771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Teresa Côrte-Real

Convidado

Artigos publicados

Sociedade

A Rainha sábia e a manta de retalhos

Que presente trazem os Reis Magos para todos nós? Que presente de sabedoria deu Margarida! Que futuro remediará a manta de retalhos de Portugal?
País

A Boa Esperança

Já dobrámos outros cabos e outras tormentas. Mais difícil agora? Talvez. Mas todos eles foram, para além da esperança, os da concretização.Vamos precisar muito disso no ano que aí vem.
Monarquia

Infantas de Portugal

As virtuosas benfeitorias que as vidas de Filipa e Maria Adelaide de Bragança representaram. O grande desafio de Maria Francisca, infanta de Portugal. Os portugueses precisam disso.
Escravatura

Uma história da História

É na dignidade como o Estado português e a sociedade civil vão ser capazes (ou não) de agir relativamente ao fenómeno imigratório, tantas vezes ilegal, que tem que estar o foco e a atenção.
JMJ 2023

O mundo de Francisco

Num mundo em que o materialismo e o liberalismo desenfreado propagam o individualismo e o abandono do outro, este Homem bom repete uma e outra vez os passos de Jesus e nunca desiste de nós.
JMJ 2023

Lisboa, cidade aberta

Como tão bem disse Carlos Moedas, Lisboa é a cidade aberta. Ao outro, à diversidade, ao futuro, ao incrível mundo que ai vem. Foi sempre assim, é essa a marca única desta cidade.
Reino Unido

Westminster, a Aliança do mar

Foi sempre pelo mar que Portugal se  fortaleceu e se concretizou como país, e foi sempre o contrário quando tal não aconteceu. Portugal desvanece-se no quadro continental e reforça-se no atlântico. 
Efeméride

Gonçalo Ribeiro Telles, o homem que faz falta

O facto de ser monárquico possibilitou a Gonçalo Ribeiro Telles uma abertura a um debate supra partidário, que permitiu a discussão de um leque muito amplo de problemas concretos. Faria hoje 101 anos.
Reino Unido

Carlos

Numa sociedade que vive de pseudocelebridades que vão perdendo e ganhando fama, Carlos é uma constante. Sabe que nem sempre é compreendido, que foi sempre comparado. Nada disso o fez fazer diferente.
País

SOS Devorismo

Episódios recentes mostram o impacto que tantas décadas de impressões gerais em vez de planeamento, de devorismo a mais e de franciscos joaquins a menos tiveram e têm em Portugal.
Demografia

Maria e Mohammed

Num país em que 65% dos jovens recebe menos de 1000 euros/mês parece evidente a obrigação do Estado em garantir o acesso à habitação, pelo mercado de arrendamento, através de investimento público.
História

Os reis da Ajuda

Nada de muito novo portanto neste 1 de Fevereiro de 2023 em que Portugal atravessa uma cada vez mais destrutiva falta de confiança nas suas instituições e em que se acredita cada vez menos na mudança.
Professores

Os professores

Pode ser que seja desta. Pode ser que o pais perceba que grande parte do que nos sobressalta e que impede a equidade e  crescimento presente e futuro reside aqui. No Educar.
História

A selecção, Portugal e nós

Porque é que a ideia de independência ou de soberania, de bandeira e de rivalidade (saudável, é claro) se esgota num torneio de futebol das arábias.
Igreja Católica

Fátima e nós

Este ano quero mesmo ir a Fátima pois sob a capa de se fazer justiça sobre um crime hediondo, o da pedofilia ou do abuso de menores, levantam-se dúvidas, fazem-se acusações, ignora-se o contraditório.
História

Raio-x ao 5 de Outubro

Em Setembro de 1911, escrevia o General Lobo de Vasconcelos ao Rei D. Manuel uma longa carta. Mais de cem anos depois, o sistema político actual do país, vícios e vicissitudes, está quase todo ali.
Educação

Toque de entrada

Sem uma população capaz de pensar por si mesma de forma fundamentada, aquilo a que estamos a assistir será só o começo.
Rainha Isabel II

A rainha do mundo todo

Nós todos tívemos o enorme privilégio de assistir à dignidade e respeito com que dedicou a sua vida a uma missão, a de ser Rainha do Reino Unido e líder da Commonwealth que ajudou a criar.
Sociedade

Os santinhos

Os santinhos crescem e são em grande número. São eles a grande massa aparentemente inerte que não faz, bloqueia quem quer fazer, destrói quem quer transformar e impede a mudança.
História

Machado dos Santos, Costa Pinto e a Liberdade

Duas personagens que lutaram e se distinguiram em campos opostos, se encontraram em alguns momentos da vida e, talvez como num espelho, se reconheceram sempre.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos