819kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Inês Pina

Convidado

Artigos publicados

Novo Governo

Temos o país parado

Não podemos falar em boas políticas públicas se a máquina não for capaz de as executar e implementar. A essa máquina chamamos Administração Pública, esta deve ser o braço direito de um ministério.
Indústria

Conservar Portugal ou desafiar Portugal?

Precisamos de fazer como a indústria conserveira, agarrar oportunidades, contornar desafios, vencer num mercado desafiante onde há vantagens comparativas se os países tiveram um grau de especialização
Democracia

De onde vem esta insatisfação com a democracia?

Importa que a democracia faça as pazes com o povo que lutou por ela, e que agora sente que esta se tornou elitista. Só assim poderá continuar a cantar-se abril por mais 50 anos.
Eleições

A importância de políticas públicas

Para além da eficiência importa analisar a equidade de uma determina política pública. Para se conseguir esta ponto, usam-se duas vias: a progressividade ou a regreessividade.
Ensino Superior

Não pagamos! Não pagamos!

Falar de propina zero é falar numa política orelhuda e sedutora. Mas se for uma medida isolada pode comprometer o financiamento das universidades e, conhecendo o país, não promover a sua massificação.
Pobreza

Vale a pena o limiar de pobreza ter um valor?

A pobreza monetária é apenas uma faceta, temos mais variáveis, como a pobreza energética, a privação material severa… Importa avaliar as condições de vida, ter uma visão de economia social.
Pré-escolar

Sais às 17h?!

Quando a mulher entrou no mercado de trabalho as creches e os jardins de infância tornaram-se um aliado para colmatar a necessidade do cuidar. Porém, beberam da mesma filosofia do conceito da escola.
Justiça

Corrupção, quem não?

Cumprir a lei é fácil, manobrar a lei em função de interesses pessoais também. É aqui que assenta a importância de recuperar e alimentar o conceito de ética.
Governo

As famílias estão cansadas

Pede-se às famílias cansadas que não peçam ajuda à escola que a escola está sobrecarregada. Que não peçam ajuda ao SNS que está sobrecarregado. Pede-se sobretudo que as famílias cansadas não incomodem
Trabalho

Semanas de quatro dias ou dias com quatro horas?

As jornadas de trabalhos deveriam ter horas produtivas e eficazes evitando estar no local de trabalho por largas horas sem sermos eficientes.
Trabalho

As portarias de “não extensão”

O mecanismo que serve o propósito de alargar direitos laborais trava-os. Estamos em 2023 e em julho deste ano foi publicada portaria de extensão para a tabela salarial negociada em 2021.
IPSS

Vamos almoçar por três euros?

Hoje, nenhum de nós faz uma refeição equilibrada por 3,00 euros. Mais: os beneficiários das Cantinas Sociais não suportam qualquer custo. Portanto, quem terá de suportar a diferença serão as IPSS.
Verão

A culpa é do verão quente

Temos de ver mais além. Temos de ajustar a prática ao impacto das alterações climáticas, às alterações demográficas. Temos de restruturar a nossa floresta.
Envelhecimento

Estamos preparados para viver mais?

Entre 1900 e 2020 a esperança de vida mais do que duplicou: passamos dos 33 para os 73,4 anos. Contudo esse ganho espetacular teve custos: um aumento vertiginoso das doenças crónicas e degenerativas.
IPSS

Podem ir para a rua por nós, por favor!

O sector da IPSS é pouco visível e tem tabelas salariais muito pouco dignas da importância do seu trabalho. Mas todos nós o usamos, seja numa vaga para a creche, seja numa vaga para a terceira idade.
Impostos

Impostos populistas

Os impostos devem ser uma mais-valia para o país. Todos deveriam vê-los como um investimento na sociedade e não como um encargo. Por isso, não deveriam ser demonizados nem usados como uma penalização.
Água

Quando agimos de forma estrutural?

A reutilização das águas residuais não tem regulamentação, pelo que o governo deve avançar para que as 242 ETARs passem a ser eficazes, isto é, tratarem águas residuais que voltam a entrar no sistema.
Habitação e Urbanismo

Uma casa

O desenvolvimento das políticas de habitação social em Portugal foi casuístico, sem continuidade, sem sistematização temporal nem estratégia a médio e a longo prazo.
Violência Doméstica

O ruído na violência doméstica

O julgamento mais mediático do ano pôs na actualidade a violência física, psicológica e sexual mas tornou-se um reality show em que a audiência de milhões se polarizou, numa espécie de luta de claques
Comportamento

A sociedade do cansaço

Já tivemos a censura, as escutas… hoje nós somos o nosso próprio panóptico. Filmamos a nossa vida, mostramos o que fazemos, mostramos o nosso perfeito quotidiano… nós alimentamos o sistema.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos