Dark Mode 50,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Vicente Ferreira da Silva

Convidado

Artigos publicados

Legislação

Da simplificação socialista

116
Considerando a urgência do contexto e o objectivo desta legislação sobre estado de emergência – protecção e simplificação – qual é a necessidade de tanta burocracia e arbitrariedade?
Coronavírus

Sem margem para errar (nem para mentir)

304
O primeiro-ministro não queria a declaração do Estado de Emergência porque sabia que o Governo deixaria de ter desculpas ou margem para errar.
Coronavírus

Declaração do Estado de Emergência já!

1005
As hesitações de 2017 não se podem repetir. António Costa deve pedir imediatamente ao Presidente da República, via Skype, a declaração do Estado de Emergência.
Coronavírus

Coronavírus e a política de combate socialista

338
A irracionalidade da gestão do Governo relativamente ao coronavírus pode ser exemplificada neste ponto: em vez de se precaverem para o que vai acontecer, tomam providencias para o que acontece.
Eutanásia

Eutanásia: algumas notas

275
Em determinadas circunstâncias gostaria de morrer. Não sei se concretizaria essa decisão, mas a possibilidade de o poder fazer deve existir.
PSP

A banalização da autoridade (1)

860
Sem respeito não há autoridade. Sem autoridade não há sociedade. É urgente reafirmar apoio aos agentes da PSP e da GNR e dotá-los das condições e equipamento necessários ao cumprimento da sua função.
Liberdades

Liberdade segundo Pedro Nuno Santos

915
Pedro Nuno Santos não confia na capacidade dos portugueses ao ponto de lhes negar a responsabilidade das escolhas. Para o ministro só o Estado pode ter liberdade de fazer escolhas, mas não os cidadãos
Orçamento do Estado

Feliz Ano de 2009

183
Sócrates nunca plantou sobreiros na areia. O D. Dinis também não. Como António Costa sabe tanto de gestão pública como de agricultura, espero que a “quoitra” não ande por aí.
Orçamento do Estado

Mentir(osos)

2528
Como é que um socialista consegue um excedente orçamental? Aumenta os impostos.  Quem paga o excedente? Os contribuintes. E que faz um socialista com um excedente? Alimenta a grande família socialista
Iniciativa Liberal

Raquel Varela à beira-mar

242
Existirá sempre que se comporte como o velho do Restelo, estático, à beira-mar, que ignora a dinâmica e a beleza do esplendor que pulsa para além do horizonte. O liberalismo é um desses pulsares.
Eleições Legislativas

Keep calm and enjoy socialism

368
As bandeiras eleitorais socialistas de 2019, são as mesmas de 2009. E voltarão a ser iguais em 2029 porque nenhum socialista prescinde de uma fórmula gastadora.
Catarina Martins

Evaporações bloquistas /premium

219
No bloco de esquerda nada se transforma e tudo se perde. Os princípios e a seriedade também foram vaporizados. Até já são sociais-democratas (Quo vadis, Trotsky?).
Liberdades

Liberdade para bons vs liberdade para os maus

159
Nazistas, fascistas, marxistas e trotskistas acontece serem todos inimigos da liberdade e da democracia. Hitler e Mussolini tinham mais em comum com Marx e Trotsky do que com qualquer pensador liberal
Eleições Europeias

Vote. Não permita que decidam por si o seu futuro

207
Seja optando pela continuidade, seja pela determinação duma mudança, só há uma maneira de o povo ser soberano: Pela participação activa na democracia.
25 de Abril

Princípio da União de Interesses

359
O nosso sistema de governo promove desigualdades entre os cidadãos, elimina a responsabilidade dos titulares de cargos públicos e limita as liberdades, os deveres e os direitos fundamentais.
Administração Pública

A partidarização da administração pública

204
Mais danoso são os “jobs for the boys” na administração pública. Este tipo de “nomeações” deveria estar obrigatoriamente vinculada ao tempo de permanência de quem os indica.
Educação

Conhecimento e criatividade: capital para o futuro

183
As reformas educativas de desinvestimento e de facilitismo começam a pagar dividendos. E que dividendos são esses? A educação, que já foi uma paixão, deixou de ter valor estratégico.
Democracia

O custo da não-participação

158
Manter a liberdade e/ou a democracia é mais difícil do que a conquistar. Fará diferença, para quem não participa, viver em democracia ou em ditadura?
Partidos e Movimentos

Dissonância(s) cognitiva(s)

348
Qual é a principal diferença entre José Sócrates e António Costa? Mário Centeno! Centeno faz o que os ministros das finanças de Sócrates não conseguiram fazer.
Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos: 70 anos

Como seria, ou estaria, o planeta Terra sem a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
A página está a demorar muito tempo.