No fim de semana que ontem terminou, dezena e meia de antigos alunos do IEP-UCP (Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa) reuniu-se em retiro no Convento da Arrábida, para reler em conjunto a História da Guerra do Peloponeso de Tucídides (século V a.C). Miguel Monjardino liderou os debates (bem como as caminhadas pela Serra) e Henrique Burnay (presidente do IEP Alumni Club) foi o anfitrião. Entre as passagens de Tucídides que foram debatidas encontrava-se a célebre “Oração Fúnebre” de Péricles.

Vinte e seis anos antes, em Outubro de 1993, essa mesma “Oração Fúnebre” de Péricles esteve em discussão, também no Convento da Arrábida, entre um grupo de jovens entusiastas da Teoria Política — uma área de estudo então oficialmente inexistente entre nós. Desses encontros, que passaram a realizar-se anualmente, nasceu o projecto do IEP-UCP, que viria a ser lançado em 1996, por iniciativa de Mário Pinto. Os Encontros da Arrábida foram também o embrião do actual Estoril Political Forum (cuja 27ª edição teve lugar em Junho deste ano, dedicado aos 75 anos do Dia D, aos 70 anos da NATO, aos 30 anos de Tiananmen e da queda do Muro de Berlim).

Como interpretar o regresso à “Oração Fúnebre” de Péricles, 26 anos depois? Karl Popper (cuja Sociedade Aberta e os Seus Inimigos [de 1945] esteve no centro dos debates no Encontro de 1993) teria certamente apreciado este regresso. Segundo ele, as palavras de Péricles exprimem a emergência da sociedade aberta em Atenas, contra o que designou de sociedade fechada, tribal e colectivista de Esparta. Nesse conflito entre Atenas marítima e liberal e a continental colectivista Esparta, Popper via um antepassado do conflito entre as democracias liberais do Ocidente e os colectivismos autoritários do nacional-socialismo nazi e do comunismo soviético (bem como do ulterior comunismo chinês).

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.