Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Legislativas 2019. Informa-te. Eis o novo site construído em tempo recorde por dois jovens estudantes de 22 anos, que deram o melhor de si e do seu tempo nestas férias e início de semestre, para conseguirem ler todos os programas eleitorais de forma a encontrarem uma forma de apelar ao voto e contribuir para minimizar a abstenção das novas gerações.

Pedro de Abreu Leal, finalista de Gestão na Nova SBE, e Francisco Campaniço, a fazer Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no IST – Instituto Superior Técnico –, já eram amigos no liceu, mas a sua amizade ficou ainda mais reforçada no Técnico, onde Pedro também estudou antes de mudar para a Nova SBE. Desta grande amizade nasceu uma iniciativa inédita: ambos conjugaram esforços, talentos e competências para ficarem a saber tudo sobre os programas eleitorais de cada partido e, juntos, construíram um site absolutamente imparcial organizado por temas, onde está disponível toda a informação possível.

Não se ficaram apenas pelos 6 partidos com assento parlamentar. Foram mais longe, para poderem incluir outros 3. Como ainda há mais 12 partidos na corrida, mas uns não têm programa eleitoral e outros não o divulgaram a tempo, estes dois jovens optaram por criar mecanismos que permitem chegar aos sites destes mesmos partidos através de um simples clic.

Sempre tive admiração por quem dá de si e do seu tempo a favor dos outros, de uma comunidade ou de toda a sociedade, e o faz com inteira gratuidade. Nesta semana de vésperas de eleições – e realmente ainda a tempo de evitar muitas abstenções – é impossível não falar de destes jovens estudantes que dedicaram os meses de Agosto e Setembro a ler, linha por linha, proposta por proposta, todos os programas eleitorais de todos os partidos que os revelaram, de forma a decantar essa informação torrencial em vasos comunicantes, com temas e subtemas, para que outros os possam consultar e avaliar, no sentido de exercer o seu dever de cidadania de forma mais esclarecida.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.