Abstenção
Lei Eleitoral

Isto está tudo ligado

Face à nossa incapacidade, enquanto sociedade civil, de agir, é talvez altura de recordar Miguel Torga: “Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados.” Os partidos políticos agradecem.
Abstenção

Já que ninguém pergunta....

278
Arranjem as vossas razões para não votarem porque as minhas são só minhas. Este meu texto serve para que as pessoas que apelam com profunda vacuidade ao voto entendam as razões de quem não o faz.
Eleições Legislativas

Jovens contra a abstenção! /premium

390
Sublinho a imparcialidade do site por ser uma estratégia determinante para atingir os objetivos a que o Pedro e o Francisco se propõem: apelar ao voto informado e combater a abstenção.
Legislativas 2019

Sabe o que defende cada partido? O teste nas ruas

177
Há colagens do PAN ao CDS, incredulidade com o Bloco e muitos tiros ao lado na identificação de propostas dos partidos. Levámos o desafio a Lisboa e Bragança -- polos opostos nos números da abstenção.
Eleições Europeias

UE. Insatisfação com a política motiva a abstenção

A principal razão apontada para justificar a abstenção foi a “falta de confiança ou insatisfação com a política em geral” (38%), seguida do desconhecimento relativamente à UE e suas instituições.
Global Shapers

Abstenção? O que interessa são os poucos votos /premium

196
As pessoas que defendem que votar “não vale a pena” pois “vai dar ao mesmo” não percebem que são elas que, ao alienar-se do processo eleitoral, se alienam de Portugal, sobrando menos gente preocupada
Jovens

É desta que fazemos valer a nossa geração?

585
Esta geração vive com a barriga cheia de uma grande ilusão. De que é a geração mais informada, mais qualificada, mais viajada. É pura ilusão porque em nada se concretiza e materializa.
Política

Democracia não é o mesmo que Liberdade

186
Desde que a democracia decida sobre o mínimo possível acerca das nossas vidas, os políticos que procuram respostas para a abstenção podem continuar a não se apoquentar e ter confiança na Liberdade.
Ensaios do Observador

Como é que lá fora se baixa a abstenção? /premium

408
Voto postal, antecipado ou obrigatório. Juntar eleições menos participadas com outras mais mobilizadoras. Como é que lá fora se baixa a abstenção? Ensaio de Jorge Fernandes e Mafalda Pratas Fernandes
Eleições Europeias

Péricles, 25/04, Lage e abstenção

178
A abstenção devia pôr muita coisa em causa. Pelos vistos, os portugueses não querem saber se votam ou não. Alguma coisa está errada e quer a sociedade civil como os partidos deviam refletir sobre isso
Abstenção

Abstenção."Temos de agir urgentemente" diz Governo

435
"A cada passo que não exercem a sua cidadania, há alguém que exerce por eles" alertou o Ministro da Educação dirigido-se ao "número muito alto de abstenção" entre os jovens estudantes portugueses.
Eleições Europeias

O combate à abstenção começa hoje

Não podemos esperar cinco anos para ver novo episódio desta série deprimente. O futuro do país, a longo prazo, não passa pela Assembleia da República, passa por Bruxelas e Estrasburgo.
Eleições Europeias

Abstenção desceu em território nacional

611
É a taxa de abstenção mais elevada de sempre em eleições Europeias. Só que uma leitura mais fina mostra que, sem contar com o voto de emigrantes, houve uma inversão pela primeira vez este século.
Política

Portugal é dos países da UE com maior abstenção

241
Portugal está entre os países da UE com mais abstencionistas. E o número não tem parado de crescer. Um estudo que vai ser apresentado esta sexta-feira responsabiliza os políticos e pede soluções.
Autárquicas 2017

Não votar é um "descuido imperdoável"

1205
Preocupado com o "cansaço de alguns relativamente a alguma política e alguns políticos" como causas para abstenção, o Presidente apelou ao voto nas autárquicas por "amor à terra". Veja o vídeo.
Abstenção

Sesimbra. A terra dos "pexitos" abstencionistas

381
Sesimbra foi o concelho que nas últimas eleições locais teve mais abstenção: 62%. O Observador foi a este território comunista e falou com abstencionistas e votantes. Há quem ache que o voto nada muda
Democracia

Inglaterra e França: a abstenção tem vantagens?

As eleições em Inglaterra e em França sugerem que a abstenção é tão importante como a participação para um governo democrático ser possível.Em França, o poder de Macron vem da abstenção.
Presidenciais 2016

Presidenciais: dois balanços

Uma falsa impressão criada pelos media foi a de um retumbante êxito da candidata do Bloco com quase 470.000 votos, quando na verdade o melhor resultado do BE remonta a 2009 com quase 590.000 votos.
Legislativas 2015

Abstenção bate recorde em 2015 e fica em 43,07%

3252
A abstenção nestas eleições voltou a bater recordes. Crise ou maior número de alternativas não levaram mais portugueses às urnas.
Legislativas 2015

Menos abstenção. Ainda é melhor do que parece.

126
Confirma-se a menor abstenção nesta eleições. É um excelente sinal de maturidade da democracia portuguesa.
Legislativas 2015

Sete razões para ir votar este domingo

3890
Os níveis da abstenção têm crescido. Há quem use este indicador de alheamento para defender causas pouco amigas da democracia. Conheça sete motivos para ir votar este domingo.
Legislativas 2015

A emigração é um problema também para as eleições

356
Em quatro anos, emigraram de forma permanente cerca de 200 mil portugueses. Mas só 20% se terá recenseado fora de Portugal. Serão menos duas centenas de milhar a votar. Logo, a abstenção vai subir.
Abstenção

Abstenção nas eleições está empolada

O diretor-geral da Administração Eleitoral, Jorge Miguéis, diz que uma parte significativa da abstenção que se regista nas eleições do país é "falsa". O recenseamento está "relativamente empolado".
Eleições

Manuel Monteiro revela-se abstencionista

O antigo presidente do CDS-PP e da Nova Democracia Manuel Monteiro revelou hoje que se tornou um abstencionista e considerou que a elite portuguesa perdeu a honra e a vergonha.
Eleições Europeias

Afinal, a abstenção nas europeias continua a subir

Os líderes europeus congratularam-se com a subida da participação nas europeias, mas festejaram demasiado cedo. Os números oficiais mostram afinal que a abstenção subiu e foi a maior de sempre.
Eleições Europeias

A abstenção, o menino e a água do banho

Não partilho a ideia da crise das democracias da Europa Ocidental. Mas se partilhasse consideraria que o sintoma não residiria na abstenção, antes na incapacidade de encará-la com maior naturalidade
Eleições Europeias

Rock in Rio: aqui também houve abstenção

Em palco, o vocalista dos Cais Sodré Funk Connection lança a pergunta: "Quem é que foi votar?". Entre concertos, quisemos saber se os festivaleiros foram colocar a cruzinha no boletim.
Eleições Europeias

Pelo menos em Castro Daire, a abstenção vai descer

Pelo menos numa freguesia de Portugal, a taxa de abstenção tem fortes possibilidades de ser menor do que nas últimas europeias.
Eleições Europeias

PR apela ao voto, mas admite riscos de abstenção

Presidente pediu aos portugueses que vão votar nas europeias. Mas mostra-se consciente dos riscos de uma abstenção elevada. Referência leve à campanha que queria esclarecedora.
Eleições Europeias

Votar: a praia não é desculpa

Há quem diga que o clima afeta a afluência às urnas, mas a verdade é que os anos anteriores mostram que com mais ou menos calor, a taxa de abstenção é sempre muito elevada.
Eleições Europeias

Eu já votei e fui a única

Quem não pode votar no dia 25 de maio para as eleições europeias podia ter exercido o seu direito mais cedo, entre 15 e 20 de maio. No município de Valongo houve apenas um boletim preenchido: o meu.
Eleições Europeias

Esta Europa diz pouco aos mais jovens 

Para votar nas eleições de 25 de Maio, quem vive fora do país de origem teria de se registar com vários meses de antecedência. Jovens estrangeiros que estudam em Lisboa não sabiam.
A página está a demorar muito tempo.