771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nobel da Paz

Guerra na Ucrânia

Nobel: vitória de Kiev ajuda democracia russa

Oleksandra Matviichuk assume que "só o sucesso da Ucrânia e a derrota militar da Rússia proporcionarão uma oportunidade de futuro democrático para a própria Rússia".
Irão

Nobel da Paz impedida de assistir a funeral do pai

A Nobel da Paz, Narges Mohamadi, a cumprir uma pena de 31 anos de prisão, no Teerão, foi impedida de assistir ao funeral do seu pai, que morreu no início da semana.
Guerra na Ucrânia

Processo contra Orlov é "farsa kafkiana", diz HRW

Diretora da organização insiste para que os internacionais façam de tudo para libertar Orlov e responsabilizar a Rússia pelas constantes violações de direitos humanos, "antes que seja tarde demais".
Guerra na Ucrânia

Justiça russa quer prisão de Nobel da Paz 2022

Orlov está a ser julgado por um artigo em que qualificou o atual regime político como "totalitário e fascista", algo que considera "nem um pouco exagerado". Justiça afirma que desacreditou o exército.
Nobel da Paz

Nobel da Paz denuncia controlo à força de empresas

Muhammad Yunus afirmou que um grupo de "estranhos" chegou ao edifício que alberga várias das suas empresas e assumiu o controlo dos escritórios, negando o acesso aos funcionários.
Irão

Nobel da Paz faz nova greve de fome

Para Narges Mohammadi, o enforcamento de Mohamed Ghobadlou provocou “uma onda de raiva e protesto na sociedade”. O jovem foi executado por alegadamente ter matado um polícia e ferido outros cinco.
Nobel da Paz

Filhos recebem Nobel da Paz em nome de ativista

A ativista iraniana, que continua presa, foi laureada este domingo com o prémio Nobel da Paz. Os filhos receberam o prémio, enquanto a ativista iniciou uma guerra de fome.
Noticiário

13h. Narges Mohammadi. Filhos recebem Nobel da Paz

Ativista não está presente, está detida no Irão. Numa mensagem lida, Mohammadi criticou "tirania" de alguns estados. E, 25 anos depois do Nobel da Literatura, Saramago é celebrado na Azinhaga.
Noticiário

7h. Israel apela à evacuação de Khan Younis

Forças israelitas expandiram os ataques terrestres para a metade sul da Faixa de Gaza. E, no dia em que recebe Prémio Nobel da Paz, Nargues Mohammadi inicia nova greve de fome.
Nobel da Paz

Ativista premiada com Nobel faz greve de fome

A ativista iraniana Narges Mohammadi, atualmente detida, vai iniciar uma nova greve de fome no domingo, dia em que recebe o Prémio Nobel da Paz. Os filhos estarão em sua representação em Oslo
Conferência de Imprensa

Morreu Henry Kissinger, uma figura incontornável

Em Hong Kong, os idosos têm direito a uma discoteca que abre uma vez por semana. O objetivo é combater a solidão. Morreu Henry Kissinger, o mais conhecido diplomata dos EUA que venceu o Nobel da Paz.
Irão

Teerão bloqueia transferência hospitalar de Nobel

Diretor prisional do estabelecimento onde Narges Mohammadi está internada recusou a sua transferência para o hospital, por esta se recusar a usar o véu islâmico obrigatório.
Nobel da Paz

Família diz que Narges "explodiu de alegria"

Ativista iraniana está presa no seu país e foi distinguida esta sexta-feira com o Nobel da paz. Festejou a vitória, "radiantes", com as companheiras de cela, de acordo com relato de familiares.
Nobel da Paz

A luta de Narges Mohammadi pelos direitos humanos

Condenada a 31 anos de prisão e 154 chicotadas, Narges Mohammadi pagou um preço alto na luta pelos direitos humanos. "Num mundo sem liberdade, não vale a pena viver", diz a vencedora do Nobel da Paz.
Nobel da Paz

Irão. Ativista Narges Mohammadi vence Nobel da Paz

Narges Mohammadi venceu prémio Nobel da Paz 2023. "Luta pela liberdade de expressão e direito à independência, num país que quer esconder as mulheres e quer cobrir os seus corpos", diz academia sueca.
Filipinas

Nobel da Paz absolvida em caso de evasão fiscal

Maria Ressa já tinha sido processada por quatro casos semelhantes, no mandato do ex-Presidente filipino, sendo que foi absolvida. Jornalista e portal de noticias vão ainda enfrentar dois processos.
Bielorrússia

Prémios Nobel exigem libertação de Ales Bialiatski

O Prémio Nobel da Paz encontra-se atualmente a cumprir uma pena de prisão de dez anos por alegadamente ter feito entrar ilegalmente na Bielorrússia dinheiro para financiar o seu grupo pró-democracia.
Bielorrússia

Nobel da paz condenado a 10 anos de prisão

Ativista bielorrusso Ales Bialiatski foi condenado a 10 anos de prisão, pelo tribunal de Minsk, por financiar protestos antigovernamentais e fornecer dinheiro da ONG a prisioneiros políticos.
Nobel da Paz

Nobel da Paz absolvida de evasão fiscal

A prémio Nobel da Paz filipina Maria Ressa e a plataforma de notícias 'online' Rappler, que cofundou, foram absolvidos de evasão fiscal.
Bielorrússia

ONU pede que Bielorrússia retire acusações a Nobel

Jeremy Laurence arrisca uma pena de até 12 anos de prisão. Nobel da Paz está a ser julgado por "agir como parte de um grupo organizado, durante o período de 04 de abril de 2016 a 14 de julho de 2021.
Guerra na Ucrânia

Kremlin aconselhou Nobel da Paz recusar prémio

O regime de Putin disse a Yan Rachinsky, líder da organização russa de defesa dos direitos humanos Memorial, a não aceitar Nobel da Paz este ano. Outros vencedores são "inapropriados", disse Kremlin.
África do sul

Roubado o Nobel do último PR do apartheid

Antigo chefe de Estado partilhou o prémio com Nelson Mandela em 1993 pelo papel desempenhado na queda do regime de apartheid na África do Sul.
Myanmar

Myanmar. Aung San Suu Kyi condenada por corrupção

Ex-governante e Prémio Nobel da Paz está detida em isolamento numa prisão da capital Naypyidaw, alvo de um julgamento que a comunidade internacional diz ser politicamente motivado.
Nobel da Paz

Os três Nobel da Paz em tempos de guerra

Bialiatski é o 4º Nobel da Paz a estar detido aquando da premiação, perseguido pelo regime aliado de Putin. Divide o prémio com duas ONG, russa e ucraniana. Ambas contra os poderes instalados.
Comentário

Nobel da Paz. "Manda uma mensagem política"

Prémio vai para ativista bielorrusso e duas organizações de direitos humanos, uma russa e outra ucraniana. Historiador Bruno Cardoso Reis liga esta premiação à atual "direção política internacional".
Noticiário

10h. Ales Bialiatski e organizações Nobel da Paz 

Para além do ativista bielorrusso, também a Memorial, organização de direitos humanos russa, e a Centro pelas Liberdades Civis, uma organização ucraniana, foram distinguidas.
Nobel da Paz

Nobel da Paz vai para ativista bielorrusso 

Comité Nobel Norueguês atribuiu o Nobel da Paz a Ales Bialiatski, ativista que está preso pelo regime bielorrusso, e a duas organizações de direitos humanos — uma russa e outra ucraniana.
Guerra na Ucrânia

Nobel da Paz anunciado em Oslo esta sexta-feira

Volodymyr Zelensky, o jornal digital The Kyiv Independent e o povo ucraniano são as três opções mais votadas nas casas de apostas para vencer o galardão este ano.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Nobel russo leiloa medalha

Os lucros do leilão do Prémio Nobel irão para o programa humanitário da Unicef para as crianças ucranianas deslocadas pela guerra.
Nobel da Paz

Vviolência sexual. Nobel cria manual de resposta 

Código Murad estabelece diretrizes claras e práticas "para se centrar nas necessidades dos sobreviventes ao recolher evidências e para garantir que recebem justiça e apoio".
Guerra na Ucrânia

Políticos pedem Nobel da Paz para Zelensky 

"O mundo está chocado com as imagens da guerra vindas da Ucrânia", dizem os políticos signatários de uma carta que pede o Prémio Nobel da Paz para Volodymyr Zelensky e para o povo ucraniano.
Nobel da Paz

Papa e Greta Thunberg na lista para Nobel da Paz

O papa Francisco, a ativista sueca da causa climática Greta Thunberg e o naturalista britânico David Attenborough são repetentes nas nomeações para o prémio Nobel da Paz.
África do sul

Cinzas de Desmond Tutu na Catedral de São Jorge

As homenagens ao Nobel da Paz vão prolongar-se nas próximas semanas na África do Sul e em outros países, estando prevista uma cerimónia na Abadia de Westminster, em Londres, em data a divulgar.
Óbito

África do Sul homenageia Desmond Tutu

Os sinos da catedral de St. George soaram durante 10 minutos na tarde desta segunda-feira, uma homenagem que se repetirá todos os dias até sexta-feira.
Noticiário

8h. Morreu o Nobel da Paz de 1984, Desmond Tutu

Foi o primeiro arcebispo negro da Cidade do Cabo. O Arcebispo da África do Sul foi também um dos líderes do movimento anti-apartheid. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, lamenta esta perda.
Nobel da Paz

Maria Ressa autorizada a viajar para receber Nobel

Decisão do Tribunal de Recurso das Filipinas permite a Ressa estar em Oslo de 8 a 13 de dezembro. A jornalista foi condenada em junho de 2020 por "ciberdifamação" por um tribunal filipino.
Timor-Leste

Ramos-Horta elogia diplomacia portuguesa

O ex-Presidente aplaudiu a diplomacia portuguesa na resposta ao massacre de Santa Cruz, não deixando a questão "cair" — algo que considerou "crucial" para dar o exemplo à comunidade internacional.
Malala Yousafzaï

Malala casou-se em Birmingham

Cerimónia seguiu os princípios da "nikka", o casamento muçulmano, e além dos noivos, Malala e o treinador de críquete Asser Malik, estiveram apenas presentes os familiares.
Myanmar

Aung San Suu Kyi depõe pela primeira vez 

A prémio Nobel da Paz 1991 é acusada de violação das restrições relacionadas com a Covid-19, sedição e corrupção, pelas quais poderá ser condenada a dezenas de anos de prisão.
Prémio Nobel

Prémio Nobel rejeita quotas de género e etnia

Goran Hansson, secretário-geral da Academia, admite que pensaram impor quotas mas descartaram por “receio” de distinguir pessoas com o prémio “por serem mulheres, e não por serem os melhores”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos