890kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Podcast “Fora do baralho” com Susana Peralta, Luís Aguiar-Conraria, Jorge Fernandes e João Marques de Almeida. Debate moderado por Vanessa Cruz. Lisboa, 25 de Novembro de 2021. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

João Marques de Almeida

Colunista

Nasci em Luanda, em 1965. Licenciei-me em Relações Internacionais na Universidade Lusiada, depois fiz o Mestrado também em Relações Internacionais na Universidade de Kent, no Reino Unido e, a seguir, o Doutoramento em Relações Internacionais e Ciencia Politica na London School of Economics. Em Portugal dei aulas de Relações Internacionais e de Ciência Poltica na Universidade Lusíada, na Universidade de Coimbra e no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica. Fui assessor e, depois, Director do Instituto da Defesa Nacional, entre 2004 e 2006. Fiz igualmente investigação no Instituto Português de Relacoes Internacionais (IPRI). Em 2006, fui trabalhar para a Comissão Europeia, como assessor político de Durão Barroso, onde permaneci até ao final de 2012. Em Janeiro de 2013, regressei a Londres, para trabalhar no sector privado numa consultora, a Holdingham Group.

Artigos publicados

Eleições EUA

O partido Democrata não mereceu ganhar

Muitos americanos olham para a ideologia woke como uma ameaça à liberdade individual. Como pode um partido defender a democracia quando apoia ideias que limitam a liberdade das pessoas?
Desporto

Bloco: um partido revolucionário e anti-polícia

Em 2020 numa manifestação do Bloco e dos seus camaradas de luta havia um cartaz que dizia “um polícia bom é um polícia morto.” Todo o país viu. Isso não é apelo à violência? O que fez a PGR na altura?
Nações Unidas

António Guterres, o “Chinês”

Será uma manifestação de respeito pelo direito internacional o SG da ONU encontrar-se com um líder sob mandato de prisão do Tribunal Penal Internacional? Ou Guterres não reconhece legitimidade ao TPI?
PS

Pedro Nuno Santos quer eleições

PNS, o político de esquerda e que detesta “a direita”, nunca quis aprovar o orçamento deste governo e prefere eleições antecipadas. Mas o líder do PS vê o seu partido dividido, e hesita.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel respeita resoluções da ONU, o Hezbollah não

Nenhum governo israelita, da esquerda à direita, pode permitir que os seus cidadãos e parte do seu território estejam expostos à ameaça de um movimento fanático e radical como o Hezbollah.
Comissão Europeia

A nova Comissão Europeia

Ursula von der Leyen fez-se primeira entre pares numa Comissão Europeia mais à direita, com uma relação especial com a Polónia, e sinais de forte apoio à Ucrânia.
França

A aliança entre Macron e Le Pen

Em França há o que o vocabulário político português chamaria uma geringonça de direita. E a doutrina das nossas esquerdas é de que um governo é legítimo desde que tenha uma maioria parlamentar.
TAP

Sai o prato TAP do micro-ondas

Vamos imaginar uma reunião do núcleo duro de Pedro Nuno Santos no Rato. Estão num dilema e querem passar ao ataque. Lembram-se da auditoria da IGF à TAP.
Partido Chega

Ventura é o João Félix da política

Há sempre um momento em que não basta ter talento, é necessário saber usar esse talento de uma forma construtiva para alcançar vitórias políticas.
Água

Os privados gerem melhor a água

A concessão da gestão das águas não é uma questão política, mas sim de qualidade de serviços. As empresas privadas prestam serviços de melhor qualidade do que as empresas públicas.
Eleições EUA

A fraude do partido Democrático

O que interessa é ajudar Kamala a ser eleita e impedir a vitória de Trump. É trágico que aqueles que evocam a defesa da democracia mostrem pouco ou nenhum respeito pela dignidade democrática.  
Política

Discurso anti-democrático contra direita populista

Quando se passa a vida a chamar partidos de “fascistas” ou a comparar os seus líderes a Hitler, já se abandonou o discurso democrático e já se entrou no campo da violência política.
França

Afinal, ficou (quase) tudo na mesma

Em Agosto, mesmo quando está tudo assustado com o futuro da democracia, os franceses vão de férias e esquecem a crise política. Mas Macron vai continuar a trabalhar.
Conselho Europeu

A nova vida de António Costa

Convém que Costa faça tudo o que puder para alcançar o apoio de Meloni. Não será fácil mas será crucial. E Meloni não é Catarina Martins nem Mariana Mortágua. Mais nenhuma mulher chegou a PM de Itália
França

Verdadeiros radicais e extremistas são de esquerda

Se a Unidade nacional ganhar as eleições e formar governo, os culpados não são os franceses. São todos os que governaram a França desde os anos de 1990, Mitterrand, Chirac, Sarkozy, Hollande, Macron.
Eleições Europeias

O fracasso das linhas vermelhas em França

Macron percebeu o óbvio: a estratégia das linhas vermelhas fracassou e só pode ser salva pelo eleitorado francês. Por isso, devolveu a palavra aos eleitores.
PSD

O crescimento de Luís Montenegro

Como quase todos os políticos que são subvalorizados, Montenegro beneficia dessa avaliação errada. Como líder do PSD, já conseguiu três vitórias eleitorais – vamos agora ver o que sucede nas europeias
Eleições Europeias

As eleições europeias e a guerra na Ucrânia

Putin não vai usar armas nucleares, está a fazer bluff. É impossível apaziguá-lo. E a única maneira de haver paz na Europa é derrotar Putin. Se Putin ficar fraco, serão as elites russas a afastá-lo.
Partido Chega

Chegofobia

A Chegofobia do nosso jornalismo vale 5% dos votos do Chega. Mal aparece os jornalistas perdem qualquer resto de racionalidade que ainda possuam. É assim nas televisões, nos jornais, até no Observador
União Europeia

Costa precisará do apoio de Orban e de Meloni

Costa não é de esquerda, nem é de direita, não é socialista, nem liberal, nem conservador, nem nacionalista. É um mestre da “realpolitik”. Por isso, alia-se a quem for necessário para chegar ao poder.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.