787kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Política Externa

Política Externa

Portugal e o pendor atlântico da NATO

Exercer a nossa influência no Atlântico sul, não se traduz apenas num proveito para Portugal, mas num ganho para o Ocidente que se confronta com o maior desafio à sua existência desde 1945.
Resposta Pronta

Suécia na NATO. "É uma revolução estratégica"

Bruno Cardoso Reis destaca o fim da neutralidade do país nórdico. O historiador sublinha que a entrada da Suécia é uma derrota histórica dos interesses russos.
Política Externa

Orgulhosamente sós

Em bom rigor, no que diz respeito aos dois candidatos a Primeiro-Ministro, o cidadão comum não faz a menor ideia do que é que ambos defendem para um Portugal no mundo.
Política Externa

Uma política externa de longo prazo

Um desequilíbrio na Ásia Central a favor da China pode levar Moscovo à paz na Europa. Portugal não tem influência na região, mas pode provocar mudanças noutras zonas que alterem a estratégia de Pequim
Política Externa

Sussurros do Atlântico 

Cada país da União Europeia tem potencialidades que podem ser exploradas ao máximo para fazer valer os seus bíceps. O peso português pode ser aumentado utilizando o seu maior trunfo: a Lusofonia.
Política Externa

O Estreito de Áden ameaçado, e a Europa?

O Estreito de Áden não pode ser um instrumento de chantagem permanente de um grupo armado fundamentalista aliado do Irão sobre as economias da Europa.
Direto ao Assunto

“Política externa à PREC ganha força no PS”

A propósito da morte e do legado do diplomata norte-americano Henry Kissinger, o professor e deputado do PSD Tiago Moreira de Sá analisa também os riscos da política externa nacional.
Política Externa

Uma Política Externa com coluna vertebral

É especialmente importante respeitar o compromisso com as nossas alianças tradicionais, recuperar o eixo atlântico e aprofundar a nossa ligação ao centro do poder na Europa – cada vez mais na Alemanha
Resposta Pronta

"Conflito desenvolve-se de forma surpreendente"

Diana Soller destaca "pressão internacional nunca antes vista". A especialista lembra que há vários países "com palavra a dizer" no conflito. Ucrânia? "Cabe à Europa recolocar invasão na agenda", diz.
Noticiário

21h. Projeções colocam Pis à frente

O ex-primeiro-ministro reclama vitória e pode fazer uma geringonça. Ainda neste jornal, a análise de Diana Soller aos últimos dados do conflito em Israel.
Presidente Marcelo

Marcelo reúne-se com primeiro-ministro canadiano

Encontro entre Marcelo e Trudeau acontece esta sexta-feira. Objetivo da reunião é "discutir a agenda bilateral nos mais variados domínios" e analisar a política internacional, marcada pela guerra.
Política Externa

Política externa. Portugal e Itália em sintonia

"Temos claramente potencial para fazer melhor em termos da relação económica e, para isso, combinámos estreitar relações entre as nossas agências de promoção do comércio", indicou o João Cravinho.
Relações Internacionais

MNE chinês quer bom relacionamento com Itália

A Itália prepara-se para abandonar programa de política externa de Pequim "Uma Faixa, Uma Rota". Rompimento com China pode levar a retaliações comerciais por parte do país asiático.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

A atual necessidade de uma reestruturação consular

As principais medidas para aproximar as Comunidades Portuguesas a Portugal prendem-se com a criação de estruturas desburocratizadas que saibam quem são e o que fazem os portugueses no estrangeiro.
Mundial 2022

O Mundial no Qatar e Portugal no Mundo

Não é aceitável tratar estas deslocações como se fossem de um grupo de fãs VIPs. Elas devem resultar de uma ponderação da forma como contribuem para a promoção dos valores que mais importam ao país.
Rússia

Lavrov destaca papel de África na política externa

Sergei Lavrov afirmou que o papel de África na política externa russa está a aumentar, o que levou a um aumento de 34% no comércio bilateral com o continente.
Noticiário

3h. Myanmar tem as primeiras execuções em décadas

Entre as vítimas estava um antigo deputado do partido de Aung San Suu Kyi. E afinal, o governo também vai apoiar os lares e os centros de dia para combater a inflação.
Guerra na Ucrânia

A Europa e o fim das ilusões

Sair do «paraíso» implica deixar de ver a vida por um ecrã e aceitá-la na sua condição afectada pelo tempo, pelo mal e pela morte. Significará também que vivemos num mundo onde nem todos somos amigos.
Noticiário

18h. Ucrânia: equipamento militar chega a Donbass

Os veículos ainda não foram identificados. Ainda neste jornal, o ministro da defesa ucraniano reporta mais 60 violações do cessar-fogo em Donbass, que resultou na morte de mais um soldado ucraniano.
Reportagem Observador

"Putin é um terrorista!"

Ucranianos em Portugal manifestam-se em frente à Embaixada da Rússia. "Deixem a Ucrânia em paz!"
País

Presidente da Eslovénia visita Portugal

Boruh Pahor visita o país para manter uma "cooperação acrescida, tanto no plano bilateral como internacional e multilateral" e para fortalecer os laços "amistosos que unem os países".
Noticiário

17h. UE endurece sanções contra Bielorrússia 

Aumento de sanções surge numa altura em que milhares de migrantes continuam a chegar à fronteira com a Polónia. Ainda nesta edição, o regresso das reuniões do Infarmed com o Governo, o PR e os peritos
União Europeia

Fronteiras ou trincheiras

Os europeus actuais não querem cada vez mais barreiras externas para se tornarem fortes. Constroem trincheiras porque se tornaram fracos. Porque perderam a auto-confiança.
União Europeia

João Vale de Almeida: Brexit foi vacina europeia

Embaixador defendeu este sábado que saída dos britânicos criou coesão europeia nas políticas de defesa. Avisou que Afeganistão dos talibãs “pode ser base de lançamento de ataques terroristas".
Cuba

Cuba. Portuguesa à frente da delegação da UE

Isabel Brilhante Pedrosa vai suceder, a partir de 01 de setembro, ao embaixador espanhol Alberto Navarro como chefe da delegação da UE em Havana.
Moçambique

AR quer "urgente auxílio humanitário" a Moçambique

O texto recomenda ao Governo que "reforce as suas iniciativas, tanto políticas como diplomáticas" para que haja um auxilio ao país, vítima da pandemia, do ambiente e da violência armada.
Brexit

Plano para Irlanda do Norte pronto até dia 22 

David Frost acredita que acordo é possível e irá apresentar a "abordagem" do Reino Unido "na próxima semana ou duas, antes das férias parlamentares do verão".
China

China apela a consenso e cooperação com Europa 

O líder chinês apelou ao "respeito mútuo", a uma "busca por interesses comuns" e à "gestão adequada" das diferenças, para que sejam desenvolvidos os laços entre a China e a Europa.
Cabo Verde

Cabo Verde e Guiné-Bissau estão mais "cúmplices"

O Presidente cabo-verdiano considera que a relação com Guiné-Bissau "está numa fase muito boa", onde existe "muita abertura, muito aproximação, muita cumplicidade".
Brasil

Brasil quer maior relação económica com Portugal

"Queremos aprofundar a dimensão económica das relações entre os dois países, temos 600 empresas portuguesas no Brasil e acreditamos no potencial de crescimento nos próximos anos", disse Carlos França.
Rússia

Rússia elogia o controlo da Turquia no Bósforo

A Convenção, assinada em 1936, garante a passagem livre e gratuita de todos os navios de mercadorias pelos [estreitos de] Dardanelos e Bósforo, mas limita também os navios de guerra.
Política Externa

Cimeira UE/África deve ser lançada no Ruanda

União Europeia e a União Africana estão a preparar uma cimeira no outono deste ano, depois de o ano passado o encontro ter sido adiado devido à pandemia de Covid-19.
Nações Unidas

Acordo sobre orçamento para manter missões de paz

"Teremos a autoridade de gastos necessária a partir de 1 de julho, sem nenhuma paralisação operacional", congratulou-se Stéphane Dujarric, porta-voz de António Guterres.
União Europeia

Saída da Bielorrússia de projeto da UE gera tensão

A suspensão da Bielorrússia da Parceria Oriental da União Europeia "irá aumentar ainda mais as tensões e ter um impacto claramente negativo no povo da Bielorrússia", diz Charles Michel.
Estados Unidos da América

Ataques dos EUA são "mensagem" a fações pró-Irão 

A "mensagem enviada pelos ataques da noite de domingo", que mataram civis na Síria, incluindo uma criança, e combatentes pró-Irão no Iraque, destina-se às milícias pró-Irão, diz Antony Blinken.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE prepara transição da presidência da UE

Santos Silva e Anze Logar vão "passar em revista" as relações bilaterais e abordar "temas da agenda europeia que marcam as duas presidências do Conselho", nomeadamente a resposta europeia à Covid-19.
Coronavírus

Sem acordo sobre Macedónia do Norte e Albânia

Ana Paula Zacarias sublinhou que "foi muito difícil" chegar a acordo entre os Estados-membros para 'fechar' aquela que era uma das prioridades do semestre europeu.
Chicago

Terceira delegação da AICEP será em Chicago 

Há um mercado onde temos presença inferior ao que deveríamos", que é os Estados Unidos, onde "iremos abrir uma delegação", que será "em Chicago", explicou a Agência.
Comércio

Criação de fórum para agências da CPLP

A criação deste fórum é "importante" porque atualmente a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal tem trabalhado "individualmente sempre com cada agência congénere" da CPLP.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora