681kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Podcast “Fora do baralho” com Susana Peralta, Luís Aguiar-Conraria, Jorge Fernandes e João Marques de Almeida. Debate moderado por Vanessa Cruz. Lisboa, 25 de Novembro de 2021. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

João Marques de Almeida

Colunista

Nasci em Luanda, em 1965. Licenciei-me em Relações Internacionais na Universidade Lusiada, depois fiz o Mestrado também em Relações Internacionais na Universidade de Kent, no Reino Unido e, a seguir, o Doutoramento em Relações Internacionais e Ciencia Politica na London School of Economics. Em Portugal dei aulas de Relações Internacionais e de Ciência Poltica na Universidade Lusíada, na Universidade de Coimbra e no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica. Fui assessor e, depois, Director do Instituto da Defesa Nacional, entre 2004 e 2006. Fiz igualmente investigação no Instituto Português de Relacoes Internacionais (IPRI). Em 2006, fui trabalhar para a Comissão Europeia, como assessor político de Durão Barroso, onde permaneci até ao final de 2012. Em Janeiro de 2013, regressei a Londres, para trabalhar no sector privado numa consultora, a Holdingham Group.

Artigos publicados

Partido Chega

Pode a direita ignorar o Chega?

Está na altura de os dirigentes do PSD entenderem um ponto essencial: quando o PS ataca o Chega, o alvo é o PSD. Os ataques ao Chega só têm um objectivo: impedir que o PSD regresse ao governo.
Eleições Presidenciais

E os candidatos socialistas?

Há um Joker, José Sócrates. No seu exílio na Ericeira, deve pensar todos os dias no seu destino político: transformar-se no Lula português. O político que da prisão chegou à Presidência da República.
Espanha

A loucura instalada

Os ataques a Rubiales mostraram uma sociedade onde as pessoas perderam o sentido das proporções, a lucidez, a razoabilidade e, cegas ideologicamente, agem como multidão irracional atrás de uma vítima.
JMJ 2023

Em defesa das JMJ

As esquerdas radicais não gostam das JMJ porque detestam ver o apelo do Catolicismo para milhões de jovens por esse mundo fora. Para essas esquerdas, um jovem católico é um “retrocesso civilizacional”
Espanha

A radicalização em curso

A realização de eleições antecipadas será a única maneira de impedir um acordo entre o governo socialista e os independentistas da Catalunha. Tal acordo causaria uma crise constitucional muito séria.
Espanha

O PP e o Vox, e o PSD e o Chega

Se o PSOE e o PS acreditam mesmo que Vox e Chega são ameaças à democracia façam um contrato de regime com o PP e com o PSD como propôs Feijóo no debate com Sanchez, o grande momento do frente a frente
Elétricos

Portugal deve explorar lítio

A União Europeia importa 60% do lítio refinado da China. Isto significa uma dependência maior do lítio chinês da que existia do gás russo. Se Pequim quiser pode limitar a produção de carros eléctricos
Vladimir Putin

A guerra na Ucrânia vai acabar com Putin

Quando a oligarquia de Moscovo chegar a um consenso sobre a pessoa que irá defender os seus interesses, Putin chega ao fim. Será o único culpado da guerra e abandonado por todos.
Viktor Orbán

Convicções políticas são irrelevantes para Costa

No 10 de Junho Costa foi capaz de acusar os professores de serem racistas. Mas uns dias antes o mesmo Costa não sentira qualquer problema em sentar-se ao lado de um PM que defende políticas racistas.
TAP

As mentiras e as confusões sobre a TAP

O Governo nacionalizou a TAP, com uma fatura de mais de 3 mil milhões de euros para os contribuintes. Agora é a favor da privatização. Se isto não é um desastre absoluto, e caro, o que é um desastre?
Espanha

Os bons ventos de Espanha

É muito simples: se a direita não é atacada pelas esquerdas, não está a fazer um bom trabalho. Se é atacada, está a fazer um bom trabalho. E quanto mais atacada for, melhor é o trabalho.
PS

A geringonça dentro do PS

Existem dois partidos no PS: a linha radical de PNS e os que se mantém fieis à social democracia de Soares, como Sousa Pinto ou Assis. O pragmatismo cínico de Costa ergueu uma geringonça dentro do PS.
Banca

Criticam os bancos mas aliam-se aos especuladores

A obrigação dos bancos de pagarem um contributo especial por causa do aumento dos lucros seria um imposto extraordinário, e injusto, a caminho da nacionalização.
Política

Costa não podia fazer outra coisa (Marcelo idem)

Com a recusa da demissão de Galamba (obviamente, encenada), Costa reafirmou a sua autoridade política em relação a Belém, e mostrou quem manda no PS.
Política

O PS está a fraturar e a radicalizar o país

O PS transformou-se de tal modo no partido-Estado que já não sabe viver sem estar no governo. Para continuar no poder, alia-se com quem for necessário, e usa o Chega para diabolizar o PSD.
Lula da Silva

Um amigo de ditadores no 25 de Abril

Vamos dizer as coisas como elas são: Lula é o convidado de honra das celebrações do 25 de Abril. Tenham pelo menos coragem de assumir as decisões que tomam.
TAP

A culpa é de António Costa e de Pedro Nuno Santos

Alexandra Reis e Hugo Mendes não contam. Mesmo Galamba e até Medina não interessam. Os culpados da desgraça de tudo o que se passa à volta da TAP são António Costa e Pedro Nuno Santos.
Estados Unidos da América

Trump, o homem que nunca devia ter sido Presidente

As autoridades judiciais do Estado de Nova Iorque ofereceram a Trump o que ele mais gosta: a transformação numa vítima política. Desconfio que Trump ganhou ontem as primárias do partido republicano.
Parlamento Europeu

O Chega tem que fazer escolhas importantes

O partido de Ventura terá duas opções: o ECR (os conservadores europeus) ou a ID (a direita mais radical). No primeiro sentam-se o partido de Meloni e o Vox. No segundo, Marine Le Pen, Salvini e o AfD
Relações Internacionais

O desespero de Putin

Ninguém sabe como Putin vai abandonar o poder, mas sabemos que a dependência em relação à China será uma das heranças mais pesadas que deixará ao seu sucessor.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.