O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Cimeira da Indústria
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1228,9kWh poupados 1228,9 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • Startups

Obrigada, foi um privilégio

20 jul. 2021, 18:10
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

Observador

Startups

terça, 20 jul. 2021
Fotografia de Ana Pimentel
Ana Pimentel
Editora de Tecnologia
Foto da Newsletter

Há sete anos, dois meses e 15 dias entrei na redação que tínhamos no Bairro Alto nervosa pelo que me esperava, mas com muita vontade de crescer, escrever e, sobretudo, de fazer acontecer. De contribuir para uma sociedade mais informada. Vi nascer um jornal, vi esse jornal crescer e crescer, fiz amigos para a vida (tantos), vivi experiências que me marcaram profundamente, estreei-me nos microfones da rádio. E aprendi, aprendi muito. Aprendi todos os dias. Não há palavras que façam justiça à gratidão que sinto por ter aprendido tanto nesta casa.

Dois anos depois do arranque do Observador, comecei a escrever-vos assiduamente à terça-feira. Uso o plural, porque sei que são muitos os que estão desse lado (muitos os que me acompanham desde o dia um) e quero chegar-vos a todos. Nenhum de vocês ficou esquecido durante este tempo. Foram vocês que me fizeram querer superar a mim própria, procurar as melhores histórias, informar cada vez mais e melhor. Sempre quis que este espaço fosse de reflexão sobre a revolução digital que vivemos, nos fizesse ponderar escolhas, estimulasse o sentido crítico, mas também que vos inspirasse, fosse vulnerável, que acrescentasse qualquer coisa ao vosso dia. Espero ter conseguido.

Esta é a última newsletter que assino no Observador. É também a mais difícil, a que escrevi com mais tempo de antecedência, a única que escrevo em silêncio, sem canções que me acompanhem. Passei sete anos a escrever e a editar textos que falavam de pessoas corajosas, que inovavam, arriscavam, ousavam sair da sua zona de conforto, mudavam de vida, venciam medos. Escrevi sobre como a tecnologia nos permite fazer tanto com tão pouco, de como nos abre horizontes e nos faz progredir. Decidi que tinha chegado a altura de fazer o mesmo. Chegou a minha vez. A vez de ousar, de arriscar e de ir.

À minha direção, o meu muito, muito obrigada por esta viagem incrível. Estarei para sempre grata. Ao Manuel Pestana Machado, que fez esta secção comigo, obrigada vezes milhões. A todos os meus colegas de redação (os que estão e os que já foram para outras aventuras), mais um obrigada de coração. E a vocês, caros leitores e leitoras, um profundo obrigada pela companhia fiel dos últimos cinco anos. Foi um privilégio escrever-vos todas as terças-feiras. Foi mesmo. É um privilégio levar esta memória comigo.

Desta vez, não há o tradicional “tenham uma ótima semana, até terça”. Mas há um “até um dia”, porque mais dia menos dia encontramo-nos todos por aí. No entretanto, não se esqueçam: cuidem de vocês e de quem vos é próximo. Ousem, arrisquem e criem as vossas próprias histórias. E, se puderem, contem-me a seguir. Vou gostar de saber.

Um beijo,
Ana

PITCH

Fotografia
Apps

App de alunos de Braga vence Apps For Good

Victor, Maira e Anna desenvolveram uma app ecológica que lhes valeu um prémio na competição Apps For Good. O objetivo é mudar os comportamentos dos mais novos através de estratégias gamificadas.

Fotografia
Tive uma Ideia

3cket ou como comprar bebidas com uma só pulseira

A plataforma portuguesa, fundada em 2017 por quatro amigos, aposta na digitalização dos processos de um evento e trouxe mais soluções à pandemia. “As pessoas habituaram-se a esta lógica do online.”

Fotografia
Farfetch

Bjarke Ingels cria vale tecnológico da Farfetch

Projeto será apresentado publicamente em setembro, mas já se sabe que será o gabinete do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels a desenhar os escritórios de futuro da Farfetch, em Matosinhos.

Fotografia
País

Google. 1,7 milhões para investigação em Portugal

A Google e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia estabeleceram um acordo que atribui 1,7 milhões de euros para projetos de investigação, na área de Inteligência Artificial em Portugal.

Fotografia
Startups

"Não é preciso ser um unicórnio para ter sucesso"

É diretor executivo da Bynd desde 2014, mas desde 2010 que a capital de risco investe em empresas ibéricas. Uma década depois, Francisco Ferreira Pinto diz que "falhar é o MBA mais caro do mundo".

A App da Vizinha

Fotografia
Tecnologia

O spyware israelita que terá espiado jornalistas

Vários órgãos de comunicação investigaram uma lista com 50 mil nomes que terão “potencial interesse” para possíveis ações de espionagem. Este é último programa da App da Vizinha.

Fotografia
Netflix

Netflix planeia mais conteúdos "interativos"

A Bloomberg avançou que a Netflix está a planear adicionar videojogos ao serviço de subscrição. Porém, a aposta poderá ser em mais séries e filmes interativos.

Fotografia
Internet

Japão bate recorde de velocidade de internet

Uma equipa de engenheiros informáticos japoneses bateu o recorde de 2020 de velocidade de internet para quase o dobro: 319 terabits por segundo.

Fotografia
Twitter

"Traição." O que se passa com o Twitter na Índia

O Twitter está num impasse com o governo indiano. De um lado, a Índia quer mais responsabilidade por parte da plataforma, do outro, a rede social vê regras que não tem de seguir noutros países.

Fotografia
Ciberespionagem

Pegasus. O vírus de Israel que vigiou meio mundo

Desenvolvido pelo grupo israelita NSO, o software Pegasus foi utilizado por dez países (da Índia à Hungria) para vigiar os telemóveis de jornalistas. Tudo começava com um link ou imagem no Whatsapp.

Fotografia
Facebook

Estes são os emojis mais usados em Portugal

No geral, as mulheres partilham mais emojis e, em Portugal, a comida e a bebida são os reis dos emoticons. O Facebook revelou quais são os smiles mais utilizadores na rede social e no Messenger.

Fotografia
Redes Sociais

Mais de 845 milhões para criadores de conteúdo

Mark Zuckerberg anunciou um investimento milionário para quem faz conteúdo nas redes sociais, com o intuito de que "milhões de criadores possam ganhar a vida" a trabalhar no Facebook e Instagram.

Fotografia
Consola

Switch vai ter concorrente que permite jogar PC

O Steam, uma loja de jogos para computador, vai lançar uma consola de videojogos que permite jogar os títulos da plataforma. O aparelho vai ser híbrido: é portátil e pode ligar-se a uma televisão.

Fotografia
Espaço

As primeiras fotos da viagem de Bezos ao espaço

O homem mais rico do mundo chamou-lhe "o melhor dia de sempre". A cápsula do foguete New Shepard da Blue Origin aterrou no Texas com Bezos, o irmão, e os astronautas mais novo e mais velho do mundo.

Fotografia
Espaço

Wally Funk, a pessoa mais velha a viajar no espaço

Aos 82 anos de idade, tendo demorado mais de cinco décadas para alcançar o seu maior sonho, Funk parte esta terça-feira para o espaço a bordo de um foguetão da Blue Origin.

Opinião

Fotografia do Colunista
Bárbara Costa

Tecnologia, uma ferramenta de comunicação

É necessário encontrar o equilíbrio de género no mundo do trabalho, com participações mais igualitárias em todas as áreas e promover essas participações desde criança.

Fotografia do Colunista
Nuno Carneiro

Não digas, mostra


Num mundo em que certas narrativas se alimentam dos nossos medos, faz falta o encontro com quem é diferente.

Radar Global

How data could save Earth from climate change
The Guardian
Job-Hunters, Have You Posted Your Résumé on TikTok?
The New York Times
Don’t assume your iPhone is safe from hackers
Vox - Recode
HalloApp is a private ad-free social network from two early WhatsApp employees
The Verge
The unspoken reasons employees don’t want remote work to end
Fast Company
It’s time for Alexa, Google Assistant and Siri to swear
Wired UK
Saiba mais aqui

Precisa de ajuda? Contacte-nos

Para deixar de receber esta newsletter clique aqui

ou pode gerir e descobrir as nossas outras Newsletters aqui

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa

Receba a próxima edição da newsletter Startups diretamente no seu email

A Ana Pimentel conta-lhe tudo sobre empreendedorismo e tecnologia, semanalmente, terça-feira a seguir ao almoço.

  • Tecnologia
  • Startups
  • Empreendedorismo
  • Empresas
  • Economia
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

Startups

Jogar Monopólio no espaço também é uma boa opção

13/7/2021, 18:45
Startups

Clark Dever e o "salário" de que somos "escravos"

6/7/2021, 18:00
Startups

Quase meio milhão para promover a investigação

29/6/2021, 18:03
Startups

Está na hora de aumentar a nossa "ciberhigiene"

22/6/2021, 18:42

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner