567kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nuno Carvalho

Convidado

Artigos publicados

Floresta

Incêndios: mão humana ou falta de mão do Governo?

“Só não há incêndios se a mãozinha humana não provocar incêndios”, afirmou António Costa. A verdade é que haverá sempre muito mais incêndios se o governo não “tiver mão” na prevenção.
Governo

Creches gratuitas: a sua família terá direito?

É provável que o PS não tivesse o mesmo número de deputados se os eleitores soubessem que esta seria uma promessa – a das creches gratuitas para todos – que António Costa não iria cumprir.
Refugiados

Ucrânia e a minha cidade: Setúbal

O receio de toda a verdade é extensível ao PS que pode nunca ter abordado as queixas da embaixadora da Ucrânia sobre a ausência de representação no ACM por pressão do seu parceiro de coligação: o PCP.
Governo

A inflação aquece, e o governo desaparece

O autovoucher, o ivaucher e outros sistemas de devolução que se vão inventado não são o mesmo que reduzir impostos que permitam mitigar o impacto do aumento de preços nos combustíveis fósseis.
PSD

Refletir no PSD, sem esquecer os militantes

A reconfiguração do espaço político à direita deve ser vista como razão para que a reflexão no PSD tenha abrangência e envolva todos os militantes. A política irá continuar, independentemente do PSD.
Partidos e Movimentos

Pedro Nuno Santos também pode ir a Belém?

O Presidente da República poderá ter a preocupação de marcar legislativas após as eleições internas do PSD, CDS e Chega. Mas não precisa de receber os candidatos à liderança dos respetivos partidos.
Fernando Medina

Um presidente da Câmara de Lisboa não pode falhar 

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa tem responsabilidades para o que é bem e mal feito. Pode partilhar as responsabilidades com outras pessoas, mas não pode dizer que não as tem.
Governo

Pior do que a demissão é a desistência de governar

Aquilo a que assistimos hoje, é a um Governo que desistiu de governar por força de tudo o que o PS faz para se manter no poder.
Política

Padrão socialista: gerir o poder em vez do país

Deste padrão de governação surge uma clara relação: os casos políticos do atual Governo aconteceriam independentemente da Covid-19. Mas não deveriam ocorrer, especialmente durante a pandemia.
Política

Os 5 G's do Ministro dos Negócios Estrangeiros 

O Ministro Augusto Santos Silva preferiu falar do resultado eleitoral do Açores e da solução governativa que se perspetiva. Em vez de ser Ministro, escolheu ser comentador.
Política

A mais longa coligação da nossa democracia

Desde que o BE vote favoravelmente o Orçamento do Estado, existirá uma coligação governativa e o PSD não faz parte desse projeto. Pelo contrário, é a alternativa à coligação existente.
Economia

A tempestade perfeita para o aeroporto no Montijo

Estamos sempre a ouvir a afirmação de que o aumento da capacidade aeroportuária em Lisboa é para avançar, mas o governo nunca explica porque é que não há um centímetro de aeroporto construído.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto no Montijo vai (des)confinar?

Fazer campanha não é governar. É possível que o aeroporto no Montijo tenha servido para o candidato Pedro Marques fazer campanha para as europeias e para o PCP fingir que faz política contra o PS.
Governo

Centeno e a fatia de Leão

Não creio que seja o melhor Ministro das Finanças de sempre, nem há números ou factos que o comprovem. E não acredito que tenha condições para exercer as funções de Governador do Banco de Portugal.
Maioria de Esquerda

Flop à esquerda

O ministro da Economia recusa apoios a fundo perdido, argumenta que é uma dívida para pagar mais tarde. Ou seja, o Estado não pode gerar dívidas para mais tarde pagar, mas as famílias e empresas podem
Coronavírus

Devemos ganhar à Covid. Não se deve ganhar com ela

Procurar ganhos políticos no combate à Covid-19 pode ser um ato de absoluta nulidade. Os partidos têm que perceber o seu papel, sob pena de se descredibilizarem ou, pior, tornarem-se irrelevantes.
Eutanásia

Eutanásia, assim não

O papel do Estado pela defesa do direito à vida é o mesmo quer durante a vida, quer no fim da vida. Ainda temos um longo caminho a fazer pela defesa da vida, por isso, eutanásia assim, eu digo não.
Vistos Gold

Vistos Gold: vamos deportar?

Esta proposta de lei do PS pretende “deportar” o investimento do país, porque nada indica que o investimento do Porto e Lisboa se vai transferir para o interior. É mais provável que vá para outro país
Assembleia Da República

Lítio, um método socrático

Espera-se que o dr. Galamba aproveite o método socrático, em que mergulhou este processo da exploração de Lítio, e reconheça a “importância da ignorância” antes de ser ouvido na comissão parlamentar.
Bloco de Esquerda

Floco de Esquerda

Quando Catarina Martins tenta colar o rótulo de social-democrata ao Bloco, como quem cola uma etiqueta de “saldos” numa vitrine, as inconsistências do partido não sofrem o mesmo escrutino que outros.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.