Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia! Este liveblog termina por aqui mas as informações mais recentes sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo podem continuar a ser consultadas aqui.

  • Covid-19. Estudo sugere que doentes com dengue possam ter imunidade contra coronavírus

    De acordo com um estudo, investigadores constataram que locais que tiveram muitos casos de dengue em 2019 e no início de 2020 tiveram menos infeções e óbitos por Covid-19.

    Covid-19. Estudo sugere que doentes com dengue possam ter imunidade contra coronavírus

  • China permite que estrangeiros com autorização de residência válida retornem sem novo visto

    A medida abrange autorizações de residência válida para três categorias: trabalho, assuntos pessoais e reagrupamento familiar. Vai entrar em vigor na próxima segunda-feira.

    China permite que estrangeiros com autorização de residência válida retornem sem novo visto

  • Ex-ministro da Saúde defende que é preciso "agir depressa" em relação a testes rápidos

    O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes defendeu hoje que é preciso ser “ágil e agir depressa” sobre a utilização dos testes rápidos para “controlar melhor” o circuito de transmissão de Covid-19.

    Era importante que não se demorasse muito tempo a tomar uma decisão sobre a difusão e a disseminação da utilização dos testes rápidos”, disse à agência Lusa o especialista em Saúde Pública.

    Para Adalberto Campos Fernandes, esta decisão “ajudará a todos a controlar melhor o circuito de transmissão da infeção”.

    “Eu creio que, neste momento, é preciso nesse domínio ser ágil e agir depressa“, defendeu Adalberto Campos Fernandes, que foi ministro da Saúde entre 2015 e 2018.

  • Covid-19. Sindicato alerta para instituições que não garantem proteção a docentes de risco

    Segundo o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, os politécnicos de Tomar e do Porto não garantem a proteção a docentes de risco.

    Covid-19. Sindicato alerta para instituições que não garantem proteção a docentes de risco

  • Covid-19. Laboratório anuncia parceria para aumentar produção de remdesivir

    A farmacêutica Hovione, para satisfazer a procura de captisol — “um excipiente fundamental para a eficácia do remdesivir” — irá produzir por mês a quantidade equivalente ao que produzia num ano.

    Covid-19. Laboratório anuncia parceria para aumentar produção de remdesivir

  • Brasil atinge 4,6 milhões de casos e aproxima-se dos 139 mil mortos

    O Brasil atingiu hoje 4,6 milhões de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 (4.624.885) e aproxima-se das 139 mil mortes (138.977), informou o Ministério da Saúde no seu boletim epidemiológico.

    Desse total, 869 mortes e 33.281 infetados foram contabilizados nas últimas 24 horas, estando ainda a ser estudada uma possível relação de 2.422 óbitos com a Covid-19.

    Em território brasileiro, 3.992.886 de pacientes diagnosticados já recuperaram da doença causado pelo novo coronavírus, enquanto que 493.022 infetados estão sob acompanhamento médico, segundo as autoridades nacionais de Saúde.

    No Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia, os estados que concentram o maior número de infeções são São Paulo (951.973), Bahia (299.415), Minas Gerais (276.314) e Rio de Janeiro (254.885).

  • Covid-19. Governador de São Paulo diz que Coronavac foi segura para 94,7% de testados

    Das 50 mil pessoas testadas na China com a vacina Coronavac, apenas um “baixo índice” de 5,3% teve “efeitos adversos e de baixa gravidade”, segundo o governador do estado brasileiro de São Paulo.

    Covid-19. Governador de São Paulo diz que Coronavac foi segura para 94,7% de testados

  • Covid-19. Apenas menos de 10% da população desenvolve anticorpos contra doença

    Segundo a OMS, existem centenas de estudos de soroprevalência com resultados muito diferentes, “mas em princípio mostram que mais de 90% dos indivíduos permanecem livres de anticorpos”.

    Covid-19. Apenas menos de 10% da população desenvolve anticorpos contra doença

  • Covid-19. Alemanha coloca Lisboa na lista de regiões de risco

    As pessoas que regressem da Área Metropolitana de Lisboa são obrigados a realizar teste à Covid-19 e permanecer em quarentena enquanto aguardam o resultado.

    Covid-19. Alemanha coloca Lisboa na lista de regiões de risco

  • Público nos estádios: "Com estes números e com a tendência crescente, não é previsível que tal aconteça"

    “É evidente que não podemos dar sinais contrários à evolução epidemiológica e ao estado de contingência do país. Seria mau que quem quer que seja tentasse dar indicadores contrários à evolução da pandemia. Se a evolução epidemiológica for negativa, se continuar a haver crescimento de casos, é muito provável que isso venha a acontecer [estádios continuarem sem público]”, disse o secretário de Estado da Saúde.

    “O comportamento no futebol é de grandes emoções e paixões e diferentes níveis de atividade da cultura têm comportamentos diferentes das pessoas. Os adeptos portugueses sabem-se comportar, são disciplinados e têm consciência cívica… quando for a altura certa — e não sabemos quando será –, abriremos os estádios. Para já, com estes números e com a tendência crescente, não é previsível que tal aconteça”, afirmou Lacerda Sales na entrevista à SIC Notícias.

  • Europa estuda estratégia, mas Portugal pode adotar sistema sozinho

    O secretário de Estado Adjunto e da Saúde explicou que o sistema de semáforos para sinalizar zonas de risco poderá ser uma das camadas do plano outono/inverno: “A primeira [é] relativa à incidência cumulativa dos 14 dias por cem mil habitantes. Uma segunda camada, passaria pela utilização do processo de semáforos, que ainda está em discussão a nível Europeu”.

