Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui.

    Continue a acompanhar as principais notícias sobre a guerra na Ucrânia através deste link.

    Fique connosco.

    Rússia posiciona mísseis e soldados na fronteira com a Finlândia (em resposta à adesão de Helsínquia à NATO)

  • Apoiantes de Trump querem destituir presidente da câmara baixa por aprovar ajuda à Ucrânia

    Grupo de republicanos liderados pela congressista Marjorie Taylor Greene ameaçam pedir a destituição do presidente da Câmara dos Representantes. “A presidência de Mike Johnson chegou ao fim.”

    Apoiantes de Trump querem destituir presidente da câmara baixa por aprovar ajuda à Ucrânia

  • Gastos militares globais em Defesa subiram 6,8% em 2023 para 2,3 biliões de euros

    Despesa militar mundial subiu para 2,290 biliões de euros, naquele que foi o aumento anual em despesa com o setor de defesa mais acentuado desde 2009.

    Gastos militares globais em Defesa subiram 6,8% em 2023 para 2,3 biliões de euros

  • Presidente suíça convida Putin para o diálogo antes de conferência de paz na Ucrânia

    Viola Amherd, escreveu uma carta a Putin convidando-o “a dialogar em tempos difíceis” e sublinhando as bases na busca da paz: respeito pelo direito internacional e direitos humanos.

    Presidente suíça convida Putin para o diálogo antes de conferência de paz na Ucrânia

  • Ajuda dos EUA envia sinal de que Ucrânia não será “um segundo Afeganistão”, diz Zelensky

    Volodymyr Zelensky respondeu às declarações da porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo que afirmou que, com a aprovação do pacote de ajuda à Ucrânia, Washington está a aprofundar uma guerra híbrida com a Rússia, que terminará numa humilhação ao nível do Vietname ou do Afeganistão.

    O presidente ucraniano diz que a aprovação deste novo pacote envia uma mensagem forte ao Kremlin de que os EUA vão continuar ao lado de Kiev e que são um sinal de que a Ucrânia não será “um segundo Afeganistão”, citou a Reuters.

  • Rússia assume controlo de região em Donetsk

    O Ministério de Defesa russo informou que as tropas de Putin assumiram o controlo da região de Bohdanivka, em Donetsk, no leste da Ucrânia, avançou a CNN.

    “As unidades do grupo de tropas Sul libertaram completamente a cidade de Bogdanovka, na República Popular de Donetsk”, afirmou o Ministério da Defesa russo em comunicado.

    Bogdanivka, uma pequena localidade com menos de 100 habitantes antes da guerra, fica a menos de 10 quilómetros de Chassiv Iar, a cidade-alvo do exército russo após a conquista de Bakhmut, mais a leste, na primavera de 2023.

  • Washington está a aprofundar uma guerra híbrida com a Rússia, diz Ministério dos Negócios Estrangeiros russo

    A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, afirmou que, com a aprovação do pacote de ajuda à Ucrânia, Washington está a aprofundar uma guerra híbrida com a Rússia, que terminará numa humilhação ao nível do Vietname ou do Afeganistão.

    Segundo a Reuters, Maria Zakharova disse que era claro que os EUA queriam que a Ucrânia “lutasse até ao último ucraniano”, incluindo com ataques ao território soberano russo e a civis.

    “A imersão cada vez mais profunda de Washington na guerra híbrida contra a Rússia irá transformar-se num fiasco tão forte e humilhante para os Estados Unidos como [as guerras] do Vietname e do Afeganistão”, disse Zakharova.

  • Um ferido em ataque russo na região de Kherson

    As forças russas atacaram 20 localidades na região de Kherson, avançou o chefe da Administração Militar da região no Telegram. Uma pessoa ficou ferida.

    Oleksandr Prokudin informou ainda que 12 casas, uma escola, um restaurante e um gasoduto ficaram danificados.

    “A fuga de gás foi bloqueada, não há mais incêndios ou ameaças”, acrescentou.

  • Von der Leyen pede ao Senado dos EUA que ratifique ajuda à Ucrânia rapidamente

    A Presidente da Comissão Europeia apelou hoje ao Senado dos EUA para que ratifique o mais depressa possível o pacote de ajuda à Ucrânia, aprovado na noite de sábado pela Câmara dos Representantes, apelando à união transatlântica.

    Ursula von der Leyen disse que a Ucrânia “merece todo o apoio possível contra a Rússia” e pediu ao Senado dos EUA que ratifique o pacote “o mais rapidamente possível” porque “há vidas em jogo”, segundo a agência Efe.

    “Os aliados transatlânticos estão unidos no apoio à liberdade e à democracia”, afirmou Von der Leyen numa publicação na sua conta da rede social X (antigo Twitter).

    Outros líderes da União Europeia já tinham reagido à decisão dos EUA e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, defendeu que a aprovação deste pacote de ajuda “envia uma mensagem clara ao Kremlin” de que “aqueles que acreditam na liberdade e na Carta das Nações Unidas continuarão a apoiar a Ucrânia e o seu povo”.

  • Explosão em Sebastopol provoca incêndio em navio

    As forças russas repeliram um ataque contra um dos seus navios no porto de Sebastopol, na Crimeia, avançou o autoproclamado governador da região no Telegram.

    Numa publicação, Mikhail Razvozhayev afirmou que um míssil anti-navio tinha sido “repelido” e que “os fragmentos causaram um pequeno incêndio, que foi rapidamente extinto”.

  • Bom dia,

    Iniciamos aqui um novo dia de cobertura jornalística da guerra na Ucrânia. Pode ver o que se passou ontem neste artigo em direto.

    Congresso dos EUA aprova pacote de apoio de 61 mil milhões de dólares à Ucrânia após meses de bloqueio

1 de 1