830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vasco Medeiros

Convidado

Artigos publicados

Pintura

Dora Maar

Coexistem duas Doras. A artista, fotógrafa e musa dos surrealistas e a amante de Picasso. A primeira anular-se-á a favor da segunda. Dora ajoelha-se à sombra do grande artista, como La Femme invisible
Pintura

Jo e Lucie II

Lucie Pecetto Souza Cardoso, será, à semelhança de Johanna van Gogh-Bonger com o pobre Vincent, responsável pela manutenção da memória do seu amado Amadeo. Notável combate das duas contra a entropia.
Pintura

Jo e Lucie I

Falar de Jo e de Lucie é falar do combate à desmemória, mas sobretudo do amor incondicional. As duas foram essenciais para a preservação e consolidação da memória de dois gigantes da pintura europeia.
Pintura

A Batalha de Auvers-sur-Oise

Nesse mês de Junho de 1890 quem observava esse homem tímido e vacilante [van Gogh ] a caminhar, carregado com as telas, as tintas e o cavalete, não imaginava a batalha que se desenrolava dentro de si.
Museus

Museu Nacional de Arte Antiga no Terreiro do Paço

Porque não apostar na total requalificação do icónico edificado do Terreiro do Paço para aí instalar um renovado Museu Nacional de Arte Antiga, por fim adequado às características dos novos públicos?
Arte

Modernismo e Arte Africana

Tratar a arte africana somente como inventário e esbulho é reduzir a sua dimensão artística universal. A genialidade dos seus criadores merece uma centralidade inequívoca em todos os museus do mundo.
Livros

A longa noite dos livros censurados

O livro e a leitura quando libertam em vez de aprisionar tornam-se perigosos e venais. E a liberdade representa o pleno exercício do pensamento, da formulação de ideias e do questionamento dos dogmas.
Ministério da Cultura

Uma boa notícia para a Cultura

Boas notícias vão escasseando, mas a escolha de Dalila Rodrigues para a Cultura só pode ser encarada como urgente e promissora. Veremos se a máquina partidária não a impedirá de realizar o irrealizável
Cultura

A insustentável pobreza do ser

O recente caso da “Descida da Cruz” de Domingos Sequeira é o exemplo perfeito da absoluta indigência com que a cultura é encarada. Também a rota internacional das grandes exposições passa ao largo.
Pintura

Uma conquista nacional: o Renascimento português

Apelidar a pintura quinhentista portuguesa de “Renascentista”, como fez o museu do Louvre, encerra um inovador grau de entendimento e obriga a reflectir em torno do significado do termo “Renascimento”
Morte

A iconologia do sofrimento

A estética da morte, a preguiça do pensamento e da linguagem, e a alavancagem da imagem enquanto argumento histórico, constituem traços mais do que evidentes de uma falência civilizacional emergente.
Conflito Israelo-palestiniano

Ontologia e identidade

Vejo-me claramente palestino e israelita. Consigo medir a dose de ódio nas duas situações. Não consigo tomar partido nesta guerra visceral e desumana. O tempo, sobrepôs-se há muito sobre a razão.
Arte

Entre a iconoclastia e a imbecilidade

Usar Picasso como fachada para uma causa absolutamente alheia à sua obra e percurso resulta de óbvia falta de reflexão. A luta será justa e necessária, os métodos escolhidos são tresloucados e imbecis
Porto

Os 37 Cardeais Caraffa do Porto

Não sabemos se Caraffa terá ordenado que se cobrissem todos os exemplares “mais ou menos pornográficos” do Juízo Final mas foi com tal argumentação vetusta que 37 signatários classificaram uma estátua
História

Dever de memória

O "dever de memória" de que nos falava José-Augusto França caiu em desuso. De que forma reagiria Almada Negreiros ao horror da indigência cultural que impera tanto na política como no espaço público?
Extremismo

E depois Joacine?

Um dia também os movimentos sociais e a deputada Joacine desaparecerão e as pinturas deste tempo irão permanecer enquanto marca permanente da vacuidade intelectual que impera.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas