Política Externa

Política Externa

Ligação Lisboa-Caracas é "absolutamente essencial"

Augusto Santos Silva sublinhou que na Venezuela há "uma enorme comunidade de portugueses e de luso-venezuelanos e a ligação aérea regular é uma das ligações mais importantes para essa comunidade".
Política Externa

O posicionamento estratégico português /premium

119
Esquecemos as nobres certezas – o interesse nacional, a soberania europeia, o ocidentalismo – e substituímo-las por ideias circunstancialmente mais úteis: o financiamento privado estrangeiro, e chinês
África

MNE chinês reafirma prioridade de África

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, afirmou a prioridade de África na política externa chinesa. A diplomacia chinesa escolheu África para a primeira visita do ano há 29 anos consecutivos.
Política Externa

O posicionamento estratégico português – mudanças /premium

Ninguém pergunta até onde é normal o MNE russo ser recebido em Lisboa oito meses depois de o governo subscrever as conclusões do Conselho Europeu que culparam a Rússia pelo atentado em Inglaterra?
Angola

FMI. Angola aguarda segunda parcela do empréstimo

O empréstimo do FMI valoriza as reformas em curso em Angola e é considerado um catalisador para a atração do investimento externo. O valor da segunda parcela é de 3,7 mil milhões de dólares.
Política Externa

O Imperador vai nu /premium

198
A situação geográfica de Portugal coloca-o numa posição estratégica privilegiada para os interesses das grandes potências. Pelo que o Estado terá que tomar decisões muito sérias quanto ao nosso futuro
Ministério da Economia

China: ministro quer investimento produtivo

O ministro da Economia falou na conferência "Portugal-China, uma relação com futuro", em Belém, dando ênfase ao facto de o país ser "um parceiro comercial muito significativo".
Cimeiras

EUA e China debatem disputas comerciais no G20

Caso não haja consenso entre os dois líderes, na cimeira do G20, as taxas alfandegárias que Trump impôs sobre quase metade das importações oriundas da China vão aumentar no início de 2019.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Política Externa

Novo PEC deverá ultrapassar os 42 milhões de euros

238
O próximo Programa Estratégico de Cooperação português com Timor-Leste deverá ultrapassar os 42 milhões de euros e continuará a incidir predominantemente no setor educativo.
Relações Internacionais

Portugal tem uma política externa /premium

A nossa carreira diplomática é herdeira de nobres tradições autónomas, distintivas das instituições civilizadas. Está de parabéns por ter sabido preservá-las.
Mar

Cegueira estratégica lesa-pátria

Afirmar Portugal Nação Marítima reflecte e significa, antes de mais e acima de tudo, reconhecer a sua essência como Nação Atlântica. A inconsciência política disto é cegueira estratégica lesa-pátria.
Política Externa

Notas sobre a crise diplomática com a Rússia

136
O caso Skripal, que tem levado os estados ocidentais a solidarizarem-se com Theresa May, é um limite que teria de ser imposto. A Rússia não pode pisar o risco impunemente sempre que lhe apetecer.
Política Externa

Nós e a Rússia, ou uma vergonha que nos sairá cara

5.775
Vejam a lista dos países que, como Portugal, optaram por não expulsar nenhum diplomata russo. Ficámos em muito má companhia, entre putinistas, extremistas e suspeitos de corrupção e ligações à mafia.
Angela Merkel

Merkel pede "respostas europeias"

Angela Merkel pediu "respostas europeias" para matérias de segurança, política migratória, economia e política externa. A chanceler alemã defende que o "mundo não espera".
Política Externa

Richelieu, Portugal e a Catalunha

292
Numa época em que tudo se discute na praça pública, não deixa de ser espantosa a quase total ausência de uma reflexão pública sobre a raison d’état portuguesa na questão da independência da Catalunha.
União Europeia

Macron recebido por multidão em Berlim

Emmanuel Macron parece ser um presidente popular até fora de França. Uma pequena multidão recebeu o novo presidente francês na sua primeira deslocação externa, a Berlim.
Política Externa

Venezuela: 10 anos de desastre na política externa

284
A aposta de Sócrates e Portas na Venezuela foi um fracasso que causou prejuízos económicos e financeiros, nos envolveu em operações mal-afamadas e fragilizou o apoio e socorro aos nossos compatriotas
Política Externa

A última ceia do Atlantismo?

Washington está a repensar a sua política internacional e a NATO perde prioridade. Isso deve obrigar Portugal a repensar o conceito estratégico de defesa nacional.
Política Externa

António Costa recebido pelo Presidente chinês

131
O primeiro-ministro inicia este sábado uma visita oficial de cinco dias à China, com passagens por Xangai e Macau, tendo uma agenda institucional que inclui uma reunião com Xi Jinping.
Governo

Base das Lajes: Governo não quer despedimentos

O Governo português afirma, em comunicado, que "estão reunidas as condições" para que o redimensionamento das forças norte-americanas na Base das Lajes seja feita sem recurso a despedimentos.
União Europeia

Europa 3.0

115
Os próximos 4 meses serão um duro teste à política externa europeia. Raramente a UE se deparou com a necessidade de resolver um número tão elevado de crises simultâneas. Começando pelos refugiados.
Estado Islâmico

Obama responsabiliza Bush pelo Estado Islâmico

171
O presidente dos EUA falou pela primeira vez do aparecimento do grupo terrorista Estado Islâmico como uma "consequência não-intencional" da invasão ao Iraque em 2003, no mandato de Bush.
Aníbal Cavaco Silva

Declaração de Cavaco Silva agrada a Rui Manchete

Rui Manchete considera que Aníbal Cavaco Silva foi feliz nas declarações, ao sublinhar a importância da política externa para o exercício das funções presidenciais.
António Costa

O PS perdeu a memória?

374
Os governos PS recusaram sempre, todos, alianças na periferia da Europa, preferindo a aproximação ao centro. É a fraqueza de Costa que o leva a abandonar princípios centrais da nossa política europeia
Futuro da Grécia

Grécia: "Portugal está do outro lado da mesa"

105
Rui Machete diz que Governo não está a "desconsiderar" problema grego. Portugal não é a Grécia, ponto um, mas Portugal vai sentar-se à mesa das negociações. Só que do outro lado.
Política Externa

Adriano Moreira lamenta "deixa-andar" na CPLP

380
Adriano Moreira defendeu a importância da CPLP, mas lamentou o "deixa-andar" de Portugal e o afastamento do Brasil, que acusou de querer enfraquecer a posição portuguesa.
Estado Islâmico

Ocidente incapaz de cortar financiamento do EI

O ocidente está a sentir dificuldades a enfraquecer o financiamento do Estado Islâmico. A organização idêntica à da máfia é o principal obstáculo, dizem os analistas.
Política Externa

Europa assina acordo com Ucrânia

O dia do regresso dos deputados ao Parlamento Europeu ficará marcado pela ratificação do acordo com a Ucrânia.
Ana Gomes

"Tudo em chamas" e UE tem de ter política externa

Eurodeputada do PS afirmou que a União Europeia "não pode continuar em crise interna", nem dar-se "ao luxo" de não ter política externa, quando ao seu redor está "tudo em chamas".
Mundo

O velho dilema imperialista norte-americano

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está sob ataque – por ser um presidente fraco que lidera uma nação em retirada, desgastada pela guerra e pela postura global.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)