Vicente Ferreira da Silva

Convidado

Artigos publicados

Iniciativa Liberal

Raquel Varela à beira-mar

242
Existirá sempre que se comporte como o velho do Restelo, estático, à beira-mar, que ignora a dinâmica e a beleza do esplendor que pulsa para além do horizonte. O liberalismo é um desses pulsares.
Eleições Legislativas

Keep calm and enjoy socialism

368
As bandeiras eleitorais socialistas de 2019, são as mesmas de 2009. E voltarão a ser iguais em 2029 porque nenhum socialista prescinde de uma fórmula gastadora.
Catarina Martins

Evaporações bloquistas /premium

219
No bloco de esquerda nada se transforma e tudo se perde. Os princípios e a seriedade também foram vaporizados. Até já são sociais-democratas (Quo vadis, Trotsky?).
Liberdades

Liberdade para bons vs liberdade para os maus

159
Nazistas, fascistas, marxistas e trotskistas acontece serem todos inimigos da liberdade e da democracia. Hitler e Mussolini tinham mais em comum com Marx e Trotsky do que com qualquer pensador liberal
Eleições Europeias

Vote. Não permita que decidam por si o seu futuro

207
Seja optando pela continuidade, seja pela determinação duma mudança, só há uma maneira de o povo ser soberano: Pela participação activa na democracia.
25 de Abril

Princípio da União de Interesses

359
O nosso sistema de governo promove desigualdades entre os cidadãos, elimina a responsabilidade dos titulares de cargos públicos e limita as liberdades, os deveres e os direitos fundamentais.
Administração Pública

A partidarização da administração pública

204
Mais danoso são os “jobs for the boys” na administração pública. Este tipo de “nomeações” deveria estar obrigatoriamente vinculada ao tempo de permanência de quem os indica.
Educação

Conhecimento e criatividade: capital para o futuro

183
As reformas educativas de desinvestimento e de facilitismo começam a pagar dividendos. E que dividendos são esses? A educação, que já foi uma paixão, deixou de ter valor estratégico.
Democracia

O custo da não-participação

158
Manter a liberdade e/ou a democracia é mais difícil do que a conquistar. Fará diferença, para quem não participa, viver em democracia ou em ditadura?
Partidos e Movimentos

Dissonância(s) cognitiva(s)

348
Qual é a principal diferença entre José Sócrates e António Costa? Mário Centeno! Centeno faz o que os ministros das finanças de Sócrates não conseguiram fazer.
Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos: 70 anos

Como seria, ou estaria, o planeta Terra sem a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
Bloco de Esquerda

Léxico para a inclusão

330
Senhoro Deputado, pense para além dos “camarados”. Porque não Bloca de Esquerdo? Acredite que Vosso Excelêncio é capaz de muito mais.
PAN

Da gaveta (também) saiu o IRA

567
A causa animal é uma boa causa. Ultrapassa a minha compreensão o mau trato aos animais. Mas o que o IRA está a conseguir é pôr em causa a causa animal e radicalizar ainda mais as posições face ao tema
Política

Os herdeiros da (in)tolerância

586
Não gosto da palavra tolerância. Prefiro a diversidade e a diferença. Tolerância implica condescendência. Os ditos tolerantes agem como se fossem moralmente superiores. E o pior é que acreditam sê-lo.
Governo

E depois do adeus?

São do dramaturgo e poeta romano Publius Terentius Afer duas expressões que vão bem com Portugal e os portugueses: “Sou um homem, nada do que é humano me é estranho” e “Enquanto há vida, há esperança”
PAN

Senciência e direitos

153
Em vez de perderem tempo a equipararem os animais aos homens, seria muito mais útil equacionar medidas de educação para a responsabilidade acrescida que os homens possuem relativamente aos animais.
Governo

Do poder e da (ir)responsabilidade

Com esta "descentralização" o governo transfere responsabilidades constitucionais mantendo indemnes as prerrogativas decisórias, o que vai provocar um decréscimo da qualidade de vida dos portugueses.
Incêndios

Dos governantes extraordinários /premium

Fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes é a definição de insanidade- António Costa insiste na mesma metodologia há anos e continua à espera de resultados distintos. É a extraordinariedade.
Bloco de Esquerda

Robles, o santo “trotskitalista”

1602
A riqueza não é indecente. A pobreza é que o é! O “trotskitalista” Robles está a aprender isso. Longe vão os tempos em que se orgulhava das ocupações e das cooperativas de habitação. Força camarada!
António Costa

Por quem os valores dobram?

355
António Costa teve um lapso. Professa o socialismo mas pratica o capitalismo, mas a falha versa apenas o seu património. Enquanto dobra os valores dos seus haveres, inflete preceitos e princípios.
A página está a demorar muito tempo.