820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Abstenção

Eleições Europeias

Perceber o povo

A comparência de 37,52% dos inscritos torna evidente que o despejar de figuras mediáticas, como fizeram praticamente todos os partidos, não é aliciante suficiente para encaminhar o povo às urnas.
Abstenção

A abstenção das comunidades portuguesas

A implementação do voto eletrónico não é apenas uma questão de conveniência, mas também de justiça e equidade no processo eleitoral.
Abstenção

À distância de um clique

Agora, após a digitalização dos cadernos eleitorais e a descentralização das assembleias de voto, é preciso continuar e dar o passo seguinte: desmaterializar o voto e permitir que mais pessoas votem.
Abstenção

Retorno à Abstenção

Os resultados destas eleições reiteram uma tendência observada nas últimas legislativas, na qual o povo parece preferir uma governação de bloco central.
Noticiário

14h. Europeias. Até às 12h00 aumentou participação

A afluência às urnas é de quase 14,5%, mais do que em 2019 à mesma hora (nesse ano tinha sido de 11,5%). São dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Noticiário

10h. João Oliveira espera menos abstenção

O cabeça-de-lista comunista já votou, em Setúbal. Recusa fazer previsões em relação aos resultados da coligação e aponta que estão reunidas as condições para uma maior adesão ao ato eleitoral.
Resposta Pronta

Rita Figueiras. "Prevê-se uma maior abstenção"

Rita Figueiras explica a falta de envolvimento dos portugueses no ato eleitoral numa altura em que, diz, a meteorologia é um dos fatores favoráveis à abstenção nestas eleições Europeias.
Abstenção

Os ilusionistas ou o crime de omissão de auxílio

Não se pode dar o silêncio da abstenção a quem merece ser afastado do poder! Não se pode dar o silêncio da abstenção a quem quer trabalhar para um Portugal melhor!
Abstenção

Abster-se não é protesto, mas estupidez

O PS obteve a maioria absoluta com os votos de apenas 21% dos quase 11 milhões de eleitores inscritos. A democracia também pode morrer de anorexia
Noticiário

21h. Ramalho Eanes não participa na campanha

António Ramalho Eanes está preocupado com a abstenção das próximas eleições. Ainda neste jornal, André Ventura diz que tem a certeza que haverá um governo à direita.
Noticiário

20h. Ventura "tem garantia" de governo à direita

O líder do Chega diz que a direita será eleita mas não refere quem são as forças vivas do PSD que dizem que isso vai acontecer. Ainda neste jornal, António Ramalho Eanes preocupa-se com a abstenção.
Resposta Pronta

Açores. "Incerteza é um dos elementos que reina"

A politóloga Teresa Ruel explica que existe "uma parcela significativa de abstenção" nas sondagens. Acredita ainda que "a Madeira não tem favorecido a campanha eleitoral nos Açores".
Bangladesh

Oposição do Bangladesh celebra elevada abstenção

O principal partido da oposição comemorou a elevada abstenção eleitoral, de pelo menos 60%, que atribuiu a um boicote e a uma greve de 48 horas, contra a reeleição da primeira-ministra Sheikh Hasina.
Noticiário

00h. Eleições Itália. Abstenção nos 36%

O Corriere della Sera declarou que estas eleições foram as menos participadas de sempre em Itália. À Rádio Observador, Diana Soller culpa os políticos pelo afastamento do eleitorado do centro.
Abstenção

E o meu voto foi para o lixo

No dia 30 de Janeiro o meu voto teve o custo de 150 euros e a perda de um dia inteiro em viagem. Será que a classe política deu mais um tiro no pé de modo a promover a abstenção?
Abstenção

Abstenção e votos pelo cano

É necessário considerar um círculo de compensação que não permita que partidos com mais votação global fiquem sem representação, como o CDS nesta eleição.
Eleições

Votei em isolamento mas não sozinha

Sempre que as falhas persistirem estamos a beneficiar a abstenção. Esta não começa nem acaba nas pessoas que não saem do sofá para ir votar, ela é o resultado das expetativas que não se cumprem.
Emissão Especial

Ventura: "Só tenho um discurso. Estou confiante"

Líder do Chega admite que "pode ser o dia mais importante" da sua vida política. Lembra que "a abstenção só prejudica a democracia". "Só nos queixamos depois e não votamos. É dia de sair de casa", diz
Emissão Especial

"Ninguém tem de ter medo do voto dos portugueses"

PR diz que "ter medo do voto dos portugueses é ter medo da democracia". Salienta a importância destas eleições num momento em que "temos de sair da pandemia e acelerar o crescimento económico".
Emissão Especial

Rui Rio: "Fizemos tudo o que tínhamos de fazer"

Líder do PSD mostra-se "tranquilo" para estas eleições. Apela às pessoas para que votem, destacando que "todas as eleições são importantes". Ao contrário de Marcelo, diz que apoia o dia de reflexão.
Emissão Especial

PCP. "Votar tem um significado maior agora"

Líder do PCP destaca importância do voto "num quadro de epidemia". Pede também "confiança para ir votar". E fala ainda sobre o apoio na sua recuperação: "um fenómeno que não sou capaz de explicar".
Emissão Especial

PAN. "Votem. Portugal convoca-nos para isso"

Líder do PAN diz que o país "vai ter um ciclo importante de governação alinhado com os fundos comunitários que aí vêm". Destaca, assim, o voto como "um acto importantíssimo para a democracia".
Emissão Especial

CDS. "Dia feliz que vou acabar de coração cheio"

O presidente centrista apela aos portugueses que "vençam o medo e combatam à abstenção". Pede ainda que "votem com razão e com o coração". Mostra-se ainda otimista com os resultados das eleições.
Emissão Especial

BE. "Um Governo que não se esqueça dos problemas"

Coordenadora bloquista reforça que "estamos a viver momento difícil" e que, nestas alturas, "a democracia responde" com o poder do voto. Apela ainda à participação dos isolados que "têm esse direito".
Emissão Especial

IL. "Noite eleitoral mais longa do que o habitual"

Depois de ter votado, João Cotrim Figueiredo admite que "talvez não haja conclusões já na noite de dia 30". O líder da IL diz ainda que "estão reunidas todas as condições para termos mais abstenção".
Noticiário

12h. Confinados. Direita pode ser mais prejudicada

Conclusão é de um estudo coordenado por Henrique Oliveira, matemático do Instituto Superior Técnico. Estudo explica que o peso dos confinados tem sobretudo a ver com os eleitores mais jovens.
Iniciativas Observador

Abstenção: como chegámos até aqui?

Quem se abstém? Porquê? Por que temos números tão altos? Três politólogos e seis pessoas que não votam dão-nos pistas sobre este fenómeno e apontam algumas ideias para uma maior mobilização eleitoral.
Noticiário

19h. Autarca de Cascais receia subida da abstenção

Carlos Carreiras tem receio de que as pessoas não saiam de casa para votar, por medo de contactarem com infetados. Ainda neste jornal, Rui Rio não vai marcar presença no debate das rádios amanhã.
Legislativas 2022

O abstencionismo e as sondagens

São as juntas e câmaras dos dois maiores partidos que controlam os cadernos eleitorais e, assim, mais de dois terços dos votantes, sendo que o financiamento às autarquias segue o número de eleitores.
Legislativas 2022

IPDJ lança campanha contra abstenção dos jovens

Esta campanha foi "pensada para desafiar os jovens a questionarem-se sobre o seu papel na sociedade enquanto cidadãos que pertencem a um sistema democrático, com deveres e direitos".
Abstenção

A Abstenção: causas e (possíveis) soluções (II)

Uma das respostas à abstenção seria o aumento das instâncias de participação democrática, como os orçamentos participativos, iniciativas legislativas cidadãs ou referendos revogatórios de mandatos.
Abstenção

A Abstenção: causas e (possíveis) soluções (I)

Muitos jovens não tem qualquer filiação partidária mas estão politizados e disponíveis para formas de participação pós-eleitorais ou para uma democracia mais participativa do que representativa.
Partidos e Movimentos

Abstenção, a conveniente vencedora

O aumento galopante da percentagem de abstenção fará sempre dos partidos com maior presença e poder no espectro político nacional os maiores beneficiados.
Abstenção

A abstenção, emergência nacional, atual e futura

A legitimidade dos eleitos é conferida pela circunstância de poderem apresentar-se como representantes da maioria. Quando os níveis de participação são baixos pode ficar em cheque essa representação.
Abstenção

Não temos nada de novo para dizer?

A nossa vida é demasiado relevante para acharmos que não temos nada a dizer. Lembremo-nos disto quando domingo chegar e acharmos que a indiferença e a preguiça podem falar mais alto.
Autárquicas 2021

Manifesto Contra a Indiferença nasce em Braga 

"Números oficiais, publicados após a realização de cada ato eleitoral, revelam progressivamente, o aprofundamento do divórcio entre eleitos e eleitores, o que põe em perigo a qualidade da democracia".
Abstenção

Investigadores admitem uma abstenção recorde

As presidenciais de domingo podem registar uma abstenção recorde, entre os 60% e os 70%, devido ao medo da pandemia de Covid-19, ao desinteresse dos eleitores e por haver um candidato favorito.
Eleições Presidenciais

CNE lança campanha contra abstenção 

A campanha compara em vídeo atos quotidianos como ir ao café ou às compras com a ida às urnas no próximo dia 24 de janeiro, sublinhando que "ir ao café é seguro, votar também".
Política

Porque falhou Portugal como país?

Existe agora uma alternativa democrática que é votar em partidos diferentes, partidos sem vícios e que tenho a certeza que, se um dia chegarem ao poder, serão diferentes. Temos que acreditar.
Eleições

Eleições. Desinformação preocupa Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República pediu o empenhamento da Comissão Nacional de Eleições para os dois problemas, desinformação e abstenção, admitindo que “a missão que os espera não é fácil”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos