251kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Política Externa

Guiné-Bissau

Guineenses contra visita de Marcelo 

186
"Marcelo Rebelo de Sousa é um homem de direito e muito religioso, sabe a situação que estamos a passar na Guiné-Bissau. Se vai lá é porque está de acordo com golpistas", diz uma manifestante.
Tunísia

António Costa manifesta apoio a Tunísia 

O primeiro-ministro apoia a "consolidação democrática" e as reformas em curso na Tunísia: "Não somos só bons vizinhos da Tunísia. Somos, em cada dia que passa, amigos mais fortes da Tunísia".
União Europeia

Políticas migratórias e fronteiras em debate 

O debate sobre políticas migratórias e gestão de fronteiras pretende "aprofundar o diálogo político com os países do Norte de África" sendo, para a residência portuguesa, um assunto "fundamental".
Moçambique

Portugal e Moçambique assinam acordo de cooperação

Os ministros da Defesa português e o seu homólogo de Moçambique vão estar reunidos para um acordo-quadro de cooperação até 2026, que define os termos da cooperação militar para os próximos cinco anos.
Argentina

Presidente da Argentina visita Portugal 

O Presidente argentino estará reunido com o Presidente da República e o primeiro-ministro. Os dois países procuram impulsionar a ratificação do acordo UE-Mercosul.
Coronavírus

China acusa Bolsonaro "politizar" coronavírus

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China garantiu que o país se opõe "firmemente a qualquer tentativa de politizar e criar estigmas" em torno da Covid-19 — um "inimigo comum da humanidade".
União Europeia

CE quer acordo UE-Mercosul concluído em 2022

A União Europeia vai "continuar a trabalhar" na ratificação do acordo para que consigam chegar à sua conclusão. Portugal quer garantir que o projeto "não será esquecido".
Estados Unidos da América

EUA pedem mais de Moscovo sobre Ucrânia 

A Rússia anunciou que irá começar a retirar as suas tropas da fronteira com a Ucrânia, mas o porta-voz da diplomacia dos EUA deixa claro: "Ouvimos essas palavras. Agora, estamos à espera de ações".
TAP

Costa diz que TAP é essencial para Europa e Brasil

147
O primeiro-ministro disse que está a ser feito "um esforço imenso para proteger a nossa companhia aérea, a TAP, que é a ponte de ligação entre o Brasil e a Europa".
Moçambique

MNE defende reforço de cooperação UE-Moçambique

Santos Silva reuniu-se com Borrell e os seus homólogos e contou que o apoio à formação militar em Moçambique motivou uma "discussão política", onde se decidiu reforçar o apoio a Moçambique nesta área.
Moçambique

Portugal apoia Cabo Delgado com 250 mil euros 

“Face ao agravar da situação na província de Cabo Delgado”, Portugal vai ajudar com 250 mil euros projetos de organizações não-governamentais para o desenvolvimento na província moçambicana.
Cabul

Cabul garante conseguir defender população sem EUA

Os líderes afegãos dizem que têm sido capazes de defender o seu povo. Já foram realizadas "mais de 98% das operações de forma independente", afirmam, sublinhando que não precisando da ajuda dos EUA.
Eleições EUA

EUA apoiam "integração euro-atlântica" da Ucrânia

Os Estados Unidos da América continuam a apoiar "a integração euro-atlântica da Ucrânia, face à agressão contínua da Rússia no Donbass e na Crimeia", afirmou o secretário de estado norte-americano.
Líbia

Dbeibah encontrou-se com Erdogan em Ancara

A reunião entre primeiro-ministro líbio e o presidente turco tem por objetivo reforçar a diplomacia entre os dois países, com especial foco nos setores de energia e saúde.
Espanha

Sánchez: Angola está "comprometida com a paz"

O chefe do Governo de Espanha considera que Angola está "comprometida com a paz" e que cada vez mais tem "peso, respeito e influência", para a resolução de conflitos na região".
Mario Draghi