    Apesar de o Governo estar a analisar as experiências de outros estados, Lacerda Sales não afasta a hipótese de se optar por este sistema de semáforos, mesmo que não seja adotado na União Europeia: “Aprendemos todos os dias com todos, mas podemos tomar essa decisão por nós, queremos é perceber se essa é ou não a melhor decisão”

  • Covid-19. Secretário de Estado admite sistema de semáforos para identificar zonas de risco em Portugal

    O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu esta noite que Portugal venha a optar por um sistema de semáforos, para identificar zonas de maior risco de transmissão da Covid-19.

    “Essa pode vir a ser uma opção, através de planos de mapas de risco epidemiológico. Temos aprendido muito com outros países nessa matéria. A ideia é também desenvolver [esse sistema] neste plano de outono/inverno”, explicou Sales, em entrevista à SIC Notícias, a primeira que dá desde que é secretário de Estado.

  • Maioria dos trabalhadores da Mendes Gonçalves testaram negativo

    A fábrica Mendes Gonçalves, na Golegã, anunciou hoje que 293 dos trabalhadores testados à Covid-19 tiveram resultado negativo, mantendo um total de 11 infetados, na sua maioria assintomáticos ou com sintomas leves.

    Em comunicado, a empresa, que na terça-feira encerrou voluntariamente as suas instalações e realizou testes à totalidade dos seus trabalhadores, afirma que aguarda ainda o resultado de 12 testes de um total de 318 realizados.

    Com 348 funcionários, a empresa afirma que “estão por testar 32 que se encontram de baixa ou férias e que serão testados assim que regressarem à atividade”.

    Perante os atuais resultados, e após hoje ter levado a cabo uma extensa operação de desinfeção e higienização nas suas instalações (total de 19.000 metros quadrados), a Mendes Gonçalves prevê retomar a sua atividade já amanhã [quinta-feira], dia 24 de setembro com o aval da DGS [Direção-Geral da Saúde]”, afirma a nota.

    A Mendes Gonçalves, dona da marca Paladin, de vinagres, molhos e temperos, é a maior empregadora do concelho da Golegã.

  • Cabo Verde com 75 novos casos e mais duas mortes

    Cabo Verde registou mais duas mortes associadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 54 o número de óbitos no país, e mais 75 novos casos positivos da doença, informou hoje fonte oficial.

    Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da doença no país, o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, informou que as duas mortes são uma mulher de 31 anos no concelho de Santa Cruz e um homem de 91 anos no Tarrafal, todos na ilha de Santiago.

    Dos novos 75 casos, resultados de 506 testes realizados, Artur Correia adiantou que 42 foram registados no concelho da Praia, na ilha de Santiago, e dizem respeito a vários dias.

    Neste momento, Cabo Verde tem um total de 519 doentes ativos, mantém dos dois transferidos, de 5.412 casos acumulados desde 19 de março.

  • Madeira sem registo de novos casos mantém os 55 ativos

    A Madeira mantém hoje os mesmos 55 casos casos positivos de Covid-19 registados na terça-feira, totalizando um cumulativo de 205 situações confirmadas e 150 doentes recuperados, informou a autoridade regional de saúde.

    Hoje não há novos casos positivos a reportar, pelo que a região mantém um total cumulativo de 205 casos confirmados de covid-192”, informa o Instituto da Administração da Saúde (IASAUDE) no boletim epidemiológico diário divulgado.

  • Utentes e funcionários dos lares de Redondo com teste negativo

    Os testes à Covid-19 realizados aos utentes e funcionários dos quatro lares do concelho de Redondo, no distrito de Évora, “deram negativo”, mas registaram-se dois novos casos na comunidade, disse hoje o presidente do município.

    “Foram realizados na segunda-feira perto de 200 testes nos lares”, na sequência de um surto de Covid-19 detetado na comunidade, os quais “deram negativo”, indicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Redondo, António Recto.

    António Recto adiantou que a Autoridade de Saúde Pública informou hoje o município da existência de dois novos casos de Covid-19 na comunidade, o que eleva o total de ativos no concelho para 16.

  • Covid-19. Embaixador português diz que pandemia alterou cooperação com São Tomé e Príncipe

    O embaixador de Portugal lamentou que por causa da pandemia de Covid-19 as missões médicas que se deslocavam a São Tomé, no âmbito do Programa Saúde para Todos, já não têm ido.

    Covid-19. Embaixador português diz que pandemia alterou cooperação com São Tomé e Príncipe

  • Itália regista 1.640 novos casos e 20 mortes nas últimas 24 horas

    Itália registou 1.640 novos casos de Covid-19, mais do que os 1.392 registados no dia anterior, e mais 20 mortes associadas à doença, indicou hoje o Ministério da Saúde italiano.

    O novo aumento de casos detetados, explicou aquele departamento governamental italiano, deve-se ao aumento dos testes de diagnóstico realizados, que atingiram 103.696, contra os 87.303 do dia anterior.

    O número de óbitos diários também subiu de 14, na terça-feira, para 20 hoje, elevando o total de mortes para 35.758 desde que foi detetado o primeiro caso de Covid-19, a 21 de fevereiro. O total de infeções é de 302.537.

  • Serviços do Hospital Egas Moniz encerrados devido a surto de Covid-19

    Os testes positivos entre técnicos dos Serviços de Radiologia e Neurradiologia do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, obrigam ao encerramento dos serviços, na terça-feira. Fontes do hospital revelaram ao Observador que também foram registados casos entre os doentes da Medicina Interna.

1 de 4