Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O PS nunca consegui governar mais de seis anos seguidos. Mário Soares foi duas vezes PM, mas nunca passou dos dois anos. Guterres esteve pouco mais de seis anos em São Bento. E o mesmo se passou com Sócrates. António Costa seguramente quer ser o primeiro chefe de governo socialista a passar os seis anos no cargo e, se possível, a concluir duas legislaturas. Na democracia portuguesa, só Cavaco foi PM mais de seis anos, durante dez anos.

No caso dos Presidentes da República, são sempre reeleitos. Foi assim com Eanes, Soares, Sampaio, Cavaco e será, certamente, com Marcelo. Há um lado monárquico na política portuguesa. Os Chefes de Estado duram. Mas o poder executivo desgasta. Conseguirá Costa resistir ao desgaste que derrubou os seus camaradas no passado?

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.