Draghi chama "ditador" a Erdogan 

110
O chefe do governo italiano adjetivou o presidente turco de "ditador" e afirma que ficou "incomodado pela humilhação" que a presidente da Comissão Europeia sofreu na Turquia.
Moçambique

Moçambique. Crise marcará programa de cooperação

O próximo programa de cooperação com Moçambique, que vai ser assinado até ao final do ano, deverá ser marcado pela crise em Cabo Delgado. A intenção é de ir "o mais longe possível" com o programa.
Turquia

Erdogan deixa Von der Leyen em sofá lateral

1779
Presidentes da Turquia e do Conselho Europeu tiveram direito a cadeiras e a líder da Comissão Europeia ficou sentada num sofá lateral. UE já criticou a situação que decorreu durante reunião em Ancara.
Moçambique

Moçambique. Organizações pedem apoio internacional

18 organizações exigiram ao Presidente da República que acione um pedido de apoio internacional para ajudar combater os grupos armados no norte de Moçambique.
África

Cimeira com África pouco provável no 1º semestre

É cada vez menos provável a realização da cimeira entre a União Europeia e África durante a presidência portuguesa devido à Covid-19 e ao "momento difícil" da África do Sul e Etiópia.
Moçambique

Coreia do Sul apoia projeto de Moçambique

Coreia do Sul entregou 75 milhões de euros para a implementação da segunda fase do projeto de Sistema de Informação e Gestão de Segurança Pública de Moçambique. O governo moçambicano agradeceu.
Cabo Verde

Portugal renova parceria na Defesa com Cabo Verde

O programa de Defesa entre Portugal e Cabo Verde deverá ser alargado a áreas como o combate às pandemias ou a ciberdefesa, mas mantendo o foco na prevenção de ilícitos no Atlântico.
Joe Biden

Biden e UE devem continuar "lado a lado"

O presidente do Conselho Europeu deu as boas-vindas ao Presidente norte-americano no seu primeiro contacto à distância com os líderes europeus e disse que os dois blocos devem "permanecer juntos".
Augusto Santos Silva

Portugal pode ajudar nas parcerias da NATO

Portugal pode ser um "facilitador" no desenvolvimento de parcerias da NATO com países do Indo-Pacífico., zona identificada por Augusto Santos Silva como sendo "muito importante" para a Aliança.
Pedro Sánchez

Pedro Sánchez visita Angola no início de Abril 

A agenda internacional espanhola ficou muito afetada pela pandemia mas o primeiro-ministro pretende retomar os seus planos de forma gradual. Em abril vai visitar Angola.
União Europeia

Portugal propôs organização de cimeira UE-NATO

A proposta serve para motivar a complementaridade entre a União Europeia e a NATO. O ministro dos Negócios Estrangeiros salienta que o reforço de uma instituição é também o reforço da outra.
Cabo Verde

Cabo Verde e Guiné-Bissau assinam novos acordos

Diplomacia, comunicação social, agricultura e energias renováveis são alguns dos setores previstos nestes acordo de cooperação assiandos pelos dois países, como renovação do que assinaram em 2015.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebido pelo rei de Espanha 

237
O Presidente da República chegou ao Palácio Real minutos após as 18h (17h em Lisboa) e vai ter um jantar privado com Felipe VI e com a rainha de Espanha, Letizia Ortiz Rocasolano.
União Europeia

UE apoiará Síria se houver uma transição política

Para a União Europeia ajudar Síria é necessário que o país tenha primeiro uma "transição política". UE culpa regime de Bashar al-Assad de "bloquear qualquer discussão séria".
Joe Biden

De Munique, com Amor /premium

Biden fez mais que os seus antecessores: colocou o laço transatlântico no centro da política externa norte-americana. É a primeira vez desde o 11 de setembro de 2001 que isto acontece.
Irão

Lei que limita inspeções entra em vigor no Irão 

As inspeções internacionais ao programa nuclear foram limitadas, mas o país continua a cooperar com a Agência Internacional de Energia Atómica: "Não significa o fim da cooperação".
Política Externa

Cipriano Cassamá. Visita a Cabo Verde cancelada 

A bruma seca impediu a realização da visita do presidente do parlamento da Guiné-Bissau a Cabo Verde, que tinha como objetivo o reforço das relações dos países. A visita oficial foi cancelada.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE. UE mantém exigências ambientais com Brasil 

O ministro dos Negócios Estrangeiros avançou que a União Europeia não pretende retirar quaisquer exigências de natureza ambiental do acordo com o Mercosul, "pelo contrário".
NATO

NATO. Secretário-Geral com propostas para futuro

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, vai apresentar as primeiras propostas do processo NATO 2030 aos ministros da Defesa da Aliança, salientado a importância da nova administração de Biden.
Brasil

UE defende que Brasil teve "mudança positiva"

Os embaixadores da União Europeia e de Portugal no Brasil rejeitaram sanções ao Brasil no caso de incumprimento de metas ambientais no acordo Mercosul. "Nós, efetivamente notamos uma mudança."
União Europeia

Trio de presidências avalia defesa europeia 

João Gomes Cravinho, Annegret Kramp-Karrenbauer e Uros Lampret encontraram-se por videoconferência para avaliar "a evolução da política de defesa europeia". A Bússola Estratégica também foi analisada.
China

Diplomata chinês apela a melhor relação com os EUA

O mais alto quadro da diplomacia chinesa apelou a melhores relações com os Estados Unidos. Yang Jiechi disse que os dois países têm diferenças entre si, mas que não devem atrapalhar as relações.
Israel

À espera da segunda visita de Marcelo

Esperamos que ela se concretize, logo que a pandemia o permita, de forma a que também se cumpra a promessa de visita para a inauguração da futura praça Aristides de Sousa Mendes.
União Europeia

Vacinação será prioridade na presidência da UE

O Conselho de Estado "analisou as perspetivas e os desafios que se colocam à presidência portuguesa" da União Europeia. Duas das prioridades serão a vacinação contra a Covid-19 e a política externa.
Resposta Pronta

Cabo Delgado. "Portugal pode ajudar a pacificar"

No dia em que termina a visita do ministro da Defesa a Moçambique, António Pacheco, especialista em Assuntos Africanos, comenta a situação em Cabo Delgado. "O que querem os moçambicanos?", questiona.
Europa

UE: reforço da autonomia estratégica e geopolítica

Está em formação uma verdadeira “convergência do demo” que, a curtíssimo prazo, pode irromper em redor do Brexit, das eleições americanas, da China, da Rússia, da Turquia, do Médio Oriente.
Médio Oriente

O acordo de paz Israel-Emirados Árabes Unidos

Efeito imediato foi a quebra do consenso existente entre os parceiros árabes relativamente às relações com o Estado judaico, abrindo espaço ao aprofundamento das tensões no Médio Oriente.
Política Externa

A estranha ideia que têm da soberania /premium

Não compreendo a indignação face às declarações do embaixador dos EUA. Este disse que Portugal podia escolher entre os EUA e a China. A soberania é isto. Ou Portugal não quer escolher?
Política Externa

O ultimatum americano /premium

225
Não há dúvidas de que temos de cuidar da nossa soberania e da nossa segurança. Estas não podem estar desligadas da soberania e segurança da UE e dos EUA.
café europa

A Europa que não faz falta /premium

113
O inferno da federalização europeia está cheio de boas intenções. Decisões por maioria na política externa e combater o racismo transformando o discurso de ódio em crime europeu são mais duas.
Moçambique

Portugal e as missões de manutenção de paz

186
Confesso ter dificuldade em compreender que, estando o povo de Moçambique a sofrer ataques terroristas, o Governo considere mais prioritárias missões em países com os quais temos remotas relações.
CDS-PP

O CDS-PP e a Política Externa

115
A política externa portuguesa lucrará com uma direita conservadora renovada e liderada por Francisco Rodrigues dos Santos, um candidato que conhece a lógica com que se tecem as relações internacionais
Política Externa

A tempestade silenciosa /premium

O PS, apesar de não o expor no seu programa eleitoral ou na sua retrospetiva da legislatura, aproximou-se convictamente de Pequim e distanciou-se cautelosamente do tradicional eixo transatlântico.
Política Externa

Boris Johnson lança campanha para suceder a May

Apontado como favorito para suceder à primeira-ministra Theresa May como líder dos conservadores britânicos, Boris Johnson lançou esta segunda-feira o primeiro vídeo oficial de campanha.
Política Externa

Ligação Lisboa-Caracas é "absolutamente essencial"

Augusto Santos Silva sublinhou que na Venezuela há "uma enorme comunidade de portugueses e de luso-venezuelanos e a ligação aérea regular é uma das ligações mais importantes para essa comunidade".
Política Externa

O posicionamento estratégico português /premium

119
Esquecemos as nobres certezas – o interesse nacional, a soberania europeia, o ocidentalismo – e substituímo-las por ideias circunstancialmente mais úteis: o financiamento privado estrangeiro, e chinês
África

MNE chinês reafirma prioridade de África

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, afirmou a prioridade de África na política externa chinesa. A diplomacia chinesa escolheu África para a primeira visita do ano há 29 anos consecutivos.
Política Externa

O posicionamento estratégico português – mudanças /premium

Ninguém pergunta até onde é normal o MNE russo ser recebido em Lisboa oito meses depois de o governo subscrever as conclusões do Conselho Europeu que culparam a Rússia pelo atentado em Inglaterra?
Angola

FMI. Angola aguarda segunda parcela do empréstimo

O empréstimo do FMI valoriza as reformas em curso em Angola e é considerado um catalisador para a atração do investimento externo. O valor da segunda parcela é de 3,7 mil milhões de dólares.
Política Externa

O Imperador vai nu /premium

198
A situação geográfica de Portugal coloca-o numa posição estratégica privilegiada para os interesses das grandes potências. Pelo que o Estado terá que tomar decisões muito sérias quanto ao nosso futuro
Ministério da Economia

China: ministro quer investimento produtivo

O ministro da Economia falou na conferência "Portugal-China, uma relação com futuro", em Belém, dando ênfase ao facto de o país ser "um parceiro comercial muito significativo".
Cimeiras

EUA e China debatem disputas comerciais no G20

Caso não haja consenso entre os dois líderes, na cimeira do G20, as taxas alfandegárias que Trump impôs sobre quase metade das importações oriundas da China vão aumentar no início de 2019.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Política Externa

Novo PEC deverá ultrapassar os 42 milhões de euros

238
O próximo Programa Estratégico de Cooperação português com Timor-Leste deverá ultrapassar os 42 milhões de euros e continuará a incidir predominantemente no setor educativo.
Relações Internacionais

Portugal tem uma política externa /premium

A nossa carreira diplomática é herdeira de nobres tradições autónomas, distintivas das instituições civilizadas. Está de parabéns por ter sabido preservá-las.
Mar

Cegueira estratégica lesa-pátria

Afirmar Portugal Nação Marítima reflecte e significa, antes de mais e acima de tudo, reconhecer a sua essência como Nação Atlântica. A inconsciência política disto é cegueira estratégica lesa-pátria.
Política Externa

Notas sobre a crise diplomática com a Rússia

136
O caso Skripal, que tem levado os estados ocidentais a solidarizarem-se com Theresa May, é um limite que teria de ser imposto. A Rússia não pode pisar o risco impunemente sempre que lhe apetecer.
Política Externa

Nós e a Rússia, ou uma vergonha que nos sairá cara

5775
Vejam a lista dos países que, como Portugal, optaram por não expulsar nenhum diplomata russo. Ficámos em muito má companhia, entre putinistas, extremistas e suspeitos de corrupção e ligações à mafia.
Angela Merkel

Merkel pede "respostas europeias"

Angela Merkel pediu "respostas europeias" para matérias de segurança, política migratória, economia e política externa. A chanceler alemã defende que o "mundo não espera".
Política Externa

Richelieu, Portugal e a Catalunha

292
Numa época em que tudo se discute na praça pública, não deixa de ser espantosa a quase total ausência de uma reflexão pública sobre a raison d’état portuguesa na questão da independência da Catalunha.
União Europeia

Macron recebido por multidão em Berlim

Emmanuel Macron parece ser um presidente popular até fora de França. Uma pequena multidão recebeu o novo presidente francês na sua primeira deslocação externa, a Berlim.
Política Externa

Venezuela: 10 anos de desastre na política externa

283
A aposta de Sócrates e Portas na Venezuela foi um fracasso que causou prejuízos económicos e financeiros, nos envolveu em operações mal-afamadas e fragilizou o apoio e socorro aos nossos compatriotas
Política Externa

A última ceia do Atlantismo?

Washington está a repensar a sua política internacional e a NATO perde prioridade. Isso deve obrigar Portugal a repensar o conceito estratégico de defesa nacional.
Política Externa

António Costa recebido pelo Presidente chinês

131
O primeiro-ministro inicia este sábado uma visita oficial de cinco dias à China, com passagens por Xangai e Macau, tendo uma agenda institucional que inclui uma reunião com Xi Jinping.
Governo

Base das Lajes: Governo não quer despedimentos

O Governo português afirma, em comunicado, que "estão reunidas as condições" para que o redimensionamento das forças norte-americanas na Base das Lajes seja feita sem recurso a despedimentos.
União Europeia

Europa 3.0

115
Os próximos 4 meses serão um duro teste à política externa europeia. Raramente a UE se deparou com a necessidade de resolver um número tão elevado de crises simultâneas. Começando pelos refugiados.
Estado Islâmico

Obama responsabiliza Bush pelo Estado Islâmico

170
O presidente dos EUA falou pela primeira vez do aparecimento do grupo terrorista Estado Islâmico como uma "consequência não-intencional" da invasão ao Iraque em 2003, no mandato de Bush.
Aníbal Cavaco Silva

Declaração de Cavaco Silva agrada a Rui Manchete

Rui Manchete considera que Aníbal Cavaco Silva foi feliz nas declarações, ao sublinhar a importância da política externa para o exercício das funções presidenciais.
António Costa

O PS perdeu a memória?

371
Os governos PS recusaram sempre, todos, alianças na periferia da Europa, preferindo a aproximação ao centro. É a fraqueza de Costa que o leva a abandonar princípios centrais da nossa política europeia
Futuro da Grécia

Grécia: "Portugal está do outro lado da mesa"

102
Rui Machete diz que Governo não está a "desconsiderar" problema grego. Portugal não é a Grécia, ponto um, mas Portugal vai sentar-se à mesa das negociações. Só que do outro lado.
Política Externa

Adriano Moreira lamenta "deixa-andar" na CPLP

380
Adriano Moreira defendeu a importância da CPLP, mas lamentou o "deixa-andar" de Portugal e o afastamento do Brasil, que acusou de querer enfraquecer a posição portuguesa.
Estado Islâmico

Ocidente incapaz de cortar financiamento do EI

O ocidente está a sentir dificuldades a enfraquecer o financiamento do Estado Islâmico. A organização idêntica à da máfia é o principal obstáculo, dizem os analistas.
Política Externa

Europa assina acordo com Ucrânia

O dia do regresso dos deputados ao Parlamento Europeu ficará marcado pela ratificação do acordo com a Ucrânia.
Ana Gomes

"Tudo em chamas" e UE tem de ter política externa

Eurodeputada do PS afirmou que a União Europeia "não pode continuar em crise interna", nem dar-se "ao luxo" de não ter política externa, quando ao seu redor está "tudo em chamas".
Mundo

O velho dilema imperialista norte-americano

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está sob ataque – por ser um presidente fraco que lidera uma nação em retirada, desgastada pela guerra e pela postura global.
A página está a demorar muito tempo.