536kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Inês Pina

Convidado

Artigos publicados

Impostos

Impostos populistas

Os impostos devem ser uma mais-valia para o país. Todos deveriam vê-los como um investimento na sociedade e não como um encargo. Por isso, não deveriam ser demonizados nem usados como uma penalização.
Água

Quando agimos de forma estrutural?

A reutilização das águas residuais não tem regulamentação, pelo que o governo deve avançar para que as 242 ETARs passem a ser eficazes, isto é, tratarem águas residuais que voltam a entrar no sistema.
Habitação e Urbanismo

Uma casa

O desenvolvimento das políticas de habitação social em Portugal foi casuístico, sem continuidade, sem sistematização temporal nem estratégia a médio e a longo prazo.
Violência Doméstica

O ruído na violência doméstica

O julgamento mais mediático do ano pôs na actualidade a violência física, psicológica e sexual mas tornou-se um reality show em que a audiência de milhões se polarizou, numa espécie de luta de claques
Comportamento

A sociedade do cansaço

Já tivemos a censura, as escutas… hoje nós somos o nosso próprio panóptico. Filmamos a nossa vida, mostramos o que fazemos, mostramos o nosso perfeito quotidiano… nós alimentamos o sistema.
Redes Sociais

A vida para além da polarização

Que importa se a medida é de direita ou de esquerda se está em causa a melhoria da qualidade de vida das populações? O que significa ser de esquerda ou de direita num mundo globalizado como o nosso?
Ambiente

Ainda sou do tempo em que chovia

Estar apenas focado na construção de barragens, como se fosse o último santo Graal, é hipotecar todo o futuro hídrico do país. Devemos começar a pensar em aumentar a nossa eficiência energética.
Impostos

Consignação de IRS

Numa sociedade cheia de taxas e taxinhas, de impostos diretos e indiretos onde poucos conhecem a sua aplicabilidade, consignar é um primeiro passo para o nosso empoderamento enquanto contribuintes.
Educação

A escola e a desigualdade social

Sabe-se que um período de três meses sem aulas leva à diminuição de 3% dos rendimentos futuros desses estudantes. O que esperar de dois anos letivos parcialmente encerrados?
Salário Mínimo Nacional

705 euros um custo ou um investimento: as IPSSs

As subidas do salário mínimo não são acompanhadas por acordos de cooperação realistas face ao aumento das despesas das IPSSs asfixiando respostas sociais e levando à diminuição da qualidade do serviço
Descentralização

Adeus, Portugal, que eu vou para Lisboa!

São os autarcas quem conhece as suas gentes, os seus territórios. Há medidas que se tomam no estado central que não se adequam a todo o país, pequenas adaptações das mesmas criariam um fosso menor.
Consumo

Não me estupidifiquem!

Marcas que fazem greenwashing, estão a apostar em marketing e não no produto. Podemos mesmo falar no greenwashing como uma fraude empresarial. Uma fraude que acontece todos os dias à nossa frente.
Jovens

Jogo viciado!

Será assim tão estapafúrdio querer ter acesso a casa própria? Para a geração dos meus pais não era um luxo. Era um projeto que se iniciava com suor. Hoje já não basta o suor do trabalho.
25 de Abril

No outro tempo é que era bom…

Sempre que pergunto à minha mãe se se lembra de alguma coisa, ela diz que só havia uma televisão e como era no café da aldeia raramente via.
Escolas

Elites, educação e o Sátão!

A nossa elite política e económica está encerrada na bolha das escolas privadas. Pouco ou nada conhece da realidade das escolas públicas. Os filhos não as frequentam.
Sociedade

O Estado não quer que eu tenha filhos

Aumentar a taxa de natalidade passa também por criar condições que não nos provoquem taquicardia sempre que se aproximam as férias escolares, ou se ouve falar em greve, ou tolerâncias de ponto.
Sociedade

Porque ganham menos as mulheres?

Vários estudos mostram que a entrada de homens e mulheres no mercado de trabalho acontece de forma igualitária. Há um momento, contudo, em que tudo muda.
Sociedade

Tornamos a Ciência na nossa Cassandra

Ao longo dos tempos, venderam-nos a ideia de que a ciência seria o mestre da orquestra deste novo mundo. Porém, muitos hoje vêem-na como uma trapaceira instrumentalizada pela política.
Liberdades

Um estado policial não é o normal

Nunca, como em 2020, me senti tão acérrima na luta pela liberdade. Nenhum Estado pode fazer uso do argumento da “máxima da segurança ou da máxima proteção” para nos asfixiar e nos retirar a liberdade.
Solidariedade

O maravilhoso mundo das IPSS

Cuidadores serão sempre as famílias que tendem a exigir e a desresponsabilizar-se, assim que entregam os seus aos cuidados duma IPSS. Famílias sem tempo, sem conhecimento de quem são os seus pais/avós

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.