

  • Rússia regista mais de 120.000 infecções, um novo máximo diário

    A Rússia registou um total de 121.228 novos casos de cCovid-19 nas últimas vinte e quatro horas, mais 8.106 do que no sábado e 617 mortes por coronavírus.

    Rússia regista mais de 120.000 infeções, um novo máximo diário

  • Coreia do Sul com novo máximo de casos diários

    A Coreia do Sul registou este domingo um novo máximo de casos diários. Há cinco dias consecutivos que o país regista os valores mais altos desde o início da pandemia.

    De acordo com as autoridades sul-coreanas, foram confirmados 17.532 novos casos de infeção pelo SARS-CoV2 nas últimas 24 horas. Destes, 17.303 são casos de transmissão local.

    Desde o início da pandemia, foram detetados 828.637 casos de Covid-19 na Coreia do Sul.

  • Canadá. Protesto pacífico contra vacinas reúne centenas de pessoas em Ottawa

    Centenas de pessoas reuniram-se na capital canadiana, Ottawa, para protestar pacificamente contra a obrigatoriedade de apresentação de um certificado de vacinação.

    Segundo a Reuters, o protesto começou por ser uma demonstração de camionistas transfronteiriços, que são obrigados a ter a vacinação em dia para atravessar a fronteira.

    A manifestação, que começou durante a manhã de sábado junto ao parlamento, acabou por se transformar durante a tarde num movimento maior de protesto contra as medidas do governo, sobretudo a vacinação.

  • Número de casos na Rússia aumenta em relação ao dia anterior

    Na Rússia, foram confirmados este domingo 121.228 novos casos de Covid-19, mais 8.106 do que no dia anterior.

    Foram ainda anunciadas 617 mortes devido à doença nas últimas 24 horas. O número é menor ao deste sábado, quando foram comunicados 668 óbitos.

1 de 2