288kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Inês Pina

Convidado

Artigos publicados

Consumo

Não me estupidifiquem!

Marcas que fazem greenwashing, estão a apostar em marketing e não no produto. Podemos mesmo falar no greenwashing como uma fraude empresarial. Uma fraude que acontece todos os dias à nossa frente.
Jovens

Jogo viciado!

168
Será assim tão estapafúrdio querer ter acesso a casa própria? Para a geração dos meus pais não era um luxo. Era um projeto que se iniciava com suor. Hoje já não basta o suor do trabalho.
25 de Abril

No outro tempo é que era bom…

452
Sempre que pergunto à minha mãe se se lembra de alguma coisa, ela diz que só havia uma televisão e como era no café da aldeia raramente via.
Escolas

Elites, educação e o Sátão!

A nossa elite política e económica está encerrada na bolha das escolas privadas. Pouco ou nada conhece da realidade das escolas públicas. Os filhos não as frequentam.
Sociedade

O Estado não quer que eu tenha filhos

268
Aumentar a taxa de natalidade passa também por criar condições que não nos provoquem taquicardia sempre que se aproximam as férias escolares, ou se ouve falar em greve, ou tolerâncias de ponto.
Sociedade

Porque ganham menos as mulheres?

Vários estudos mostram que a entrada de homens e mulheres no mercado de trabalho acontece de forma igualitária. Há um momento, contudo, em que tudo muda.
Sociedade

Tornamos a Ciência na nossa Cassandra

Ao longo dos tempos, venderam-nos a ideia de que a ciência seria o mestre da orquestra deste novo mundo. Porém, muitos hoje vêem-na como uma trapaceira instrumentalizada pela política.
Liberdades

Um estado policial não é o normal

100
Nunca, como em 2020, me senti tão acérrima na luta pela liberdade. Nenhum Estado pode fazer uso do argumento da “máxima da segurança ou da máxima proteção” para nos asfixiar e nos retirar a liberdade.
Solidariedade

O maravilhoso mundo das IPSS

2030
Cuidadores serão sempre as famílias que tendem a exigir e a desresponsabilizar-se, assim que entregam os seus aos cuidados duma IPSS. Famílias sem tempo, sem conhecimento de quem são os seus pais/avós
Recursos Naturais

Areias movediças

Por ano, precisamos de 59 mil milhões de toneladas de recursos naturais. Desses, 89% é areia! Depois da água, a areia, é o recurso natural mais explorado. Somos uma sociedade construída sobre a areia.
Liberdades

Onde está a nossa liberdade?

Eles conhecem-nos, sabem o que queremos comprar, onde queremos fazer férias, onde queremos comer, se somos veganos, se usamos nike ou adidas…. Esse conhecimento, é usado para nos direcionar.
Ambiente

Vão fechar-nos a torneira da água

Sendo nós o famoso planeta azul, como vai escassear a água? Ora 97,5% da água do mundo é salgada, porém dos 2,5% de água doce do mundo, apenas 0,02% está disponível.
Imigração

Eles são como nós?

Uma adolescente vive na França onde os avós chegaram há 40 anos, fala francês, tem amigos franceses, nunca foi à Argélia, devemos dizer-lhe que não pertence à França e tem de voltar para a Argélia?
Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

134
Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.
Eleições Europeias

Querida Europa...

120
Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…
Crónica

Serei eu um monstro?

Cultivamos uma dissonância cognitiva. Se algo acontece e se sentimos que podíamos fazer algo, rapidamente sentimos que há alguém que podia/devia fazer mais do que nós. O que é isto?
A página está a demorar muito tempo.