759kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Gonçalo Dorotea Cevada

Convidado

Artigos publicados

Espanha

O grande salto em frente do PSOE

Não tenhamos medo das palavras: o acordo celebrado no dia 9 de Novembro entre o PSOE e o Junts traiu a memória da transição, feriu de morte a Constituição, arrastou o Estado de Direito para um lamaçal
Pedro Sánchez

Pedro e o valor da Palavra

Na cotação moral de Pedro Sánchez a Palavra vale zero, o compromisso eleitoral compete na mesma liga ética do papel higiénico e a Constituição é um mero obstáculo passível (e possível) de ser ignorado
Política

Os bodes expiatórios

Até ao final do mandato – como dizem os americanos, God knowns when – ainda veremos o dr. Costa e a entourage de notáveis que o segue a culpar, sei lá, o Viriato.
Espanha

A 3ª via

Como disse Cánovas del Castillo, en política lo que no es posible es falso pelo que não vale a pena rezar para que o Vox desapareça, fazer cenários ideais (mas irreais) nem apelar sem fim ao voto útil
PSD

Os “radicais” e lengalenga da falta de alternativa

É crucial que o centro-direita democrático e reformista dê luta aos conceitos e preconceitos impostos pela esquerda. Sobretudo que rompa as cortinas de fumo mediáticas das claques de entrincheirados.
Espanha

Do “¿por qué no te callas?” à guilhotina

O “¿por qué no te callas?” marcou um tempo em que as democracias liberais não viviam amedrontadas nem se sentiam ameaçadas pelo cancelamento digital nem pelas revoluções de iPhone na mão.
Argentina

Todes (e todxs) cada vez mais pobres

Terminada a luta de classes o Governo Argentino passou a jogar no tabuleiro das lutas identitárias, em particular o da linguagem inclusiva. Uma tema caro e no topo das preocupações de quem passa fome.
Espanha

Entregues ao radicalismo

Para “acalmar” o Unidas Podemos e garantir o apoio da extrema-esquerda a um aumento da despesa em Defesa (e cumprir as metas da NATO), Sánchez rendeu-se e entregou-se ao radicalismo económico e fiscal
Espanha

A derrota das trincheiras

Ao contrário do PSOE, do Vox e do Podemos que optaram pela estratégia eleitoral das trincheiras, das guerras culturais, das dos Españas, o PP optou pela moderação do centro e do centro-direita liberal
Espanha

Diplomacia de joelhos

A inabilidade política de Pedro Sánchez já não surpreende ninguém. A novidade é que a política externa e a diplomacia espanholas são hoje feitas de joelhos e aos pés de Marrocos.
Diretas PSD

Ayuso, Feijóo e o futuro do PSD

Face à violência dos tweets, o PSD só tem a ganhar se ignorar, desvalorizando, os temas apaixonados mas não apaixonantes, para aparecer como a “terceira via” pragmática, séria, confiável e reformista.
Guerra na Ucrânia

A desorientação da “nova direita”

Muitos actores políticos da “nova direita” iliberal e nacionalista tentam passar despercebidos no meio do caos. O objectivo deste texto é exactamente o contrário: garantir que a memória não desaparece
Espanha

Partido Popular: a crónica de um suicídio político

Antecipo que o próximo capítulo da trama inclua a batalha pela liderança nacional do PP. Depois do suicídio político em directo, só haverá espaço para um: ou Pablo Casado e Isabel Díaz Ayuso. É pena.
Espanha

Ayuso, rockstar

Ayuso imprimiu um estilo perceptível e tangível para o eleitorado. Direccionou o seu discurso aos empreendedores, aos trabalhadores por conta própria, aos pequenos e médios empresários, às famílias.
Espanha

Madrid, #YoConAyuso

Isabel Díaz Ayuso é hoje uma espécie de princesa guerreira da política espanhola. É a candidata "catch all" e que marcará um antes e um depois à direita.
Política

Ventura e Abascal: BFFs dos socialistas

Em Portugal, a direita democrática, com o PSD à cabeça, não tem outra alternativa se não agregar, num único e grande partido de centro direita, o CDS e a Iniciativa Liberal.
Espanha

A radicalização do Partido Socialista Espanhol

O PSOE de Pedro Sanchéz, ao sentar-se à mesa com Arnaldo Otegi, reconheceu uma legitimidade institucional a um partido que nasce das cinzas do terrorismo armado, da violência e do crime.
Política

Espanha à beira do precipício

Triste, assustador e perigoso, e qualquer semelhança com a Venezuela de Chávez e Maduro não é pura coincidência.
Espanha

Caracas em Madrid: assalto ao Palácio da Moncloa

Tenho poucas dúvidas que o actual Governo Espanhol, apesar de determinado a continuar na Moncloa, aguente muito mais tempo no poder. E bem. Porque com Caracas no poder é a Democracia que está em jogo.
Coronavírus

Pedro Sánchez: o fracasso e a irresponsabilidade

Desde o final de Janeiro que o Governo Espanhol dispunha de informação privilegiada que poderia ter evitado o que vivemos hoje. Preferiu ignorar o óbvio e ocupar-se antes com manifestações feministas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.